O que este conteúdo fez por você?
- Ser vitorioso em uma grande conquista traz muita felicidade, mas pode ser acompanhada de um aumento da autocobrança na superação da meta seguinte
- Conhece pessoas que estão sempre pensando na próxima etapa? Indivíduos que mal terminaram uma conquista e já querem algo mais, mostrando-se eternamente insatisfeitos?
Sendo você um iniciante ou um investidor qualificado, já deve ter ouvido falar sobre a busca pela hora certa de realizar os lucros: o momento perfeito para vender ações em alta e colocar o dinheiro no bolso com ganhos. O máximo da felicidade e da consagração de um investidor, quase como um troféu de vitória, seria acertar o ponto ideal da compra das ações na baixa para vendê-las na alta.
Leia também
Mesmo acertando precisamente os valores da menor baixa e da maior alta em seus movimentos de compra e venda, e podendo alardear por aí seu brilhantismo, o investidor sagaz irá sempre se deparar com o momento e as perguntas seguintes: estou com o dinheiro no bolso, e agora? Invisto em quê? Qual seria a próxima bola da vez? Tenho que investir de novo. Tenho que acertar outra vez.
E este vazio seguinte, que muitas vezes acompanha o investidor, também pode ser encontrado na vida, em diversos aspectos: o vazio existencial que se segue após atingir um grande objetivo.
Publicidade
Ser vitorioso em uma grande conquista traz muita felicidade, mas pode ser acompanhada de um aumento da autocobrança na superação da meta seguinte, e de um aumento da ansiedade pela busca constante dos próximos passos.
Conhece pessoas que estão sempre pensando na próxima etapa? Indivíduos que mal terminaram uma conquista e já querem algo mais, mostrando-se eternamente insatisfeitos?
O segredo do sucesso perene e da felicidade consistente, tanto nos investimentos como na vida, passa por desfrutar da trajetória em que se está percorrendo, muito mais do que dos resultados pontuais. Elenco aqui 5 dicas para reflexão neste momento que marca o encerramento do velho e o início de um novo ano:
- Cuide de sua rede de apoio e relações humanas. Depositar muita energia e foco em uma única dimensão pode gerar isolamento e perda de amizades e relacionamentos.
- Tenha em mente um processo contínuo, de longa duração. Tanto os objetivos pessoais como os investimentos precisam ser vistos no longo prazo, como algo perene, como um processo que faz parte da vida, e não como momentos estanques e curtos.
- Estabeleça metas de longo prazo, fatie em metas menores e celebre cada uma das conquistas! Faça intervalos de comemoração com pessoas próximas e queridas. Isso vai gerar pausas para reflexão, registros cerebrais de satisfação, que interrompem a ansiedade e fortalecem os laços de pertencimento.
- Enxergue um senso de contribuição e propósito no que você faz. Tanto o seu trabalho, como o seu dinheiro podem ser úteis para construir empresas sustentáveis, geração de empregos e uma sociedade melhor. A especulação traz prejuízos tanto ao investidor quanto ao ativo investido.
- Olhe para fora e além de si. Foque nas pessoas e em objetivos mais amplos. E, quando se perder na impulsividade e nos prazeres imediatos de curto prazo, tenha a humildade e a sabedoria de reconhecer e buscar ajuda.
Aproveite o fim de ano para um intervalo de celebração e reflexão. Que o próximo ano seja de compromisso com uma jornada contínua de qualidade de vida, saúde mental, autorrealização, mais humanizada. Para você, desejo um feliz 2022 com muito propósito e contribuição com a sociedade através das suas atitudes, do seu trabalho e dos seus investimentos!