• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Crise do coronavírus tem começo, meio e fim, diz Henrique Bredda

Paciência é chave para quem entrou na Bolsa há pouco tempo

Por E-Investidor

22/03/2020 | 19:27 Atualização: 02/06/2020 | 16:41

Henrique Bredda, gestor da Alaska Asset Management. Foto: Nilton Fukuda/Estadão
Henrique Bredda, gestor da Alaska Asset Management. Foto: Nilton Fukuda/Estadão

(Valéria Bretas, E-Investidor) O cenário que se desenhava no início do ano não poderia ser melhor para os investidores que ensaiavam uma migração para a renda variável. Com a Taxa Selic no menor nível da história, a Bolsa de Valores se tornou a nova menina dos olhos. Porém, a epidemia do coronavírus derreteu os mercados e colocou boa parte da carteira no negativo. Em entrevista ao E-Investidor, Henrique Bredda, sócio-fundador da gestora Alaska Asset Management, que detém R$ 10 bilhões sob gestão, diz que a retomada do mercado de ações deve acontecer quando o ritmo de infectados estabilizar.

Leia mais:
  • Miranda: "Este é o melhor momento para ajudar o investidor"
  • Bolsa recua 42%. Por que algumas ações caem mais?
  • Americanos esgotam estoque de freezers para atravessar quarentena
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

E-Investidor: A crise do coronavírus pegou os investidores de surpresa. O que fazer?
Henrique Bredda: Historicamente, o erro clássico do investidor nesses momentos é se recolher quando os preços caem. Isso aconteceu na quebra do Lehman Brothers, em 2008, e na eleição presidencial do Brasil, em 2002. Quando a pessoa já está na bolsa, a solução é não fazer nada e esperar o turbilhão passar.

E-Investidor: Apesar das medidas anunciadas pelo governo e pelos maiores bancos do país para conter o efeitos, o mercado ainda não reagiu. O que explica essa resposta negativa?
Henrique Bredda: A situação poderia ser ainda mais grave. O mercado não subiu, mas as medidas podem ter parado a sangria. Essa pronta resposta dá uma certa tranquilidade de que o sistema não colapsa. É claro que vamos ver muitas empresa com dificuldade de caixa, mas acredito que a injeção de liquidez e flexibilização das linhas de crédito podem dar conta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

E-Investidor: O cenário de queda da B3 pode piorar?
Henrique Bredda: Já estamos em um nível muito baixo de pontuação, mas isso não quer dizer que não pode piorar. Vamos ficar um tempo nesse patamar até surgirem mais notícias positivas do que negativas, como uma vacina ou a diminuição no ritmo de muitos infectados. Nos países onde o coronavírus começou a estabilizar, a bolsa já mostra sinais de retomada.

E-Investidor: O número de pessoas físicas na Bolsa mais que dobrou em dois anos no País. Podemos ver um efeito de debandada?
Henrique Bredda: Pode acontecer um movimento de troca: sai um grupo machucado que não estava preparado para uma pancada deste porte, mas entra muita gente. Vamos nos acostumar com uma nova safra de pessoas comprando ações nos próximos 10 anos. Os mais jovens estão chegando no mercado de trabalho e mais acostumados com as plataformas de investimentos. Mesmo em uma desaceleração, esse já é um fluxo estrutural difícil de interromper.

E-Investidor: Esse é o melhor momento para o investidor comprar ações?
Henrique Bredda: O movimento é mais arriscado para quem entra na bolsa pensando no curto prazo. Se a ideia é seguir com um plano estrutural na renda variável de pelo menos dez anos, o período de estresse é mais interessante. Com certeza é melhor entrar nos 60 mil pontos do que nos 100 mil, mas isso para o investidor que está com a cabeça em 2030, e não em 2021.

E-Investidor: Quais setores são mais atrativos neste momento?
Henrique Bredda: Estamos olhando com atenção toda empresa vinculada ao mercado doméstico, como varejo, logística ou educação. Por mais frágil que o Brasil esteja, estamos em ritmo de retomada desde o início de 2016. As reformas que começaram ali atrás devem continuar nos próximos governos e essa continuidade tem grande chance de tornar o ambiente doméstico melhor ao longo do tempo. É claro que vamos enfrentar um PIB negativo forte, mas vamos retomar a trajetória do início do ano.

Publicidade

E-Investidor: Para onde vamos agora?
Henrique Bredda: Fazendo uma analogia, podemos dizer que estamos passando por uma situação de guerra. As pessoas estão sendo obrigadas a ficar em casa, escolas fechando e hospitais com leitos cheios. A diferença é que essa guerra tem começo meio e fim. A gente já viu o fim dela em outras regiões do mundo, então sabemos que é algo que vai passar e precisamos ficar de olho na retomada.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Conteúdo E-Investidor
Cotações
01/07/2025 8h24 (delay 15min)
Câmbio
01/07/2025 8h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Dólar fecha junho com queda de 4,99%; o que o investidor deve esperar em julho?

  • 4

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 5

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Você já tem esses 10 itens essenciais para a aposentadoria? Faça o checklist
Logo E-Investidor
Você já tem esses 10 itens essenciais para a aposentadoria? Faça o checklist
Imagem principal sobre o 6 sinais que indicam que sua aposentadoria será mais tranquila que a de muita gente
Logo E-Investidor
6 sinais que indicam que sua aposentadoria será mais tranquila que a de muita gente
Imagem principal sobre o Está na hora de pedir aumento? Estes 5 sinais mostram que sim
Logo E-Investidor
Está na hora de pedir aumento? Estes 5 sinais mostram que sim
Imagem principal sobre o Como saber se você já faz parte da classe média alta? Veja 8 sinais reveladores
Logo E-Investidor
Como saber se você já faz parte da classe média alta? Veja 8 sinais reveladores
Imagem principal sobre o 5 ações baratas mais recomendadas por analistas para investir em 2025
Logo E-Investidor
5 ações baratas mais recomendadas por analistas para investir em 2025
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2025: como receber a restituição do 2° lote hoje via pix?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2025: como receber a restituição do 2° lote hoje via pix?
Imagem principal sobre o Julho tem feriado? Veja as folgas do próximo mês
Logo E-Investidor
Julho tem feriado? Veja as folgas do próximo mês
Imagem principal sobre o Dá para zerar as contas em 2 meses? Veja o cronograma que cabe no seu orçamento
Logo E-Investidor
Dá para zerar as contas em 2 meses? Veja o cronograma que cabe no seu orçamento
Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador