A recarga pelo Gás do Povo pode ser realizada utilizando o CPF do responsável familiar. (Foto: Adobe Stock)
O Programa Gás do Povo é uma política pública que facilita o acesso ao gás de cozinha para muitos brasileiros, gratuitamente. Com isso, famílias que fazem parte do Bolsa Família também podem ser beneficiadas pela iniciativa, caso se enquadrem nos requisitos necessários.
Dessa maneira, uma dúvida que pode surgir entre os participantes dos programas é sobre a possibilidade de conseguir a recarga do botijão de gás com o cartão social do Bolsa Família.
É possível efetuar a recarga com o cartão social do Bolsa Família?
No entanto, é possível utilizar outros tipos de cartões para a retirada do gás de cozinha em um ponto de revenda credenciada. São eles: o cartão de débito da Caixa Econômica Federal e o cartão bancarizado do Bolsa Família com chip.
Nos casos em que o beneficiário esteja sem o cartão permitido, o responsável familiar pode retirar o gás digitando o CPF na maquininha de cartão da Caixa, chamada de “azulzinha”. Assim, ao realizar o procedimento, um código de confirmação é enviado para o celular do responsável, para comprovar a operação.
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Governo do Brasil (@govbr)
Cartão do Bolsa Família bancarizado
Conforme publicação do MDS, em 2023, a Caixa realizou o envio de cartões do Bolsa Família com chip ou função débito para cerca de 7,6 milhões de beneficiários que não possuíam a tecnologia.
O cartão com função de débito é enviado para famílias que possuem conta Poupança Social Digital, ou conta Poupança Digital na instituição.
Como receber o cartão do Bolsa Família
De acordo com a cartilha do programa publicada pelo MDS, as famílias recém inscritas recebem uma correspondência com o cartão Bolsa Família ao serem confirmadas no benefício. Na carta, há orientações gerais, como o cronograma de pagamentos, além de informativos sobre a senha do cartão.