• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Bitcoin: Por que a criptomoeda ficou dependente do mercado tradicional?

Conversa com o especialista em criptomoedas Bruno Cohem mostra o que está acontecendo com este mercado

Por Fabrizio Gueratto

10/11/2022 | 8:18 Atualização: 10/11/2022 | 8:18

Receba esta Coluna no seu e-mail
Bruno Cohem, especialista em criptomoedas do projeto Crypto 357. Crédito: Rene Paraíso
Bruno Cohem, especialista em criptomoedas do projeto Crypto 357. Crédito: Rene Paraíso

Desde o início da criação do bitcoin (BTC), a cotação da criptomoeda sempre esteve descorrelacionada do mercado financeiro tradicional. Não importava se a bolsa de valores norte-americana estava em queda ou em forte alta. Simplesmente os dois mundos não se conversavam.

Leia mais:
  • FTX: crise abala o mundo cripto e reforça o debate sobre regulação
  • Tokenização chega à economia real e pode valer bilhões
  • O sobe e desce das criptomoedas em outubro; Veja quem se deu bem
Cotações
19/03/2026 16h23 (delay 15min)
Câmbio
19/03/2026 16h23 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Isso foi usado durante muito tempo pelos defensores do bitcoin como justificativa de que a criptomoeda é o único ativo que resiste a crises globais provocadas pelos governos ou pelos grandes bancos.

Convidei para uma conversa o Bruno Cohem, especialista em criptomoedas do projeto Crypto 357, para entender melhor o que está acontecendo com este mercado:

Publicidade

Podemos afirmar que o bitcoin e as criptomoedas estão relacionadas à economia norte-americana?

Isso é um fato. Hoje, todo o mercado de renda variável, em especial a bolsa de valores e as criptomoedas, está correlacionado. A diferença está na volatidade do mercado cripto, infinitamente maior tanto para cima quanto para baixo. O investidor que não entender isso irá perder dinheiro. O fanatismo por qualquer ativo está na contramão dos vencedores.

Na sua opinião, por que a correlação aconteceu?

No início, o Bitcoin era um ativo não negociado pelo mercado tradicional. Nenhum fundo de investimento, por exemplo, colocava criptoativos em sua carteira, seja por não entender esta moeda digital ou pelo simples fato de sua volatilidade ser tão grande que poderia fazer com que a performance do fundo fosse ladeira abaixo.

Publicidade

Mas isso mudou nos últimos anos. Grandes family offices (escritórios que atendem famílias com grande patrimônio), hedge funds (fundos que usam estratégias de risco para compensar eventuais perdas) e instituições financeiras passaram a olhar para este mercado e ter criptoativos em suas carteiras.

Isso acaba fazendo uma espécie de efeito manada. Quando existe uma tendência de baixa no mercado de ações, estes players reduzem o porcentual alocado em ativos de risco e isso inclui o bitcoin. E o contrário também ocorre, na tendência de alta.

Esse cenário pode se inverter novamente para as criptomoedas se comportarem à parte do mercado de ações?

Acho muito difícil pensando no longo prazo, exatamente porque o mercado tradicional cada vez mais coloca bitcoin e outras moedas digitais em suas carteiras. A tendência é de que isso aumente cada vez mais. Basta ver o que está acontecendo com os maiores bancos do mundo.

Publicidade

Quase todos eles, de alguma forma, estão neste novo mercado e isso fará com que a volatilidade cada vez mais se aproxime do mercado de ações tradicional. Não vejo isso como algo ruim, faz parte do processo de amadurecimento do bitcoin, mesmo sabendo que em algum momento os países farão alguma regulamentação do mercado de criptoativos.

Dito isso, eu acredito que esse amadurecimento do mercado levará anos para acontecer. Hoje ainda é um mercado extremamente especulativo no qual os fundamentos ficam em segundo plano, o que significa que poderemos ver o bitcoin descolar do mercado tradicional muitas vezes.

O que você espera das dezenas de milhares de criptomoedas que existem no mercado?

A maioria das criptomoedas se trata de lixo digital. Não tem fundamento, não tem tecnologia e não tem comunidade por trás. Isso aconteceu na crise da bolha.com (nos anos 2000). Assim como em todas as revoluções tecnológicas, muita coisa some, mas a tecnologia persiste e se solidifica.

Publicidade

Eu não consigo enxergar um mundo sem as criptomoedas. Isso é um fato. Quando me perguntam se eu acho que elas vão substituir o dólar ou as moedas emitidas pelos governos, eu respondo que não. Elas provavelmente irão coexistir e em algum momento as transações entre si serão muito mais simples do que são hoje. Uma coisa é fato: você pode gostar ou não das criptomoedas, mas não dá para ignorá-las.

Assista neste link o vídeo exclusivo da atualização do ethereum.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ativo digital
  • Bitcoin
  • Criptomoedas
  • Estados Unidos
  • Mercado financeiro

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Copom corta a Selic e reforça cautela — o que fazer com seus investimentos agora

  • 2

    Como investir em renda fixa com guerra no Irã e queda da Selic: CDI, prefixado ou IPCA+

  • 3

    Warren Buffett tem uma regra simples para a aposentadoria — e muita gente ignora

  • 4

    Tesouro injeta R$ 42 bi em dois dias e faz maior intervenção em 13 anos

  • 5

    Ibovespa hoje fecha em alta com novo salto do petróleo e decisões do Fed e Copom no radar

Publicidade

Quer ler as Colunas de Fabrizio Gueratto em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (19/03)?
Logo E-Investidor
Bolsa Família: qual NIS recebe hoje (19/03)?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: 6 despesas para considerar ao escolher o modelo de declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: 6 despesas para considerar ao escolher o modelo de declaração
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: o que é o modelo de declaração completa?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: o que é o modelo de declaração completa?
Imagem principal sobre o Salário-maternidade: veja a duração do benefício em casos de parto
Logo E-Investidor
Salário-maternidade: veja a duração do benefício em casos de parto
Imagem principal sobre o Bolsa Família: 4 situações que podem bloquear o seu benefício em 2026
Logo E-Investidor
Bolsa Família: 4 situações que podem bloquear o seu benefício em 2026
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quais são os modelos de declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quais são os modelos de declaração?
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: dicas de ouro de como escolher o modelo certo de declaração
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: dicas de ouro de como escolher o modelo certo de declaração
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: em qual período do dia não é possível enviar a declaração?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: em qual período do dia não é possível enviar a declaração?
Últimas: Colunas
OPINIÃO: Vorcaro fez o Lobo de Wall Street virar estagiário
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Vorcaro fez o Lobo de Wall Street virar estagiário

Para igualar o estrago de Vorcaro, Belfort precisaria repetir seu esquema mais de 50 vezes consecutivas

19/03/2026 | 14h26 | Por Fabrizio Gueratto
Com provisões para calotes em níveis recordes, bancos refletem novo ambiente de risco e juros altos
Einar Rivero
Com provisões para calotes em níveis recordes, bancos refletem novo ambiente de risco e juros altos

O sistema bancário está provisionando mais, devido ao crescimento da economia e o maior risco de crédito

18/03/2026 | 14h21 | Por Einar Rivero
Enquanto o país torcia pelo Oscar, o Brasil perdia relevância econômica
Vitor Miziara
Enquanto o país torcia pelo Oscar, o Brasil perdia relevância econômica

Indicadores como dívida pública, juros elevados e alta nas recuperações judiciais levantam alertas sobre a economia

17/03/2026 | 16h00 | Por Vitor Miziara
Fundo matrioska: o problema das taxas em camadas
Luciana Seabra
Fundo matrioska: o problema das taxas em camadas

Luciana Seabra analisa a questão dos fundos de investimento em ouro da XP e explora o tema das taxas em camadas

17/03/2026 | 14h02 | Por Luciana Seabra

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador