Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “É Noite no Condado”, disparada todas as noites, de segunda a sexta-feira. Para receber na sua caixa de e-mail o melhor do mercado financeiro com comentários exclusivos do Faria Lima Elevator, cadastre-se gratuitamente.
Leia também
Amanheceu, Condado!
Vocês se lembram da dupla Bananas de Pijama? B1 e B2? Lembrei deles hoje. É que me senti um desses personagens-pastelão acompanhando o B mais importante da economia brasileira, a B3. Só fiz jogadas erradas e o início da semana cobra seu preço. Tão cedo não verei Paris.
Publicidade
Talvez, para recuperar as perdas, só resta me candidatar a uma B3 mais popular: o BBB. Vai que todo mundo gosta de mim e me dá um contrato na Globo.
Essas são as principais notícias do dia no E-Investidor, com comentários do Faria Lima Elevator:
Busca por independência financeira pode evitar relações abusivas
Se seu foco é um retorno expressivo, sem um devido controle nas despesas, você não está no caminho certo. Despesa crescendo a um ritmo próximo às receitas quer dizer baixas reservas, e reservas baixas indicam dependência de fatores externos: do trabalho, de taxas altas, ou de um mantenedor, como no exemplo da reportagem.
Publicidade
Ambipar: “Agenda ESG veio pra ficar e vai crescer”
O tema do debate climático envolve não somente questões ambientais como paixões políticas e diferentes cálculos sobre seu real impacto no desenvolvimento dos países. Há muito não debatemos o tema — desde Al Gore e sua Uma Verdade Inconveniente, talvez? — mas os últimos dados climáticos apontam urgência.
Três mitos sobre a reforma tributária que atrapalham o pequeno investidor
As maiores leis da natureza: (1) gravitação universal, (2) leis de Newton, e (3) lei dos gases ideais. As maiores leis do mercado: (1) oferta e da procura, (2) lei do daytrading (só da dinheiro pra quem vende curso) e (3) lei do contribuinte brasileiro (independente da situação, será sempre o responsável por fechar do governo).
Publicidade
Bank of America aprova negociação de futuros de Bitcoin
2010: “BTC?!”. 2012: “Moeda digital é coisa de nerd”. 2015: “Meu sobrinho começou a falar de criptos, foge que é cilada”. 2017: “Trader de vol tá inventando de negociar cripto…”. 2019: “Por que raios pequenos negócios tão aceitando BTC?!”. 2020: Dalio e Renaissance otimista com BTC. 2021: “Estamos expostos à BTC”…
Ana Paula Hornos: Empreendedorismo na pandemia? Decifre o medo e lucre com isso
Para empreender no Brasil, é necessário um kit, que além de conter uma ideia de negócio, o investimento inicial (que pode ser próprio ou financiamento, embora a última vá comer boa parte dos lucros iniciais) e os insumos, ainda necessita de fé e paciência para lidar com o labirinto tributário brasileiro.
Tweet do dia:
Curva de juro americana deixando vários corpos de gestores globais no chão. Don’t fight the yield
Publicidade
— Faria Lima Elevator (@FariaLimaElevat) July 19, 2021
Prepare-se para esta terça-feira!
- Brasil: IGP-M (2ª prévia) (jul).
Gostou? Cadastre-se e receba “É Noite no Condado” na sua caixa de e-mail.