Publicidade

Mercado

Investe no exterior? Veja as datas que podem movimentar as bolsas até as eleições dos EUA

Para o BofA, a divulgação de indicadores econômicos e temporada de balanço devem movimentar até 1% o mercado de ações

Investe no exterior? Veja as datas que podem movimentar as bolsas até as eleições dos EUA
(Foto: Envato Elements)

Uma parte das incertezas dos mercados foi diluída com a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) em reduzir os juros americanos em 50 pontos-base na última quarta-feira (18). Agora, com o ciclo de afrouxamento monetário em vigor nos EUA, há três datas com potencial de movimentar o mercado acionário até as eleições presidenciais e que devem estar no radar dos investidores.

Segundo a análise do Bank Of America (BofA), os relatórios de folha de pagamento não agrícola que serão divulgados nos dias 4 de outubro e 1º de novembro têm um potencial de impacto de 1% (para qualquer direção) no mercado de opções a depender dos resultados. “Surpresas positivas nesses dois dados devem ser um fator positivo para as ações no futuro”, disse o BofA em relatório.

Já no próximo dia 10 de outubro, será a vez do CPI (índice de inflação ao consumidor) de setembro, que dará subsídios ao mercado sobre o que esperar dos próximos passos do Fed sobre a política monetária nos EUA. Por outro lado, os analistas do banco de investimentos avaliam que o impacto no mercado financeiro será menor em comparação aos dados de trabalho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Antes do primeiro corte, os dados de inflação eram os dados mais importantes a serem observados. Mas agora que o Fed começou seu ciclo de corte, achamos que os dados do mercado de trabalho (por exemplo, NFP) serão mais importantes a serem observados do que a inflação”, disse o Bank of America.

A temporada de balanço das principais empresas de tecnologias, as big techs, também deve direcionar o desempenho da bolsa dos Estados Unidos. Previstos para divulgação entre os dias 21 de outubro e 25 de outubro, os resultados irão sinalizar os avanços dos investimentos das companhias em inteligência artificial e seus respectivos retornos financeiros.

Para o dia 6 de novembro, quando ocorrerá o primeiro pregão após as eleições presidenciais, a estimativa do banco de investimento é de que a repercussão do mercado possa impactar em 2,5% o S&P 500 em qualquer direção.