• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Testes da nova bolsa de derivativos A5X podem acontecer no final de 2025

A empresa se prepara para submeter a sua documentação aos reguladores até o fim de 2024, diz diretor financeiro

Por Juliana Garçon

04/09/2024 | 15:56 Atualização: 04/09/2024 | 15:57

(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

A A5X, nova bolsa focada em derivativos e futuros a ser lançada em 2026, se prepara para submeter a sua documentação aos reguladores até o fim de 2024, disse Karel Luketic, CFO (diretor financeiro) e um dos fundadores. A plataforma deverá estar pronta para testes no fim de 2025 e para operar – com produtos que já existem no Brasil e, também, novidades – em 2026.

Leia mais:
  • Dividendo elevado nem sempre significa retorno atrativo
  • As melhores ações para ganhar dividendos em setembro
  • As cartas na manga da Azul para fugir da recuperação judicial
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Estamos em fase de elaboração dos materiais para dar entrada nos processos, tanto na CVM como no Banco Central, até o final do ano”, disse Luketic, frisando que a firma incluirá uma estrutura de clearing. “E na fase de validar os vendors [fornecedores] de tecnologia, detalhando a demanda e os custos.”

Ainda não há definição do momento exato em que a plataforma será lançada. “Tudo estará pronto para a fase de testes entre o terceiro ou quarto trimestre de 2025 e o primeiro trimestre de 2026. A operação começa assim que recebermos as autorizações”, comentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A nova bolsa se beneficia da experiência que os fundadores e executivos levam da XP, de onde são oriundos dois dos fundadores, comenta Luketic. “A gente montou algumas bolsas de token e cripto na XP em seis meses. É claro que agora há algumas complexidades adicionais”, disse. “Mas nada que nos assuste. O segredo está na execução. Estamos trabalhando com um dream team.”

A nova bolsa foi fundada por Carlos Ferreira, ex-sócio controlador da XP e hoje CEO e sócio controlador da A5X; Nilson Monteiro, presidente da corretora Ideal – que foi comprada pelo Itaú Unibanco (ITUB4) em 2022 -; o advogado Julian Chediak; e Luketic, ex-sócio e ex-diretor executivo da XP. O conselho de administração é composto por Chediak, Monteiro e André Monteiro, ex-CRO (diretor de risco) da B3 e XP e atual CRO da Stone.

A construção do time é a principal notícia da firma após a primeira rodada de captação, que, conforme dados da Junta Comercial de São Paulo, foi liderada pela corretora Ideal e outro investidor, cujo nome não foi revelado. Em conjunto com a segunda rodada, que está se encerrando no momento, o volume levantado alcançará R$ 200 milhões.

Para compor o C-level, em conjunto com Carlos Ferreira e Luketic, a nova bolsa contratou dois egressos da B3: Paulo D´Angelo, que foi diretor-gerente de Middle Market e Soluções de Back Office e é COO (diretor operacional) na nova bolsa; e Tarcísio Morelli, que era diretor-gerente de Data Analytics, produtos de TI, Inovação e Precificação e chega à A5X como diretor de Assuntos Regulatórios. Ainda no C-level, Ulysses Maia, que era gestor de portfólio do Credit Suisse, chega como CRO.

Cardápio completo

A companhia se apoiará num tripé, contou Luketic, citando, em primeiro lugar, a eficiência. “Ser o mais eficiente possível para ser o mais competitivo possível”, disse, sem detalhar os preços que a bolsa vai praticar.

Publicidade

O segundo ponto é tecnologia. “A gente tem uma enorme vantagem, estamos começando do zero. A maturidade das tecnologias que a gente consegue contratar hoje, ou desenvolver, está anos-luz adiante do que existe”, afirmou.

O terceiro tópico se refere a produtos. “Dá para trazer coisas que são muito boas para o investidor brasileiro. Podemos ser muito rápidos e ágeis em trazer produtos que o mercado esteja buscando, no institucional e no varejo”, disse, sem detalhar.

“Dá para fazer muita coisa legal com coisas que já existem, fazendo alguns ajustes que deixam tudo mais eficiente, no sentido de preço ou de detalhamento técnicos de produtos”, comentou, acrescentando que a firma poderá oferecer um cardápio completo, incluindo produtos que não são ofertados no Brasil. “Tem muitas coisas que não acontecem por lentidão do ecossistema.”

Em relação à competição com a nova bolsa do Rio, operada pela ATG, que na fase dois deverá operar com derivativos, Luketic disse: “competição é bom, saudável. A gente sempre teve essa cabeça na XP e a traz para cá”. Haverá sobreposições entre as bolsas, disse, e isso será positivo, da mesma forma que o advento dos bancos digitais ampliou o mercado dos investimentos.

Número da sorte

O nome da empresa traz o “5” porque é o número da sorte de Carlos Ferreira, conta Luketic. “Ele já usou em outras situações e trouxe sorte. É um número primo, indivisível e forte”, comenta o executivo. A vogal “A” traz uma base sólida, com o poder do formato de pirâmide. E o “X” é de exchange (bolsa), explica. “O nome ficou simples, direto e bonito.”

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • bolsa
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • derivativos
Cotações
04/07/2025 5h36 (delay 15min)
Câmbio
04/07/2025 5h36 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Governo pode barrar o corte do IOF; vale antecipar a compra de dólar?

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Dólar mais barato: veja as contas globais que cortaram o IOF e prometem reembolsos

  • 4

    Bolsa de Valores a 160 mil pontos? Veja as projeções dos bancos para o 2º semestre de 2025

  • 5

    O que é IOF e como funciona?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Logo E-Investidor
5 luxos que parecem inofensivos, mas comprometem o orçamento da classe média
Imagem principal sobre o Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Logo E-Investidor
Os melhores fundos imobiliários para investir em julho de 2025, segundo 7 bancos e corretoras
Imagem principal sobre o Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Logo E-Investidor
Golpe do boleto falso: veja como identificar e fuja da cilada
Imagem principal sobre o Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Logo E-Investidor
Quanto custa o whisky que só pode ser consumido após ser quebrado?
Imagem principal sobre o Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Logo E-Investidor
Como funciona a pontuação do Ibovespa? Entenda o que os pontos significam
Imagem principal sobre o Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Logo E-Investidor
Quais são as 7 famílias mais ricas dos Estados Unidos? Veja ranking
Imagem principal sobre o Warren Buffett ou Dave Ramsey? Veja como cada um lida com 4 tópicos financeiros importantes
Logo E-Investidor
Warren Buffett ou Dave Ramsey? Veja como cada um lida com 4 tópicos financeiros importantes
Imagem principal sobre o Bill Gates revela onde pretende investir grande parte de sua fortuna bilionária
Logo E-Investidor
Bill Gates revela onde pretende investir grande parte de sua fortuna bilionária
Últimas: Tempo Real
Logo do E-Investidor com background verde
Tempo Real
Calendário Econômico: sexta-feira, 4 de julho

Calendário Econômico: sexta-feira, 4 de julho

03/07/2025 | 21h07 | Por E-Investidor
Prio (PRIO3): produção de petróleo em junho cresce 9,65%; veja detalhes
Tempo Real
Prio (PRIO3): produção de petróleo em junho cresce 9,65%; veja detalhes

Dados operacionais preliminares da petroleira foram divulgados nesta quinta-feira (3)

03/07/2025 | 20h30 | Por Vinícius Novais
Justiça nega pedido de adiamento de assembleia sobre fusão entre BRF-Marfrig; entenda
Tempo Real
Justiça nega pedido de adiamento de assembleia sobre fusão entre BRF-Marfrig; entenda

Apesar da decisão de manter a data da assembleia, uma segunda tentativa de barrar o processo segue em curso

03/07/2025 | 19h33 | Por Leandro Silveira
Juros acompanham títulos dos EUA e fecham em alta em dia de liquidez reduzida
Tempo Real
Juros acompanham títulos dos EUA e fecham em alta em dia de liquidez reduzida

Dados de emprego no payroll de junho mais fortes do que o previsto estiveram no radar dos mercados

03/07/2025 | 18h22 | Por Arícia Martins
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador