• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

Com Selic perto do fim do ciclo de alta, Itaú BBA vê boa oportunidade em títulos de 3 a 5 anos

Com juros ainda altos, papéis prefixados de 3 anos e IPCA+ acima de 5 anos seguem atrativos

Por Leo Guimarães

06/05/2025 | 12:51 Atualização: 06/05/2025 | 12:51

Mercado olha pra frente e vê o ciclo de alta da Selic se aproximando do fim em 15%. Foto: AdobeStock
Mercado olha pra frente e vê o ciclo de alta da Selic se aproximando do fim em 15%. Foto: AdobeStock

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deverá aumentar a taxa básica de juros em 0,5 pontos percentuais nesta quarta (7), mas o mercado olha pra frente e vê o ciclo de alta da Selic se aproximando do fim, em 15%, até o final do ano. Dentro deste cenário, o time de análise do Itaú BBA vê oportunidades para investidores em títulos de renda fixa com prazos intermediários e longos. Esses são os papeis que mais se beneficiam quando o mercado começa a antecipar cortes nos juros.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Apesar da valorização recente desses títulos (ou seja, queda nas taxas de retorno), o relatório de maio destaca que ainda há espaço para ganhos adicionais. “A valorização do real frente ao dólar e a forte queda do petróleo Brent, de quase 18% mês (abril), reforçam a perspectiva de desaceleração inflacionária à frente”, dizem os analistas do time de renda fixa do Itaú BBA. Eles ponderam que o risco fiscal ainda limita espaço para cortes da Selic no curto prazo.

Recomendação de carteira

Nesta conjuntura, os especialistas do banco de investimentos mantêm três frentes de alocações recomendadas em renda fixa. Para os prefixados, a estratégia sugerida é aplicar em títulos com prazo de cerca de três anos. “Continuam atrativos, mesmo após o fechamento parcial das taxas de abril”. Isso porque os juros ainda seguem elevados e a sensibilidade desses papeis a um eventual encerramento do ciclo de alta da Selic “permanece relevante”.

Para os títulos híbridos IPCA +, o time de renda fixa sugere prazos acima de cinco anos. “Seguem como principal alternativa para capturar o processo de desinflação previsto para os próximos anos, sem abrir mão de proteção contra surpresas.” Da mesma forma, apesar de as taxas terem recuado em abril, ainda estão acima de 7,4%, um ganho real historicamente elevado.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já os títulos pós-fixados, como Tesouro Selic e CDBs DI, seguem como a melhor opção para investidores com horizonte de até dois anos. “O carrego (juros) oferecido permanece elevado e a visibilidade sobre cortes no curto prazo ainda é baixa”.

Visão de abril

No relatório, o time de renda fixa do Itaú BBA destaca que em abril, a valorização do real e o novo pacote tarifário dos EUA levaram investidores a buscar ativos de países emergentes, favorecendo a renda fixa e o câmbio no Brasil.

A queda do dólar e do petróleo reduziu a expectativa de inflação, derrubando as taxas dos prefixados e do IPCA+ de 5 anos, com menor prêmio de risco inflacionário nas curvas de juros. Mesmo com alívio nos juros longos, o mercado ainda prevê alta da Selic no curto prazo, com a curva seguindo invertida (títulos de curto prazo pagando mais que os de longo prazo), indicando corte futuro só após o fim do atual ciclo de aperto monetário.

Nos EUA, dados de emprego seguiram forte, adiando cortes do Fed, com juros subindo pouco. No Brasil, risco fiscal persiste, mas fatores externos positivos e menor inflação favoreceram o fechamento da curva de juros. Com real forte e inflação menor o desafio do BC segue sendo a política fiscal do governo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
  • Itaú BBA
  • Renda fixa
  • Selic
  • Tesouro Direto
  • Títulos públicos
Cotações
10/02/2026 22h53 (delay 15min)
Câmbio
10/02/2026 22h53 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje encerra acima de 186 mil pontos e atinge novo recorde de fechamento

  • 2

    Violência patrimonial e financeira contra Idosos: como identificar abusos e proteger a autonomia na velhice

  • 3

    Filho de Warren Buffett só descobriu que o pai era bilionário depois dos 20 anos

  • 4

    Resultados de Suzano e Klabin no 4T25 devem decepcionar no curto prazo, mas analistas veem forte valorização

  • 5

    "Investidor institucional segura interesse em cripto", diz head global da Coinbase

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 4 documentos para separar ao declarar um financiamento
Imagem principal sobre o Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Logo E-Investidor
Conta de luz cara? Saiba como economizar com o chuveiro elétrico
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: como fazer a declaração?
Imagem principal sobre o Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Logo E-Investidor
Tele Sena de Ano Novo 2026: os sorteios já acabaram?
Imagem principal sobre o INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Logo E-Investidor
INSS 2026: quem pode efetuar o saque do benefício?
Imagem principal sobre o FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Logo E-Investidor
FGTS: quais dados são solicitados no cadastro para receber valores?
Imagem principal sobre o INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Logo E-Investidor
INSS: como receber o primeiro pagamento dos benefícios?
Imagem principal sobre o FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Logo E-Investidor
FGTS Digital: veja os 3 tipos de certificados que são aceitos
Últimas: Investimentos
Resultado da Motiva no 4T25 agrada analistas, mas ação cai na Bolsa; o que está acontecendo?
Investimentos
Resultado da Motiva no 4T25 agrada analistas, mas ação cai na Bolsa; o que está acontecendo?

Números confirmam novo ciclo da ex-CCR, com avanço de margens, foco em rodovias e leitura positiva de XP e BTG

10/02/2026 | 14h05 | Por Isabela Ortiz
IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos
Investimentos
IPCA de janeiro reforça cenário para corte maior da Selic; veja o impacto nos investimentos

Inflação mais comportada reforça apostas em corte de 0,50 ponto pelo Banco Central e redefine estratégias de investimento em renda fixa, ações e câmbio

10/02/2026 | 09h38 | Por Isabela Ortiz
O perigo invisível dos fundos de ações considerados “seguros”
Investimentos
O perigo invisível dos fundos de ações considerados “seguros”

A alta das big techs concentrou o mercado e reduziu a diversificação real dos fundos de índice, elevando os riscos para investidores

10/02/2026 | 08h54 | Por Jeff Sommer, da Fortune
Logo do E-Investidor com background verde
Investimentos
Gestor da Oi (OIBR3) rebate credores sobre venda de ativo por valor irrisório

Os credores, representados pela UMB Bank, enviaram nesta segunda-feira uma petição à Justiça, contestando o curto prazo para a venda

10/02/2026 | 08h00 | Por Circe Bonatelli

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador