A expectativa dos investidores é de que a reunião entre Rússia e Ucrânia com a intermediação dos EUA possa encerrar o conflito entre os dois países. Em discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que “os documentos destinados a pôr fim a esta guerra estão quase prontos”.
Segundo Zelensky, os encontros reunirão assessores de segurança nacional dos três países e devem ter um desfecho “positivo”, embora o tema territorial no leste da Ucrânia siga como o ponto mais sensível das conversas. “É a questão que ainda não conseguimos resolver”, disse. O presidente ucraniano acrescentou que o documento sobre garantias de segurança para Kiev já foi concluído, mas ressaltou que um acordo bilateral com Washington só entrará em vigor caso Moscou aceite encerrar o conflito.
As tensões geopolíticas entre os Estados Unidos e a Europa também foram monitoradas de perto pelos investidores. Nesta quinta-feira (22), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que a União Europeia investe pouco na segurança do Ártico, e que a hora é de intensificar os esforços. Trump que deseja anexar o território aos EUA descartou uma ação militar para tomar a Groenlândia. O republicano mencionou ainda a possibilidade de cancelar tarifas que seriam aplicadas à Europa em fevereiro.
Por aqui, a atenção se concentrou na operação da Polícia Federal para apurar suspeitas de irregularidades em aportes do fundo de previdência dos servidores do estado do Rio de Janeiro em títulos do Banco Master. São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro na sede do Rioprevidência e contra gestores do fundo.
São alvos o atual presidente do fundo, Deivis Marcon Antunes, o ex-diretor de investimentos Euchério Rodrigues e o ex-gerente de investimentos Pedro Pinheiro Guerra Leal, que haviam deixado seus cargos após as suspeitas envolvendo o caso Master. Confira a reportagem completa do Estadão.
*Com informações de Silvana Rocha, Luciana Xavier, Thais Porsch e Pedro Lima, do Broadcast