• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Tempo Real

Boletim Focus reduz projeções para inflação em todos os cenários relevantes; veja como ficam os juros

O relatório do BC atualiza semanalmente as previsões para os principais indicadores da economia

Por Estadão Conteúdo

20/10/2025 | 8:30 Atualização: 20/10/2025 | 8:49

Previsões para a Selic e IPCA do Boletim Focus. (Foto: Adobe Stock)
Previsões para a Selic e IPCA do Boletim Focus. (Foto: Adobe Stock)

O boletim Focus do Banco Central (BC) atualizou, nesta segunda-feira (20), as previsões para os principais indicadores econômicos, incluindo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e taxa Selic. A agenda da semana traz o IPCA-15, conhecido como prévia da inflação, em outubro.

Leia mais:
  • Ouro dispara 59,5% em 2025: por que o metal bate recordes e como montar hoje posição com 5% a 10% da carteira
  • Consórcios além da contemplação: como brasileiros usam cotas para antecipar crédito e driblar juros
  • "2026 ainda será o ano da renda fixa" diz o presidente da Bolsa brasileira
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A mediana do relatório Focus para o IPCA de 2025 caiu de 4,72% para 4,70%. A taxa está 0,20 ponto porcentual acima do teto da meta, de 4,50%. Há um mês, era de 4,83%. Considerando apenas as 49 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a medida seguiu em 4,70%.

A projeção para o IPCA de 2026 caiu de 4,28% para 4,27%. Há um mês, era de 4,29%. Considerando apenas as 48 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana avançou de 4,20% para 4,28%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Banco Central espera que o IPCA some 4,8% em 2025 e 3,6% em 2026, conforme a trajetória divulgada no último ciclo de comunicações do Comitê de Política Monetária (Copom). No horizonte relevante, o primeiro trimestre de 2027, o colegiado espera que a inflação em 12 meses seja de 3,4%.

Na última decisão, o Copom manteve a taxa Selic em 15% e reafirmou que o cenário é marcado por elevada incerteza, o que exige cautela na condução da política monetária.

“O Comitê seguirá vigilante, avaliando se a manutenção do nível corrente da taxa de juros por período bastante prolongado é suficiente para assegurar a convergência da inflação à meta“, enfatizou.

O colegiado também detalhou, na ata, que, “na medida em o cenário tem se delineado conforme esperado, o Comitê inicia um novo estágio em que opta por manter a taxa inalterada e seguir avaliando se, mantido o nível corrente por período bastante prolongado, tal estratégia será suficiente para a convergência da inflação à meta”.

A partir deste ano, a meta de inflação é contínua, com base no IPCA acumulado em 12 meses. O centro é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual para mais ou para menos.

Se a inflação ficar fora desse intervalo por seis meses consecutivos, considera-se que o BC perdeu o alvo. Isso aconteceu após a divulgação do IPCA de junho, no dia 10 de julho. A autoridade monetária publicou uma carta aberta informando que espera queda da taxa abaixo de 4,50% no fim do primeiro trimestre de 2026.

Publicidade

A mediana do Focus para a inflação de 2027 recuou de 3,90% para 3,83%. Já a projeção para o IPCA de 2028 diminuiu de 3,68% para 3,60%.

Boletim Focus: o que esperar dos juros no Brasil?

A mediana do relatório Focus para a Selic no fim de 2025 permaneceu em 15,00% pela 17ª semana consecutiva, após o Copom ter mantido os juros neste nível na mais recente decisão, no dia 17 de setembro.

Considerando apenas as 42 projeções atualizadas nos últimos cinco dias úteis, mais sensíveis a novidades, a mediana para a Selic no fim deste ano permaneceu em 15,00%.

  • Leia mais: Como aproveitar a Selic a 15% para turbinar seus investimentos

A mediana para a Selic no fim de 2026 seguiu em 12,25%, pela 4ª semana consecutiva. Considerando só as 42 estimativas atualizadas nos últimos cinco dias úteis, a mediana caiu de 12,50% para 12,13%.

A projeção do boletim Focus para o fim de 2027 continuou em 10,50% pela 36ª semana seguida. A mediana para a Selic no fim de 2028 se manteve em 10,0% pela 43ª semana consecutiva.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Boletim Focus
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15)
  • Selic
Cotações
20/10/2025 14h40 (delay 15min)
Câmbio
20/10/2025 14h40 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Consórcios além da contemplação: como brasileiros usam cotas para antecipar crédito e driblar juros

  • 2

    Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos

  • 3

    Ibovespa hoje: Raízen (RAIZ4) salta 9%; Prio (PRIO3) sobe com retomada de Peregrino

  • 4

    Estrela do Shark Tank revela o melhor momento para começar um negócio: “No caos”

  • 5

    Quem é o novo milionário vencedor da Copa BTG Trader; veja as táticas usadas por ele no mundo dos investimentos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos
Logo E-Investidor
Inteligência artificial nas finanças: como usar a tecnologia como “copiloto” dos seus investimentos
Imagem principal sobre o Divisão de bens pode continuar mesmo após a morte de uma das partes?
Logo E-Investidor
Divisão de bens pode continuar mesmo após a morte de uma das partes?
Imagem principal sobre o BPC: como benefício será convertido automaticamente em auxílio-inclusão?
Logo E-Investidor
BPC: como benefício será convertido automaticamente em auxílio-inclusão?
Imagem principal sobre o Não consegue acessar o app do FGTS? Veja o que fazer
Logo E-Investidor
Não consegue acessar o app do FGTS? Veja o que fazer
Imagem principal sobre o BPC: veja as novas mudanças do benefício em 2025
Logo E-Investidor
BPC: veja as novas mudanças do benefício em 2025
Imagem principal sobre o FGTS: novo modelo de crédito imobiliário amplia uso do saldo para compra da casa própria
Logo E-Investidor
FGTS: novo modelo de crédito imobiliário amplia uso do saldo para compra da casa própria
Imagem principal sobre o INSS suspende redução de fila de espera: como medida pode impactar brasileiros?
Logo E-Investidor
INSS suspende redução de fila de espera: como medida pode impactar brasileiros?
Imagem principal sobre o Bolsa Família: veja calendário do pagamento em outubro de 2025
Logo E-Investidor
Bolsa Família: veja calendário do pagamento em outubro de 2025
Últimas: Tempo Real
Ambipar (AMBP3) salta 30% com expectativa de pedido de recuperação judicial
Tempo Real
Ambipar (AMBP3) salta 30% com expectativa de pedido de recuperação judicial

Ações da Ambipar disparam nesta segunda-feira em meio à expectativa de que a companhia formalize pedido de recuperação judicial após o fim da proteção contra credores

20/10/2025 | 14h35 | Por Isabela Ortiz
Como a Ativa vê a licença da Petrobras (PETR3; PETR4) para explorar a Margem Equatorial
Tempo Real
Como a Ativa vê a licença da Petrobras (PETR3; PETR4) para explorar a Margem Equatorial

Para a corretora, aval do Ibama é um avanço relevante que reduz incertezas regulatórias e abre uma nova frente estratégica de longo prazo para a estatal

20/10/2025 | 14h05 | Por Denise Luna
Eztec (EZTC3) registra recorde de vendas e amplia ritmo de lançamentos em 2025
Tempo Real
Eztec (EZTC3) registra recorde de vendas e amplia ritmo de lançamentos em 2025

Construtora sustenta desempenho forte e fecha o ano com portfólio mais enxuto

20/10/2025 | 13h48 | Por Circe Bonatelli
B3 (B3SA3) conclui compra de fintech e quer ampliar presença em meios de pagamento
Tempo Real
B3 (B3SA3) conclui compra de fintech e quer ampliar presença em meios de pagamento

Aquisição fortalece atuação da Bolsa em tecnologia e infraestrutura financeira, com foco no crédito digital

20/10/2025 | 13h46 | Por Marcia Furlan

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador