• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Liderança da mulher precisa estar na pauta do negócio e de aliados homens

CEO da BlackRock no Brasil estreia sua coluna no E-Investidor com defesa da diversidade nas empresas

Por Karina Saade

20/06/2023 | 15:21 Atualização: 20/06/2023 | 15:26

Receba esta Coluna no seu e-mail
Foto: Envato Elements
Foto: Envato Elements

Em muitas reuniões, ainda sou a única mulher da sala entre vários homens brancos. Este fator não me deixa intimidada, mas sim pensativa sobre as razões pelas quais, apesar do discurso sobre diversidade e inclusão ganhar força ao longo dos últimos anos, na prática o progresso ainda é pouco expressivo.

Leia mais:
  • Por que mulheres são mais especializadas do que os homens?
  • Conheça 6 mulheres para acompanhar no mercado financeiro
  • Brasileiros lucram com aluguel de imóveis em Portugal
Cotações
09/05/2026 3h58 (delay 15min)
Câmbio
09/05/2026 3h58 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Muitas mulheres são a minha inspiração, mas quando penso em nomes no setor financeiro, infelizmente não são muitas. Afinal, todos sabemos dos desafios de equidade de gênero nesse segmento.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), do total de profissionais com Certificação de Gestores de Carteiras Anbima (CGA) apenas 7% são mulheres. Outro estudo da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec) mostra que do universo de 1.313 analistas com Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) credenciados, somente 14% são do sexo feminino. Números assim reforçam que ainda estamos longe de um retrato diverso no setor financeiro.

Publicidade

É necessário ter um olhar positivo com o objetivo de mudarmos este cenário e aumentarmos a participação das mulheres no segmento. Para a BlackRock, esse tema vai além da responsabilidade social: é uma pauta de negócios, porque empresas que têm mais diversidade normalmente apresentam desempenho melhor.

Segundo o Boston Consulting Group, as companhias que estão mais avançadas nessa frente atraem e retêm os melhores talentos com mais facilidade, atendem melhor às demandas de clientes e reguladores e, em alguns casos, diminuem os riscos de litígio. Talvez por conta disso, empresas com lideranças diversificadas possuem receita 19% maior, graças à inovação e melhor tomada de decisão.

Na nossa linha de negócios, as vantagens da diversidade são tangíveis: equipes de investimento mais diversificadas, em que os gestores não pensam da mesma forma, seguem menos as bolhas de mercado e, consequentemente, geram retornos melhores com mais recorrência para os nossos clientes.

Os homens como nossos aliados

Sempre falo que precisamos – e devemos – ser diferentes dos homens, mas isso não quer dizer que vivemos em um cenário nós (mulheres) versus eles (homens). Podemos e necessitamos trabalhar cada dia mais juntos e de forma integrada. Ter a empatia por parte do meio masculino é fundamental para conquistarmos cada vez mais espaço e o reconhecimento necessário no setor. Gostaria de ter cada vez mais homens como nossos aliados, mentores e até como patrocinadores.

Eu mesma já tive o apoio de um patrocinador na BlackRock que foi fundamental no desenvolvimento da minha carreira. Neste contexto, o patrocínio ultrapassa a mentoria. É a relação na qual um alto executivo, por exemplo, acredita no potencial da patrocinada e utiliza sua influência de forma desinteressada para advogar a seu favor por conhecer as complexidades da carreira e da organização. Ou seja, tem que estar disposto a investir seu capital político e ser influenciador.

Publicidade

Dados mais recentes da BlackRock mostram que as mulheres representam 43,5% do total das contratações. A gestora tem o compromisso de ampliar a presença feminina em cargos de liderança passando de 30% para 32,5% até 2024. Isso mostra que a estratégia de patrocínio pode representar um passo muito importante no desenvolvimento profissional das nossas líderes.

Já tenho visto ótimos exemplos no que se refere ao entendimento dos homens sobre a importância de serem nossos aliados. A geração dos millennials – nascidos na década de 1980 até, aproximadamente, o final do século –, na qual famílias com dupla carreira são mais comuns, é muito mais assertiva e apoiadora do público feminino nas questões de carreira. E não só no setor financeiro, mas no mercado de trabalho em geral.

Intimidação

Voltando ao meu pensamento inicial, às vezes me sinto intimidada pelo conhecimento que está ao meu redor, pois há tantas incertezas no mundo de investimentos que preciso aprender o tempo todo. E parte do meu trabalho consiste em ser humilde em relação ao que sei e ao que não sei e o quanto ainda preciso aprender e ser curiosa.

Mas não me sinto intimidada por ser a única mulher, porque reconheço que trago habilidades diferentes que são muito valiosas para a BlackRock. Muitas delas, geralmente soft skills (habilidades comportamentais), são cada vez mais valiosas em um mundo que estimula a liderança humanizada.

As mulheres precisam incorporar e construir essa confiança. Além disso, também precisam criar parcerias com homens que possam ajudá-las a navegar no mundo financeiro e tornar suas contribuições mais visíveis. Isso não as torna mais fracas, mas sim adaptáveis às condições atuais do ambiente de trabalho e mais capazes de alcançar o sucesso.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Anbima
  • BlackRock
  • Diversidade
  • ESG
  • Investidores
  • Investimento
  • Mercado financeiro

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar

  • 2

    Ibovespa sobe com payroll forte, apesar de tensão no Oriente Médio; dólar cai a R$ 4,89

  • 3

    “Da Conta Delas”: mais de 40 milhões de mulheres estão endividadas — e o problema vai além da falta de controle

  • 4

    Tesouro Reserva estreia com toque de campainha na B3; novo título terá liquidez 24 horas e aplicação a partir de R$ 1

  • 5

    Ibovespa hoje cai mais de 2% em dia de queda da Petrobras, Vale e bancos; reunião Lula-Trump fica no radar

Publicidade

Quer ler as Colunas de Karina Saade em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Logo E-Investidor
Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Imagem principal sobre o 3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Logo E-Investidor
3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Imagem principal sobre o Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Logo E-Investidor
Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Imagem principal sobre o 1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Logo E-Investidor
1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Últimas: Colunas
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto
Eduardo Mira
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto

Tesouro Nacional lança título com liquidez instantânea via Pix, sem ideal para reserva de emergência

08/05/2026 | 14h23 | Por Eduardo Mira
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos
William Eid
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos

Investir em ouro ou criptoativos não é sinal de maturidade financeira; a verdadeira sofisticação está em investir com base em objetivos

07/05/2026 | 17h18 | Por William Eid
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã

É a síndrome do 'venci na vida' parcelada em 60 vezes

07/05/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto
Lula vai a Washington vender o que ainda não tem
Thiago de Aragão
Lula vai a Washington vender o que ainda não tem

Pressionado internamente e diante de um Trump em busca de minerais críticos, Lula chega aos EUA com uma carta poderosa — mas sem a estrutura para capturar seu valor

06/05/2026 | 17h52 | Por Thiago de Aragão

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador