• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Comportamento

Influencers de finanças aumentam influência com crise do coronavírus

Especialistas montaram uma cobertura especial nesta crise

Por E-Investidor

03/04/2020 | 19:15 Atualização: 08/12/2023 | 17:37

Nathalia Arcuri ampliou as horas de programação com a crise coronavírus: orientação financeira e alívio para o marasmo. (Reprodução/ YouTube)
Nathalia Arcuri ampliou as horas de programação com a crise coronavírus: orientação financeira e alívio para o marasmo. (Reprodução/ YouTube)

(Murilo Basso, especial para o E-Investidor) – O coronavírus confinou milhões de pessoas em casa, com a preocupação extra de como manter as contas em dia – e o próprio emprego ou negócio – até o fim do distanciamento social. A combinação que tem tirado o sono de muitos exigiu adaptações e aumentou o ritmo de trabalho de uma categoria cada vez mais ativa na orientação financeira dos brasileiros: os digital influencers de finanças pessoais. Se nos últimos meses os vídeos ao vivo, as newsletters e os cursos tinham como mote aproveitar o crescimento da bolsa de valores e o início da retomada econômica, agora o foco é em ajudar os seguidores a sobreviverem aos efeitos da crise – entre os quais, o tédio da quarentena.

Leia mais:
  • As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Carol Sandler
  • 31 cursos gratuitos de educação financeira para fazer na quarentena
  • 50 séries, filmes, livros e podcasts sobre dinheiro para a quarentena
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Montamos uma cobertura especial da crise do coronavírus: todo o nosso planejamento de conteúdo foi alterado para poder dar apoio às nossas leitoras e seguidoras neste momento tão difícil. Incluímos na pauta vídeos e textos com a explicação do que está acontecendo na nossa economia. Lançamos um material diário de fechamento dos mercados que traduz os acontecimentos do dia e é postado assim que os mercados fecham e enviado como uma newsletter especial”, explica Carol Sandler, do canal “Finanças Femininas”. 

O mesmo caminho foi seguido por Nathalia Arcuri, da plataforma “Me Poupe!”. Desde que a necessidade de isolamento foi estabelecida, a produção de conteúdo de conscientização e dicas práticas foi intensificada. “Já foram quatro palestras ao vivo gratuitas em nosso canal do YouTube, com média de 18 mil pessoas simultâneas e 100 mil acessos em 12 horas”, conta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Nossos maiores esforços têm sido pra desmistificar fake news sobre o vírus e ajudar as pessoas a gerar renda. Na semana passada lançamos a campanha ‘Não espalhe o vírus, espalhe informação’, que tem o objetivo de incentivar as pessoas a levarem informações reais umas para outras de forma leve e descontraída. Estamos contando com o apoio de médicos infectologistas, advogados, professores e uma rede engajada de profissionais para garantir que a informação seja coerente com a realidade”, completa Nathalia.

Confinados e engajados

Carol Sandler, do Finanças Femininas
Carol Sandler, do “Finanças Femininas”. (Luiza Ferraz/Divulgação)

Ainda que a crise causada pela pandemia prejudique trabalhos externos dos influencers, ela não interfere na maior parte da atividade deles: a produção de conteúdo, já que a maioria esmagadora dos vídeos, fotos e publicações podem ser produzidos dentro da própria casa. Do outro lado da tela, o conteúdo se torna uma forma de as horas em casa passarem mais rápido. E um estímulo ao consumo, mesmo com as perspectivas financeiras incertas. O avanço da Covid-19 pelo país fez com que as compras pela Internet disparassem – cerca de 40% na primeira quinzena de março, segundo dados da empresa de inteligência de mercado Compre e Confie.

Carol Sandler contabiliza um crescimento expressivo no número de views no YouTube e em posts no Instagram – tanto no feed quanto nos Stories. “O engajamento dos posts cresceu, assim como o número de cliques na nossa newsletter (que era semanal e se tornou diária). Vale também destacar o crescimento do engajamento nas lives: as lives no Instagram ‘bombaram’ e passamos a fazer transmissões diárias – tanto sozinhas, quanto com parceiros”, diz ela.

“Tivemos um aumento de 20% nas visualizações em nossos conteúdos após o dia 12. O que queremos agora é dar base para que as pessoas consigam passar por esse período turbulento, com apoio e conhecimento”, complementa Nathalia.

Engajamento é a moeda corrente no mundo dos influenciadores digitais. Despertar a interação do público, seja com comentários ou compartilhamentos, é capaz de tornar um influenciador mais valioso mesmo que com uma base menor de seguidores. Processo acelerado quando se fala sobre um tema específico e para um público bem definido.

