O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso importante para trabalhadores que desejam adquirir ou construir imóveis residenciais urbanos.
Publicidade
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um recurso importante para trabalhadores que desejam adquirir ou construir imóveis residenciais urbanos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Ele oferece flexibilidade financeira, permitindo que o saldo da conta seja aplicado em diferentes etapas do financiamento, ajudando a reduzir o valor financiado e facilitando o planejamento das parcelas ao longo do contrato.
Segundo a Caixa Econômica Federal, o saldo disponível na conta do FGTS pode ser usado de várias maneiras: como entrada do financiamento, como parte do pagamento total do imóvel ou, em determinados casos, para reduzir imediatamente o saldo devedor.
Essa aplicação inicial é um apoio significativo para reduzir o impacto financeiro da compra ou construção do imóvel, tornando o processo mais acessível ao trabalhador.
Um ponto essencial para quem pretende usar o FGTS na entrada ou como parte do pagamento do financiamento é que o valor de avaliação do imóvel não pode ultrapassar R$ 1.500.000,00, independentemente do estado brasileiro, de acordo com a Caixa Econômica Federal.
Para que o FGTS seja usado, é preciso atender às condições estipuladas pelo Conselho Curador do FGTS e seguir as orientações do Manual de Moradia Própria, publicado pelo agente operador do Fundo.
Além do saldo atual, os depósitos mensais futuros feitos pelo empregador podem ser usados para auxiliar no pagamento das prestações do financiamento. O FGTS também pode ser aplicado para amortizar ou quitar o saldo devedor de financiamentos no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e no Sistema Financeiro Imobiliário (SFI).
O procedimento para utilizar o saldo é simples: primeiro, consulte o valor disponível na conta. Depois, faça a solicitação pelo App Habitação CAIXA ou pelos telefones 0800 104 0104 / 4004 0104, informando o número do contrato.
Publicidade
Para a primeira utilização, a documentação deve ser entregue em uma agência CAIXA ou correspondente CAIXA Aqui. Assim, o saldo do FGTS pode ser aplicado de forma segura, respeitando o limite de avaliação do imóvel.
Colaborou: Giovana Sedano.
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador