- Veículos elétricos são velozes, divertidos de dirigir, exigem pouca manutenção e não emitem poluentes
- Mas mesmo que você esteja certo que quer comprar um deles, há muitas opções. Por isso é tão importante você entender o que está procurando
- Pesquisas mostram que pelo menos dois terços dos motoristas americanos estão abertos à possibilidade de comprar um carro elétrico
(Niraj Chokshi/The New York Times) – O fascínio dos veículos elétricos nunca esteve tão em alta. A Tesla está registrando lucros recorde. A General Motors planeja fabricar somente carros elétricos até 2035. A Volkswagen tem o objetivo de torná-los mais baratos que os veículos a gasolina. E pesquisas mostram que pelo menos dois terços dos motoristas americanos estão abertos à possibilidade de comprar um carro elétrico.
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Muitas pessoas ainda se preocupam com o preço, a escolha do modelo e em como vão carregar as baterias, mas essas barreiras estão caindo rapidamente e o presidente Joe Biden espera acelerar as coisas concedendo dezenas de bilhões de dólares em incentivos.
A escolha de um modelo de veículo elétrico para comprar pode parecer empolgante, mas há muita informação a digerir. Veja o que levar em consideração para saber se um carro elétrico é o modelo certo para você.
O que você está procurando? Seja sincero.
Veículos elétricos são velozes, divertidos de dirigir, exigem pouca manutenção e não emitem poluentes, o que é uma grande contribuição para o meio ambiente. Mas mesmo que você esteja certo que quer comprar um deles, há muitas opções. Por isso é tão importante você entender o que está procurando.
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“É um meio de transporte básico? Ou uma expressão de individualidade e personalidade?”, questionou Matt DeLorenzo, editor executivo sênior da Kelley Blue Book. “Carros são uma afirmação do caráter de seus donos. Se não fossem, não existiriam as Mercedes.”
Veja o exemplo da Tesla. É verdade que a empresa produz veículos elétricos potentes, modernos e velozes. Mas seu encanto também está ligado ao que um Tesla diz a respeito de seu dono. Comprar um Tesla significa entrar em uma comunidade de pioneiros da adoção desta tecnologia – e, em certa medida, significa também adotar os pontos de vista e os sonhos de Elon Musk, o cativante e audacioso diretor executivo da empresa. Como resultado, muita gente que gosta de carros ou ama ou odeia os veículos Tesla.
Alguns carros elétricos, como o Hyundai Ioniq, o Nissan Leaf ou o Mini Cooper SE, custam a partir de aproximadamente US$ 30 mil e são alternativas econômicas e ecológicas aos carros movidos a gasolina. Outros, como o Porsche Taycan ou o vindouro Hummer elétrico, um colosso da GMC, e o luxuoso Mercedes-Benz EQS, são afirmações de personalidade pelas quais você teria de desembolsar algo em torno de US$ 100 mil.
Como você planeja carregar a bateria do carro?
A infraestrutura para o carregamento de baterias de carros elétricos nos EUA pode estar crescendo rapidamente, mas qualquer um que pretenda adquirir um desses veículos deveria planejar bem como pretende abastecê-lo.
O primeiro passo é determinar onde você vai carregar o veículo cotidianamente. A maioria das pessoas faz isso em casa, que é a maneira mais fácil. Mas com novos carros elétricos com autonomia de 320 quilômetros ou mais, alguns motoristas preferem carregá-los conforme a necessidade, onde trabalham ou em postos de carregamento. Alguns cidadãos já foram vistos estendendo longos cabos de energia de apartamentos ou casas para carregar carros elétricos estacionados na rua.
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Se você planeja carregar seu novo veículo elétrico em casa, tem de estar atento para certas dificuldades. Ainda que carros elétricos possam ser carregados a partir de tomadas comuns, esse processo é dolorosamente vagaroso, e pode levar até 24 horas para a bateria atingir sua carga completa. Muitos proprietários optam por instalar tomadas de 220 volts a 240 volts, como as usadas por secadoras de roupa, o que normalmente implica em acionar um eletricista.
“Basicamente, você está fazendo uma instalação específica para o carro elétrico – e há um custo associado a isso”, afirmou Alistair Weaver, editor chefe do Edmunds.com.
Mas não se estresse demais. Mesmo que o medo de ficar sem bateria – frequentemente chamado de ansiedade de alcance – seja real, ele é frequentemente superestimado, afirmam especialistas.
A Consumer Reports ouve de muitos proprietários de veículos elétricos que eles não os carregam diariamente porque isso não é necessário, afirmou Jake Fisher, diretor sênior de testagem automotiva da organização.
Devo comprar um Tesla?
Enquanto líder do mercado, a Tesla tem algumas vantagens. Seus carros e sua tecnologia estão em uso há mais tempo do que veículos elétricos fabricados por outras empresas, e a Tesla tem uma rede de carregamento de fácil utilização para uso exclusivo nos carros que fabrica. Mas esse ambiente está se transformando rapidamente, de acordo com Weaver, da Edmunds.
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“Há uma grande explosão em termos de opções”, afirmou ele. “Todo mundo, e digo todo mundo mesmo, está entrando nesse mercado. O momento de inflexão chegou quando todas as marcas tradicionais passaram a oferecer alternativas genuinamente úteis e versáteis de veículos elétricos para até dois ou três anos.”
Vários novos modelos de carros elétricos chegaram ao mercado no início de 2021, incluindo o Mustang Mach-E, da Ford, o ID.4, da Volkswagen, e o Volvo XC40 Recharge. E fabricantes de automóveis pretendem apresentar muitos outros modelos elétricos neste ano e no próximo. Alguns dos aficionados por carros aguardam ansiosamente modelos que incluem o SUV Audi Q4 e-tron; o sedan i4, da BMW; o SUV Ioniq 5, da Hyundai; e o SUV Ariya, da Nissan. Várias startups deverão começar a fabricar carros elétricos também, incluindo um sedan da Lucid Air; e a picape R1T e o SUV R1S, da Rivian.
O que cabe no seu orçamento? (Créditos fiscais podem ajudar)
Sim, veículos elétricos são mais caros do que veículos similares movidos a gasolina, mas seus preços não dizem tudo. Isenções de impostos federais e estaduais, subsídios para a conta de luz e outras formas de economizar podem ajudar a compensar seu custo.
Nos EUA, o governo federal oferece US$ 7,5 mil em créditos fiscais para veículos elétricos. Esses créditos se esgotaram para compradores de carros Tesla ou GM, mas ainda estão disponíveis para muitas outras marcas. Tome Nissan Leaf como exemplo. O modelo básico zero-quilômetro custa aproximadamente US$ 32 mil, mas após o crédito fiscal concedido pelo governo federal, o preço cai para menos de US$ 25 mil. E Estados, municípios e até empresas de serviços públicos oferecem incentivos para a compra de veículos elétricos ou para a instalação dos carregadores de baterias em casa.
Veículos elétricos também são mais baratos de manter. Um estudo recente da Consumer Reports constatou que, em comparação a donos de veículos movidos a gasolina, um proprietário de veículos elétricos gasta 60% menos para abastecer de energia seu carro, picape ou SUV e metade com reparos e manutenção – nenhuma troca de óleo é necessária.
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Comprar um usado pode ser uma maneira mais barata de adquirir um veículo elétrico, mas avalie cuidadosamente o carro que você for comprar, particularmente em relação à integridade das baterias, porque elas decaem com o tempo. Dito isso, um veículo elétrico usado poderia ser uma escolha perfeita para um segundo carro destinado a afazeres cotidianos, locomover-se ao trabalho ou outras pequenas viagens.
Leve em conta as alternativas
Por mais empolgante que possa ser possuir um veiculo elétrico, isso pode não ser verdadeiro para todos. Muitas famílias e indivíduos não conseguem pagar por um carro elétrico que atenda a todas as suas necessidades – há poucos veículos elétricos com três fileiras de assentos e espaço para carregar seu equipamento de esportes, por exemplo, e esse modelos tendem a ser caros. Outros são difíceis de carregar a bateria em casa ou nas proximidades. É por isso que DeLorenzo e Fisher recomendaram veículos híbridos.
“Se você está interessado, mas não está bem certo se quer se comprometer tanto, esses carros híbridos são uma alternativa possível”, afirmou Fisher, da Consumer Reports.
Para muita gente, uma minivan como Chrysler Pacifica Hybrid ou um SUV como o RAV4 Prime, também híbrido, são capazes de funcionar eficientemente como carros puramente elétricos. A Toyota afirma que o RAV4 Prime tem capacidade de rodar 67,5 quilômetros sem ter de acionar o motor a gasolina, enquanto a Chrysler afirma que o Pacifica tem autonomia de 51,5 quilômetros para rodar somente com eletricidade. Se rodam principalmente entre a casa e o trabalho e em percursos dentro da cidade, esses carros raramente usam gasolina. Esses e outros modelos híbridos também se qualificam para os créditos ficais federais.
“Você pode plugá-los em uma tomada comum e dar uma carga durante a noite para sentir um gostinho de como seria ter um veículo elétrico, e daí talvez seu futuro carro seja movido puramente a eletricidade”, afirmou ele.
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(Tradução de Augusto Calil)