As milhas são recompensas concedidas pelas companhias aéreas aos clientes e funcionam como verdadeiras aliadas dos viajantes que desejam economizar em produtos e serviços. Na prática, elas funcionam como uma moeda de troca: os consumidores ganham pontos cada vez que realizam compras com a própria empresa, com lojas parceiras ou com o cartão de crédito.
Leia também
No mercado, existem diferentes programas de fidelidade que proporcionam benefícios aos usuários que acumulam milhas. A adesão ao plano é gratuita, mas cada companhia tem regras específicas e condições próprias para o uso dos pontos. Alguns exemplos são o Azul Fidelidade, da Azul (AZUL4), o Latam Pass, da Latam, e o Smiles, da Gol (GOLL4).
Cartões de crédito de diferentes bancos são associados aos programas de fidelidade. Dessa forma, os pontos podem ser acumulados a cada dólar ou real gasto – e quanto mais compras, mais benefícios o consumidor pode juntar. Cada cartão também define as suas regras para a conversão de dinheiro em pontos. Nesta reportagem, elencamos quais são as melhores bandeiras para ganhar recompensas em 2024.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao acumular milhas com companhias aéreas, fatores como distância percorrida, classe da cabine e valor da tarifa influenciam na quantidade de pontos que serão recebidos pelo cliente. Essas condições também interferem no número de milhas que o consumidor deverá usar para conseguir comprar uma passagem posteriormente. Ele pode receber descontos nos bilhetes aéreos ou, em determinados casos, até mesmo o valor integral das passagens.
Os pontos também podem ser acumulados quando o usuário realiza compras em empresas parceiras dos programas de fidelidade ou contrata serviços de viagens, sendo que as regras para a conversão dos reais gastos em milhas depende de cada loja ou marketplace. Muitas vezes, os programas das companhias aéreas oferecem ainda promoções especiais para os viajantes que optarem por transferir os pontos acumulados em seu cartão de crédito. Nesses casos, um cliente que transferir 100 mil pontos pode, por exemplo, conseguir 120 mil milhas, se a empresa oferecer um bônus de 20% pela transferência. No entanto, vale um cuidado: as milhas conquistadas de forma promocional normalmente tem um prazo de validade mais restrito.
O período de uso dos pontos é, inclusive, um fator que deve ser considerado pelos consumidores. Conforme explicamos nesta matéria, as milhas têm um vencimento estipulado por cada companhia. Portanto, na hora de escolher o melhor programa para a sua necessidade, o cliente deve analisar os prazos dos pontos e avaliar os benefícios de cada opção disponível no mercado.