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- Bianca Juliano começou a carreira como assessora de investimentos em 2006, na então pouco conhecida “XP Investimentos”. Sem contatos, desenvolveu um método próprio de trabalho para angariar clientes
- Não demorou para se tornar líder da área comercial e sócia da XP, onde se manteve por 17 anos
- Agora, a ex-sócia ensina sua “metodologia” para o sucesso a outros assessores de investimentos e demais profissionais em formação de carreira. Junto a Daniela Audino, também ex-XP, e Marcia Moretti, ex-Falconi, lançou a empresa “Mínimo Esforço Educação”
Ela começou a carreira como assessora de investimentos em 2006, na então pouco conhecida XP Investimentos. Sem contatos, desenvolveu um método próprio de trabalho para angariar clientes. No início, o objetivo era de curto prazo: conseguir dinheiro suficiente para morar sozinha. Conseguiu, e logo as metas se tornaram muito maiores, assim como os resultados apresentados por ela. Em média, Bianca Juliano calcula que captava R$ 1,5 milhão por mês em meados dos anos 2000, consistentemente, como um “relógio”. Não demorou para se tornar líder da área comercial e sócia da XP, onde se manteve por 17 anos.
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Agora, a ex-sócia ensina sua “metodologia” para o sucesso a outros assessores de investimentos e demais profissionais em formação de carreira. Junto a duas executivas com pelo menos duas décadas de experiência cada, Daniela Audino, também ex-XP, e Marcia Moretti, ex-Falconi, lançou a empresa Mínimo Esforço Educação. A companhia promove mentorias, workshops e palestras baseadas no livro “O Mínimo Esforço”, escrito por Juliano e publicado em maio deste ano.
“Essa metodologia de trabalho nasceu de atividades práticas, do que eu fazia e que estava dando certo. Era muito curioso, minha performance chamava muito a atenção no escritório”, diz Juliano, em entrevista ao E-Investidor. A executiva relata uma rotina de mais de 100 ligações diárias a potenciais clientes, no começo da carreira como assessora, feitas inicialmente de forma orgânica. Isto é, ela mal percebia a quantidade de telefonemas, até que um colega de trabalho, intrigado com os números que Juliano apresentava, começou a contar as chamadas. “Foram realmente muito suor e lágrimas nesse processo, mas deu certo.”
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O método consiste em cinco passos: ter um “sonho grande”, um objetivo de médio e longo prazo a ser alcançado; depois, desdobrar esse sonho em um “plano numérico”, com metas e atividades de curto prazo; o terceiro ponto é traçar um plano de ações, que auxiliarão nas metas de curto prazo; o quarto fator é executar com intensidade e qualidade; e por último, realizar o acompanhamento do “esforço” empregado na execução do plano versus os “resultados” alcançados.
“O nome do método é o ‘Mínimo Esforço’ porque eu preciso saber qual é a quantidade certa e precisa de esforço a ser feito. Não quer dizer que será pouco esforço, mas o necessário”, afirma Juliano.
Novo produto para assessores
Nesta quinta-feira (29), durante o evento Expert XP, promovido pela XP Investimentos, a Mínimo Esforço Educação lança um novo produto – uma mentoria voltada exclusivamente para assessores de investimento. São 30 vagas por turma e as mentorias serão divididas em cerca de cinco sessões.
“O que a gente quer é que essas pessoas façam essa mentoria e tenha um impacto no resultado delas ainda em 2024, queremos virar o jogo desses profissionais neste ano”, diz Moretti, sócia da Mínimo Esforço Educação. “A gente trabalhava apenas com turmas fechadas, contratadas por empresas. A partir de agora, vamos abrir para o mercado. E todas as sessões terão a presença da Bianca Juliano.”
O objetivo da empresa é faturar R$ 10 milhões em 2025, com lançamentos de novas soluções – inclusive, com produtos digitais gravados e possíveis ferramentas com inteligência artificial.
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“No nosso formato, nós realmente colocamos na mesa a nossa vivência, a nossa prática, e vamos conduzindo o mentorando para implementar as mudanças. Colocamos uma tônica muito forte na implementação”, diz Juliano. “Precisamos expandir esse método para além da bolha do mercado financeiro, para outras carreiras, e chegar a profissionais de venda no geral e a qualquer pessoa que queira atingir objetivos. Nossos produtos estão muito relacionados com a alta performance”, completa Audino, que trabalhou na XP.