Publicidade

“Quando falamos de influenciador digital, falamos sobre nicho, mesmo entre os gigantes. O [youtuber] Whindersson Nunes, por exemplo, é menos conhecido do público mais amplo do que uma atriz de novelas da Globo, tenha ele quantos seguidores tiver. O número de seguidores é um fato, mas o tamanho do impacto que aquele influenciador tem junto a um público específico também deve ser considerado”, explica Thiago Sanches Costa, coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação e Marketing Digital da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Impacto que precisa ser muito bem dosado em um momento de grande comoção popular, como o causado pela pandemia.

“Muitas pessoas perderam emprego ou tiveram sua renda reduzida. Faremos o possível para ajudar essas pessoas. Estamos, inclusive, investindo em uma plataforma gratuita que atuará como facilitadora para micro e pequenas empresas, autônomos e desempregados, oferecendo conteúdos descomplicados e conectando esses empreendedores a soluções imediatas”, explica Nathalia.

“Temos de saber ouvir: entender quais são as dúvidas mais frequentes, dores e dificuldades. Com isso, conseguimos produzir conteúdos relevantes e interessantes diariamente. E precisamos apoiar a sociedade. Não dá para ficar produzindo conteúdos alarmistas que só causem pânico nas pessoas para gerar cliques fáceis”, completa Carol.

Publicidade

Assim, a influência digital pode sair da crise maior do que entrou. A pesquisa “O Brasil e os Influenciadores Digitais”, divulgada pela Ibope Inteligência no fim de 2019, apontou que 52% dos internautas brasileiros seguem algum influenciador digital nas redes sociais. Ainda, metade dos usuários de Internet no país já adquiriu serviços ou produtos indicados e 35% já visitaram algum lugar sugerido por influencers.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Carol Sandler
  • Coronavírus
  • Influencer
  • Nathalia Arcuri
Cotações
02/11/2025 19h54 (delay 15min)
Câmbio
02/11/2025 19h54 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    O tempo em que a Bolsa falava (muito) alto — e com gestos: as incríveis histórias de 110 anos do pregão viva-voz

  • 2

    Auren (AURE3) completa 1 ano da compra da AES; MP do setor elétrico muda expectativas para dividendos?

  • 3

    Balanço do 3T25 aumenta chances de dividendos extraordinários da Vale, dizem analistas

  • 4

    Desmotivação no trabalho no Brasil custa R$ 77 bi por ano, escala 6×1 beneficia engajamento e Geração Z é a que mais sofre: 25% tem ansiedade diária

  • 5

    Ibovespa reage e fecha outubro nas máximas do ano. Veja as melhores ações e as perspectivas para novembro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Logo E-Investidor
Gás do Povo: veja o que está incluso no programa
Imagem principal sobre o Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Logo E-Investidor
Qual o prazo para sacar o benefício com o cartão do INSS?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do WhatsApp
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: como funciona o sorteio especial?
Imagem principal sobre o Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Logo E-Investidor
Pix: veja como se proteger do golpe do falso boleto
Imagem principal sobre o 4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Logo E-Investidor
4 casas que não podem fazer parte do programa Reforma Casa Brasil
Imagem principal sobre o Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Logo E-Investidor
Prova de vida: veja documentos que aposentados devem apresentar ao realizar procedimento
Imagem principal sobre o O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Logo E-Investidor
O que fazer se a restituição do IR não cair na conta?
Últimas:
Tele Sena de 34º Aniversário de hoje (02): confira o resultado do 2º sorteio
Loterias
Tele Sena de 34º Aniversário de hoje (02): confira o resultado do 2º sorteio

A campanha de aniversário promete quase R$ 8 milhões em prêmios, com múltiplas formas de ganhar

02/11/2025 | 19h34 | Por Jéssica Anjos
Calendário econômico da semana: decisão do Copom e balança comercial do Brasil ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar
Tempo Real
Calendário econômico da semana: decisão do Copom e balança comercial do Brasil ficam no radar dos investidores; veja o que acompanhar

Nos Estados Unidos, a agenda segue prejudicada pelo shutdown do governo, que suspendeu a divulgação de dados relevantes como o payroll

02/11/2025 | 17h01 | Por Rafaela Navarro
Dividendos da semana: Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) pagam acionistas
Tempo Real
Dividendos da semana: Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4) e Santander (SANB11) pagam acionistas

Bancos concentram a maior parte dos proventos da semana, com distribuição de JCP a acionistas

02/11/2025 | 17h00 | Por Rafaela Navarro
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes
Samir Choaib
IRPF mínimo? A conta que sempre sobra para os mesmos contribuintes

O discurso de “fazer os ricos pagarem mais” ignora que a maior parte da arrecadação já vem do topo da pirâmide formal

02/11/2025 | 12h00 | Por Samir Choaib

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador