Aguinaldo Ferreira Dias, que atuou no pregão viva-voz por mais de 20 anos, e compartilha sua história no MUB3. (Foto: Natália Tonda/B3)
O Museu da bolsa do Brasil (MUB3) celebra seu 3º aniversário com uma programação especial, que convida o público a mergulhar no universo do mercado de capitais e da cultura. As atividades começam nesta segunda-feira (11) e se estendem até o próximo sábado (16), com entrada gratuita.
Durante esta semana, o MUB3 promove a atividade “Memória Viva: visita com ex-operador de pregão”. Os visitantes terão a oportunidade de ouvir relatos de Aguinaldo Ferreira Dias, que viveu de perto a transformação do mercado de capitais no Brasil.
Dias atuou por mais de 20 anos no pregão viva-voz, um sistema de negociação onde operadores se reuniam em um local físico para comprar e vender ativos financeiros. O especialista vai compartilhar histórias, bastidores e curiosidades sobre o funcionamento da Bolsa no período em que o pregão era realizado presencialmente, em um ambiente cheio de gestos, vozes e negociações intensas.
A atividade é gratuita e acontece nos dias 11, 13 e 15 de agosto, sempre às 13h. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas neste link.
Visitantes do MUB3 ganham presente especial
Visitantes ganharão um par de ingressos para a Pinacoteca de São Paulo. (Foto: Divulgação/ B3)
Durante a semana comemorativa, os visitantes que passarem pelo MUB3 receberão um par de ingressos para visitar a Pinacoteca de São Paulo — uma das mais importantes instituições culturais do país e que, assim como o MUB3, conta com o patrocínio da B3. A ação é válida até sábado (16) ou enquanto durarem os ingressos disponíveis.
O que é o MUB3?
O MUB3 foi criado em 2022, com o desejo de preservar e compartilhar a história do mercado de capitais brasileiro, a partir de uma potente plataforma de conhecimento, aberta a todas as pessoas que se interessam pelo tema e o pesquisam.
“O acervo originário das principais bolsas de valores do Brasil permitiu a criação do Museu, que passou a integrar uma rede de equipamentos culturais no centro de São Paulo ligados à história econômica brasileira”, diz a assessoria da B3 em nota.
O Museu da bolsa do Brasil fica localizado na Rua XV de Novembro, 275 – Centro Histórico, em São Paulo, e funciona de segunda a sábado, das 9h às 17h, com a entrada permitida até as 16h.