Uma nova parceria entre o Ministério da Previdência, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios visa facilitar a vida de milhões de brasileiros. Agora, os pedidos de auxílio-doença — oficialmente chamados de Benefício por Incapacidade Temporária — podem ser realizados de forma presencial nas agências dos Correios, sem a necessidade de passar pela perícia médica tradicional. A medida tem como objetivo agilizar a concessão do benefício e ampliar o atendimento à população.
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Segundo o Governo Federal, com a ampliação do acordo, os segurados do INSS que precisam do benefício podem comparecer a uma das 2.681 agências dos Correios espalhadas pelo Brasil, onde poderão entregar a documentação necessária, como o Atestmed — um atestado médico que comprova a incapacidade temporária para o trabalho. O benefício é válido para afastamentos de até 180 dias.
O ministro da Previdência destacou que esta iniciativa faz parte de um esforço contínuo para aumentar a abrangência dos serviços prestados pela Previdência Social.
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“São mais de 20 milhões de brasileiros atendidos pelo telefone, 75 milhões pela plataforma Meu INSS, agora com os Correios, vamos chegar a mais de 100 milhões de atendimentos ao mês. É isso que queremos fazer, dar capilaridade e atender o que a população precisa”, disse o ministro.
O objetivo central da parceria é facilitar o acesso ao benefício e reduzir o tempo de espera para aprovação, principalmente em situações em que o afastamento é de até seis meses. A ideia é simplificar o processo, possibilitando que o cidadão entregue a documentação em uma unidade próxima, sem a burocracia e a necessidade de deslocamentos mais longos.
Como funciona o atendimento?
Nas agências dos Correios, os segurados podem realizar o pedido de auxílio por meio de perícia documental, o que substitui, em muitos casos, uma perícia médica presencial. Para isso, é necessário apresentar os documentos pessoais, além dos comprovantes médicos que justificam o afastamento.
O processo é simples: os funcionários dos Correios digitalizam os documentos e os enviam diretamente ao sistema do INSS. Vale ressaltar que o serviço atende apenas solicitações de afastamento de até 180 dias.
Além da exigência do benefício, os Correios também oferecem suporte para o cumprimento de critérios do INSS. Esse serviço é essencial para os seguros que, durante a análise de seus pedidos, necessitam complementar a documentação solicitada pelo instituto.
A medida de solicitação do auxílio-doença é vista como uma maneira de descentralizar o atendimento do INSS, trazendo mais comodidade para os trabalhadores que dependem do auxílio-doença. Veja aqui as agências dos Correios que estão aceitando o Atesmed.
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Colaborou: Gabrielly Bento.