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As companhias aéreas de baixo custo acabaram?

As low cost estão buscando expandir, mas a maneira como operam difere muito em ambos os lados do Atlântico

As companhias aéreas de baixo custo acabaram?
As companhias low cost estão transformando seus modelos de negócios para lidar com as mudanças nas necessidades dos clientes. (Foto: GettyImagens)
  • Uma grande diferença entre a Europa e os EUA é que, nos EUA, as companhias aéreas de baixo custo geralmente operam nos mesmos aeroportos que as companhias aéreas tradicionais
  • Extras adicionais, por exemplo, são a marca registrada das companhias aéreas de baixo custo europeias
  • Nos EUA, as principais companhias aéreas costumavam copiar as companhias aéreas de baixo custo, mas, após a pandemia, as coisas se inverteram

Já se passaram mais de 50 anos desde que as companhias aéreas de baixo custo (low cost) mudaram irrevogavelmente a maneira como viajamos, abrindo novas cidades e países a preços acessíveis.

Hoje, as low cost estão buscando expandir ainda mais, mas a maneira como operam difere muito em ambos os lados do Atlântico, buscando novas fontes de receita de diferentes maneiras.

Extras adicionais são a marca registrada das companhias aéreas de baixo custo europeias. A Easyjet vem vendendo embarque rápido e todas as partes auxiliares, como espaço extra para as pernas, há anos, e esses extras podem às vezes representar mais de 50% do preço original da passagem.

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Sua rival, a Ryanair, que já foi manchete por anunciar que pretendia cobrar dos viajantes pelo uso do banheiro, arrecadou uma média de € 24 por passageiro em taxas adicionais no segundo trimestre de 2023, um aumento de 10% (sua tarifa aérea média é de pouco mais de € 40 na Europa).

Uma grande diferença entre a Europa e os EUA é que, nos EUA, as companhias aéreas de baixo custo geralmente operam nos mesmos aeroportos que as companhias aéreas tradicionais, então há menos diferença de custo entre as duas, digamos, 20 a 30% menos. Na Europa, os custos podem às vezes ser até 50% menores quando as companhias aéreas de baixo custo operam em aeroportos menores e de baixo custo.

Há também um mercado maior para explorar na Europa, particularmente para novas cidades africanas. À medida que os aviões se tornam mais eficientes, as companhias aéreas podem acomodar passageiros em diferentes configurações a custos mais baixos. E o alcance também está aumentando. A companhia aérea de baixo custo Wizz Air planeja lançar o Airbus A321XLR em 2025, que pode fazer o voo de sete horas de Gatwick para Jeddah ou Abu Dhabi por pouco mais de € 160 só de ida. Não é totalmente de longo curso, mas ajudará na eficiência de custos de uma companhia aérea se um avião anteriormente estacionado agora estiver viajando durante a noite cheio de passageiros para seu destino.

Tanto a Ryanair quanto a Easyjet também estenderam com sucesso seu alcance no mercado de pacotes de férias. A Easyjet Holidays, que oferece uma mistura de passagem aérea econômica, quarto de hotel e viagens turísticas, foi lançada em 2022 e espera um lucro de £ 180 milhões em 2024. A Ryanair assinou contratos com 12 operadoras de turismo nos últimos 12 meses, onde os provedores de pacotes de férias existentes, como Tui e Expedia, adicionam uma passagem aérea econômica. É uma escolha óbvia para passageiros com orçamento limitado, que têm maior proteção financeira ao reservar por meio de um provedor garantido caso qualquer parte das férias seja cancelada.

Por que as  companhias aéreas de baixo custo dos EUA estão imitando as tradicionais

O modelo padrão para companhias aéreas de baixo custo é oferecer aos clientes um assento mais barato do que as companhias aéreas de serviço completo e, então, oferecer extras pagos opcionais, como escolher onde sentar. Nos EUA, as principais companhias aéreas costumavam copiar as companhias aéreas de baixo custo, mas, após a pandemia, as coisas se inverteram.

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Agora, as companhias aéreas de baixo custo estão promovendo pacotes de tarifas, permitindo que os passageiros embarquem com bagagem de mão mais pesada e em maior quantidade, e com seleção de assento incluída.

A Spirit Airlines tem uma opção, por exemplo, que inclui bebidas, lanches e wi-fi, sentado na parte da frente do avião. Os clientes que viajam com a Frontier Airlines agora podem escolher manter o assento do meio livre. A Southwest Airlines, que tem uma opção de assentos abertos há anos, anunciou recentemente que traria assentos atribuídos pagos e daria mais de um terço do avião para opções de assentos mais caras com espaço extra para as pernas.

De acordo com a Bloomberg , as três maiores transportadoras dos EUA, United, American e Delta, ganham muito dinheiro persuadindo seus passageiros a “comprar” para a próxima categoria mais alta. Para a American Airlines, 10% de sua receita no primeiro semestre de 2023 veio de clientes fazendo exatamente isso.

As pessoas podem estar um pouco mais receptivas agora a pagar mais por tarifas com tudo incluído em companhias aéreas de baixo custo. Por um lado, um grande número de pessoas se aposentou durante a pandemia e quer viajar em melhores condições. Por outro lado, a Geração Z e os Millennials estão prontos para pagar mais por melhor qualidade e experiências.

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Especialistas do setor acreditam que as companhias aéreas estão em busca da mistura certa de economia básica e opções premium mais caras no mesmo voo — um pouco de tudo para todos, digamos. United, American e Delta podem decidir quantos assentos de baixo custo vendem por voo e precificá-los de acordo com o número de outros assentos que venderam, algo que é mais difícil para o modelo de orçamento atingir.

As companhias aéreas tradicionais também têm uma vantagem sobre as de baixo custo ao oferecer assentos no mesmo nível das companhias aéreas de baixo custo, pois os viajantes podem se beneficiar facilmente de melhores programas de fidelidade e aproveitar lanches e bebidas gratuitos.

No final das contas, porém, as companhias aéreas de baixo custo nos EUA têm pouca escolha a não ser oferecer designações avançadas de assentos. John Grant, da OAG, uma empresa que fornece dados globais de viagens, diz que os acionistas exigem mais receita, e o mercado está maduro demais para fazer qualquer outra coisa. As companhias aéreas de baixo custo dos EUA não podem crescer mais, diz Grant, porque as companhias aéreas exploraram todas as cidades, e elas precisam de novas maneiras de criar fluxos de renda.

Viagens de ‘vingança’ encontram crise de custo de vida

No clima financeiro atual, as famílias estão buscando mais seguro contra eventos inesperados. As manchetes sugerem que os céus estão cheios de pessoas em viagens de “vingança” compensando o tempo de viagem perdido desde a pandemia, mas a crise do custo de vida sentida agudamente em muitas famílias pode ter corroído os lucros esperados das companhias aéreas.

John Grant, da OAG, acredita que os resultados de 2024 ainda mostrarão um ano forte para muitas companhias aéreas, embora menos lucrativo que 2023. Para 2025, Grant prevê uma desaceleração mais suave do que poderia ter ocorrido devido ao otimismo em torno dos preços dos combustíveis, desde que as companhias aéreas consigam controlar a capacidade.

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Além disso, as companhias aéreas precisam lidar com outros riscos, não apenas aqueles relacionados a combustível e mudanças climáticas. Devido à falta de investimento, a infraestrutura está rachando na UE e nos EUA, e há escassez de pilotos e controladores de tráfego aéreo.

Dito isso, está claro que o público ainda não perdeu o interesse em voar, e as companhias aéreas de baixo custo não acabaram; elas estão apenas transformando seus modelos de negócios para lidar com as mudanças nas necessidades dos clientes.

Esta história foi publicada originalmente no Fortune.com

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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