Com a promessa de simplificar o sistema e reduzir distorções, o novo modelo de tributação sobre o consumo começou a sair do papel em janeiro deste ano, inaugurando o chamado “ano-teste” da reforma e dando início a um período de transição gradual que deve se estender até 2032.
Mas, afinal, o que muda na prática com a reforma tributária? E como se preparar desde já para evitar surpresas e decisões equivocadas nesse cenário?
Para responder a essas e outras perguntas relacionadas ao sistema tributário brasileiro, o Estadão apresenta, a partir da semana que vem, uma série de encontros virtuais e gratuitos sobre o tema.
Com linguagem acessível e aplicabilidade prática, as conversas serão conduzidas pela advogada e consultora tributarista Maria Carolina Gontijo, uma das vozes mais conhecidas do setor.
Sob o pseudônimo “Duquesa de Tax”, Gontijo soma mais de 200 mil inscritos nas redes sociais, onde ajuda a desmistificar temas complexos do direito tributário de maneira didática. “As pessoas precisam saber o que impacta o dia a dia delas. O imposto faz parte da vida, não pode ser algo que está renegado a uma conversa entre especialistas jurídicos”, diz.
“Esse é o caminho essencial para a gente ter cidadania: entender a tributação, poder cobrar dos políticos e exigir responsabilização”.
TaxTools: informação prática para navegar pela reforma
Ciente da urgência de preparar o público para esse novo momento, o Estadão vai além da cobertura noticiosa e apresenta o Tax Tools, uma série de encontros educacionais com foco em informação prática, aplicável e acessível sobre impostos. A proposta é ir além da teoria e discutir situações concretas que fazem parte da rotina de investidores, empresários e contribuintes para apoiar a tomada de decisões em meio às mudanças trazidas pela reforma.
“Vejo absurdos que acontecem em tributação e eu sempre passo raiva sozinha. Quando eu ia conversar com amigos que não eram da área, eles ficavam olhando pra mim sem entender nada. Então eu falava assim: eu quero que vocês sintam a mesma raiva que eu. Assim nasceu a ideia de ensinar (tributação), para não passar raiva sozinha”, explica a Duquesa, que garante ainda que os encontros serão recheados de informação prática “e sem juridiquês”.
Não perca essa oportunidade: inscreva-se agora para entender de uma vez por todas os impactos da reforma tributária no SEU dia a dia!
Como vai funcionar?
Os encontros do Tax Tools serão semanais, gratuitos e terão cerca de uma hora de duração – sempre no formato de live. Para ter acesso à sala de transmissão, os interessados devem realizar inscrição previamente na página oficial do projeto.
O modelo de transmissão ao vivo tem o objetivo de viabilizar a interação direta com o público e o esclarecimento de dúvidas em tempo real.
Veja a programação inicial abaixo:
10/02 – Imposto sobre Imóveis: O que Muda para Você em 2026
Novas regras, impactos reais sobre o aluguel e como proteger seu patrimônio.
24/02 – Morar no Paraguai para Pagar Menos Imposto: Quando faz Sentido?
Planejamento fiscal internacional além do discurso – riscos, limites e oportunidades reais.
03/03 – IR 2026: Você Pode Estar Declarando Errado
O que evitar e os cuidados a ter em conta antes de a Receita bater à sua porta.
10/03 – Holding Familiar: Proteção Inteligente ou uma Moda Cara?
Quando a estrutura funciona a seu favor – e quando vira custo, risco e dor de cabeça.