Publicidade

Investimentos

Setor financeiro e governos mostram profundo ceticismo sobre criptomoedas, diz pesquisa

Moedas digitais, como o Bitcoin, são apontadas mais como um risco do que uma oportunidade

Setor financeiro e governos mostram profundo ceticismo sobre criptomoedas, diz pesquisa
Foto: Pixabay
O que este conteúdo fez por você?
  • Cerca de 60% dos entrevistados dos setores financeiro e governamental afirmaram na pesquisa realizada pelo grupo de estudos Royal United Services Institute e pela Associação de Especialistas contra Lavagem de Dinheiro que criptomoedas são mais um risco que uma oportunidade
  • O estudo é um dos mais detalhados esforços até agora para mapear as visões dos tomadores globais de decisões sobre criptomoedas, mostrando o nível de cetismo em relação à tecnologia

(Tom Wilson/Reuters) – O setor financeiro e governos, em sua maioria, avaliam as criptomoedas como arriscadas e citam potencial para que moedas digitais como bitcoin sejam usadas em esquemas de lavagem de dinheiro e de evasão de sanções, afirma um levantamento divulgado nesta terça-feira.

Cerca de 60% dos entrevistados dos setores financeiro e governamental afirmaram na pesquisa realizada pelo grupo de estudos Royal United Services Institute e pela Associação de Especialistas contra Lavagem de Dinheiro que criptomoedas são mais um risco que uma oportunidade. O uso ilícito delas é uma das principais preocupações.

O estudo é um dos mais detalhados esforços até agora para mapear as visões dos tomadores globais de decisões sobre criptomoedas, mostrando o nível de cetismo em relação à tecnologia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O levantamento indica que ainda existem grandes dificuldades para que as criptomoedas ganhem aceitação mais ampla, apesar de países estarem discutindo como regulá-las. A União Europeia, por exemplo, vai lançar novas regras sobre algumas moedas digitais até 2024.

A percepção de que as criptomoedas são usadas por criminosos está profundamente enraizada, segundo a pesquisa. Quase 90% dos entrevistados do setor financeiro mostraram preocupação sobre moedas digitais sendo usadas para lavagem de dinheiro. Mais de 80% estão preocupados com a utilização de moedas digitais como forma de contornar sanções impostas no sistema financeiro formal.

“Todos os pesquisados disseram que as criptomoedas são vulneráveis a criminosos”, afirmaram os autores do levantamento.

Apenas 20% dos entrevistados do setor financeiro e de outras empresas privadas disseram que consideram as moedas digitais como uma oportunidade, segundo a pesquisa. Entre as potenciais vantagens citadas está ampliar o acesso a serviços financeiros.

Publicidade

A pesquisa foi baseada em mais de 550 respostas de instituições financeiras, autoridades, agências de regulação financeira e de escritórios de advocacia e empresas de seguros. O levantamento também ouviu o próprio setor de criptomoedas.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>