Se tem um meio de pagamento eletrônico usado por muitos consumidores, é o cartão de crédito. Com responsabilidade, o seu uso pode ajudar na organização financeira, já que o produto possibilita compras antes do recebimento de um novo salário.
Leia também
Para que o cartão bancário seja efetivo, é necessário ajustar o seu limite conforme as despesas. De acordo com o blog da Genial Investimentos, há algumas maneiras que facilitam o processo de aumento desse recurso. Confira 6 dicas abaixo:
1. Pague sua fatura em dia
O aumento do limite do cartão depende da reputação do usuário. Com isso, um dos hábitos importantes é o pagamento da fatura até o dia de seu vencimento. O indicado é que a efetuação contemple o valor total a ser pago, e não em parcelas.
Esses dois passos fazem com que o banco não analise riscos de inadimplência em suas questões financeiras, o que ajudará o consumidor a aumentar o limite do cartão.
2. Confira o seu score de crédito
Se tem algo que os consumidores precisam incluir na vida financeira, é a checagem do score de crédito. Essas pontuações variam conforme o seu nível de dívidas, registros de pagamentos, solicitações de créditos, entre outros.
Publicidade
Conferir o score, de forma regular, ajuda você a ter uma noção da sua “imagem” para as instituições. Isso porque o banco analisa esse histórico para decidir se o limite do cartão de crédito será concedido ou não.
3. Se o seu nome tiver pendências, limpe-o!
Quando se trata de solicitação de limite do cartão de crédito, é importante que o nome do consumidor esteja limpo. Caso você deseje aumentar o recurso do produto bancário e tiver alguma pendência associada ao CPF, esse processo pode ser mais difícil.
Com isso em mente, organizar as suas situações financeiras passa ao banco a mensagem de que você é um cliente responsável com os problemas que podem surgir. Isso facilitará a liberação de crédito.
4. Faça as transações em um único cartão
Compromisso: essa é a palavra que define a visão dos bancos quando o cliente concentra suas atividades em um único cartão.
Além de facilitar o dia a dia do próprio usuário, centralizar as transações em um produto demonstra fidelidade – um fator bem visto pelas instituições no momento de aprovar o aumento do limite.
5. Deixe seus dados sempre atualizados
Ao avaliar o pedido de mais crédito para o cartão, as instituições consultam os dados financeiros do solicitador para analisarem o seu perfil.
Caso essas informações estejam desatualizadas, a avaliação pode ficar comprometida. Por isso, altere os dados necessários, principalmente aqueles que indicam uma melhora na sua situação financeira.
6. Não solicite crédito descontroladamente
O pedido de crédito ao cartão precisa ser feito de maneira responsável, conforme a necessidade do momento. Caso o consumidor realize várias solicitações, esses processos entrarão no seu histórico financeiro e impactarão o score.
Publicidade
Nesses casos, os bancos podem observar possíveis riscos para as instituições, dificultando a liberação do pedido de aumento do limite para o cartão de crédito.
Colaborou: Jennifer de Carvalho.