• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Guias Gratuitos
  • Newsletter
  • Análises Ágora
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

Nada será como antes: E-Investidor ajuda em momento de incerteza

Como o E-Investidor vai te auxiliar em cenário de turbulência

Por Márcio Kroehn

21/03/2020 | 19:50 Atualização: 17/04/2020 | 15:07

Cenário de incerteza pede por credibilidade e informação (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)
Cenário de incerteza pede por credibilidade e informação (Foto: Daniel Teixeira/Estadão)

Sou do tempo da crise de 2008

Em setembro, uma semana depois do derretimento dos mercados globais em razão da crise dos bancos americanos, estava circulando pela bolsa de Nova York.

Leia mais:
  • Novo projeto sobre investimentos do Estadão vai ao ar
  • Miranda: "Este é o melhor momento para ajudar o investidor"
  • As ações para ficar de olho com a queda da Bolsa
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ouvi alguns operadores que, desolados, não sabiam qual seria o tamanho do estrago. Os efeitos para as  economias ainda eram incertos, mas todos tinham convicção que os investidores seriam atingidos.

Não deu outra. O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores brasileira, fechou aquele ano com queda de 41,2%, a maior em 36 anos.

Pandemia do coronavírus

Mas qual é a diferença para a crise provocada pelo coronavírus? Há 12 anos, o problema estava ligado à liquidez financeira. Agora, o inimigo é invisível.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A pandemia tende a fazer um estrago muito maior, afinal, busca-se todos os cuidados para reduzir o contágio em massa. O momento é delicado para a economia porque a prioridade é a saúde de todos nós. Assim, tudo para – e é melhor que seja assim mesmo. O mundo terá de lidar com uma provável recessão, além da depressão provocada pelo período de isolamento.

Economia atual em crise

Para o seu bolso, os problemas são ainda maiores. A taxa Selic entrou em 2009 a 13,75% ao ano. Era uma remuneração bastante generosa que minimizava os estragos de quem tinha um pé na renda variável e outro na renda fixa. Desta vez, o juro básico da economia brasileira está em 3,75% ao ano. O retorno real é irrisório; quando não, negativo. Para onde correr?

É neste momento que todos precisam de informação. Não qualquer uma digitada nos buscadores da internet, mas sim aquela com a credibilidade de uma marca como a do Estadão.

Essa confiabilidade é o alicerce do E-Investidor, o portal de conteúdo de finanças pessoais e investimentos que estreia num momento de extrema turbulência, talvez a mais difícil para o investidor brasileiro.

O que esperar do E-Investidor

Para entender os fatos, trazer análises de especialistas e, também, encontrar as oportunidades, formamos uma equipe de jornalistas altamente qualificada, com a curiosidade aguçada para encontrar o que o público quer e precisa.

O E-Investidor é multiplataforma. O site é o ponto central da distribuição de conteúdo. Mas estaremos disponíveis em diversos formatos e canais. Semanalmente no impresso, diariamente na rádio Eldorado e em todas as redes sociais. Você nos encontra no Instagram, no LinkedIn, no Twitter, no Facebook e no YouTube, além de podcasts – inclusive já pode nos seguir em todas elas.

Publicidade

No início de 2020, alguns analistas estavam otimistas e projetavam um Ibovespa aos 140 mil pontos no fim do ano. O ganho seria de 18%. Agora, para alcançar a previsão, o indicador precisaria dobrar. Mas o desastre atual não estava no radar, naquele momento. Para os novatos na bolsa, que no último ano fizeram o mercado brasileiro mais que dobrar, para 2 milhões de pessoas, a situação gera pânico momentâneo.

Olhar a carteira de investimentos com a cor predominantemente vermelha é desesperador. Para entender, refletir e agir, é natural que o interesse das pessoas pela informação cresça ainda mais neste momento. O E-Investidor vem para ocupar esse espaço.

Mas nada será como antes porque a saída não está mais na renda fixa, achatada com um juro básico de 3,75% ao ano. A história registra que em 2009, após a grave crise do mercado financeiro, a Bovespa subiu 82,6%. É impossível afirmar que vai acontecer o mesmo desta vez, mas nossa jornada é longa e estaremos atentos para informar você.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Opinião
Cotações
21/05/2025 12h40 (delay 15min)
Câmbio
21/05/2025 12h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Qual banco tem a menor taxa de juros para empréstimo e cheque especial?

  • 2

    Dólar cai 3,5% em março e mercado começa a revisar projeções. O que esperar para abril?

  • 3

    Os 12 melhores cartões de crédito de 2025 com milhas, cashback e anuidade zero

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Consórcio vale a pena? Consórcio é uma forma de investimento? Especialistas respondem

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Um, dois ou três? Descubra quantos cartões de crédito você deveria ter
Logo E-Investidor
Um, dois ou três? Descubra quantos cartões de crédito você deveria ter
Imagem principal sobre o Como funciona o aviso prévio? Veja as regras e aprenda a calcular
Logo E-Investidor
Como funciona o aviso prévio? Veja as regras e aprenda a calcular
Imagem principal sobre o Este é o maior mito que impede a maioria das pessoas de alcançar a felicidade e o sucesso, diz psicólogo
Logo E-Investidor
Este é o maior mito que impede a maioria das pessoas de alcançar a felicidade e o sucesso, diz psicólogo
Imagem principal sobre o O surto de gripe aviária vai mexer com o bolso do consumidor?
Logo E-Investidor
O surto de gripe aviária vai mexer com o bolso do consumidor?
Imagem principal sobre o Governo altera regra de transição do Bolsa Família; o que muda?
Logo E-Investidor
Governo altera regra de transição do Bolsa Família; o que muda?
Imagem principal sobre o 5 formas práticas de conquistar renda extra na aposentadoria
Logo E-Investidor
5 formas práticas de conquistar renda extra na aposentadoria
Imagem principal sobre o Essas são as duas lições que fizeram um negócio de chocolate faturar US$ 230 milhões; descubra quais
Logo E-Investidor
Essas são as duas lições que fizeram um negócio de chocolate faturar US$ 230 milhões; descubra quais
Imagem principal sobre o Homens têm direito ao salário-maternidade ao adotar? Entenda o que diz a lei
Logo E-Investidor
Homens têm direito ao salário-maternidade ao adotar? Entenda o que diz a lei
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador