A consulta do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) pode gerar confusão entre os beneficiários. De início, é importante compreender que eles são abonos salariais distintos e com administrações diferentes.
Leia também
Os benefícios foram instituídos pelo governo federal para ajudar na distribuição de renda. O PIS é destinado ao setor privado e administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o Pasep diz respeito ao setor público e tem distribuição realizada pelo Banco do Brasil (BBAS3).
Para conseguir consultar se possui direito e também se há valores disponíveis para retirar, será necessário encontrar o número do PIS/Pasep. A fim de facilitar o processo, o E-Investidor preparou um guia para facilitar a tarefa para o trabalhador.
As 5 maneiras mais rápidas de consultar seu benefício
Carteira de Trabalho Digital:
Uma das maneiras de consultar esse número é pelo aplicativo CTPS Digital (conhecido também como Carteira de Trabalho Digital), que pode ser baixado gratuitamente em Android e iPhone (IOS).
Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS):
Também é possível consultar o número do PIS/PASEP pelo site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), de maneira simples.
Aplicativo FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço)
Pelo app do FGTS, o processo é parecido. Quem quiser checar a informação por lá, pode entrar com o login Gov.br na plataforma e seguir o passo-a-passo abaixo.
Aplicativo Caixa Trabalhador
O aplicativo da Caixa Trabalhador é mais uma opção para descobrir o número e consultar o benefício.
Meu INSS
O uso do site ou aplicativo do Meu INSS, integrado ao login Gov.br também facilita a consulta dos trabalhadores.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Nesta matéria do E-Investidor, é possível ainda verificar o passo a passo de cada ferramenta listada, além de informar outros meios fora da internet para encontrar seu número do PIS/Pasep.