• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Na relação com o assessor, a transparência basta? Eu acho que não

Termo de ciência sobre atuação do assessor de investimento tem causado estranheza entre investidores

Por Luciana Seabra

28/08/2023 | 11:13 Atualização: 28/08/2023 | 11:13

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Recebi mensagens de alguns clientes nas últimas semanas perguntando se deveriam assinar um termo enviado pela pessoa que os atende na corretora.

Leia mais:
  • Por que o “fee fixo” do assessor não resolve o conflito de interesse
  • 8 mentiras que fazem você perder dinheiro com a previdência
  • Otimismo na Faria Lima, acalanto para investidores de longo prazo
Cotações
20/12/2025 16h49 (delay 15min)
Câmbio
20/12/2025 16h49 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No documento, chamado de “Termo de Ciência sobre Atuação do Assessor de Investimento”, um item em especial causou estranhamento. Nele está escrito que o cliente está confirmando ao assinar o termo que, citando literalmente, “os interesses do assessor de investimento podem entrar em conflito com meus interesses, especialmente em razão da forma como ele é remunerado em decorrência das minhas decisões de investimento”.

As corretoras não acordaram com uma crise de “sincericídio”, com sua licença para usar um neologismo dos nossos tempos. Foi uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Na resolução 178, que começou a valer neste ano, o órgão regulador do mercado determinou que elas deem transparência sobre os potenciais conflitos dos assessores.

Publicidade

A transparência é um avanço, claro. E ela não para aí. No texto da nova instrução de fundos, a 175, que começa a entrar em vigor em outubro deste ano, tem mais. Segundo o documento, os fundos serão obrigados a divulgar a taxa de distribuição – ou seja, com qual fatia da taxa de administração do produto fica a corretora.

Já tenho ouvido pelos corredores caminhos criativos do mercado para limitar essa transparência. Seja como for, quero acreditar que será possível em algum momento analisar as recomendações de assessores de troca de um fundo por outro com uma informação valiosa a mais: quanto ele ganha a mais se optarmos por ouvi-lo.

  • Conflito de interesse faz vítimas entre investidores e CVM aperta o cerco

Diante da visibilidade crescente dos produtos, é claro que precisamos comemorar. Não posso deixar de notar, entretanto, o desconforto dos clientes em assinar o documento. E eu estou com eles na pergunta: será que transparência basta?

Talvez o cliente não esperasse que a corretora aceitasse tão explicitamente que o modelo de remuneração criado por ela própria – e sobre o qual portanto tem controle – coloca os interesses do assessor em conflito com os seus.

Imagine chegar a um médico e ter que assinar um termo como esse no meio da consulta? Deveria ser obrigatório de fato se ele recebesse comissão pelos remédios que indica. Agora, não daria uma sensação de desamparo ser confrontado com essa verdade?

Publicidade

E talvez aí esteja um grande problema na relação entre assessor e cliente: ele ainda ser visto por tantos como o médico e não como o sócio da farmacêutica – muito menos o portador dos dois crachás.

Também seguindo uma exigência da CVM, o termo da corretora deixa claro que o assessor está proibido de “gerir meus recursos, atuar como meu consultor ou realizar análise de valores mobiliários”.

Aproveitei o ensejo e fiz uma enquete no meu Instagram, em que havia duas opções: “Meu assessor de fato só oferece produtos” e “Às vezes meu assessor faz análise” – 51% dos 187 respondentes ficaram com a opção 2.

Enquanto essa confusão de papéis não for resolvida, o investidor seguirá refém dos conflitos, mesmo que ciente deles. O mercado de consultoria e análise independente – sem vínculo com corretoras ou bancos e em que profissionais não são comissionados, recebem somente de clientes – precisa se desenvolver para haver uma solução real.

Publicidade

Se tenho alguma esperança no efeito de toda essa transparência, ela veio das conversas com assessores que alguns clientes copiaram e me encaminharam. No pedido de assinatura e no papo sobre o termo, havia um constrangimento pairando no ar. E quem sabe daí venham mudanças. Já recebo muitas mensagens de assessores cansados do modelo de comissionamento existente hoje.

Enquanto isso não acontece, do meu ponto de vista aqui, enxergo a mente do cliente funcionando mais ou menos assim: “Legal, entendi que quem eu via como médico é na verdade o sócio da farmacêutica, mas… e agora? Que remédio eu tomo?

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Bancos
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Corretoras
  • Fundos de investimento
  • Gestores
  • Investidores
  • Investimentos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ministério Público denuncia Nelson Tanure por operações feitas na Gafisa

  • 2

    13º salário com Selic a 15%: como investir com baixo risco e retorno maior

  • 3

    Liquidação do Master completa um mês: veja o que fazer se você ainda tem dinheiro a receber

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta atento ao CPI dos EUA, projeção de inflação do BC e pesquisa eleitoral

  • 5

    Alta do Ibovespa em 2025 foi correção, dizem especialistas; veja as decepções e as surpresas no ano

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luciana Seabra em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Logo E-Investidor
Quais são os descontos aplicados para o IPVA 2026 no Rio Grande do Sul?
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: entenda como é a renovação facilitada para bons condutores
Imagem principal sobre o Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Logo E-Investidor
Quina de hoje (19): VEJA NOVO HORÁRIO DO SORTEIO 6907
Imagem principal sobre o 13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Logo E-Investidor
13º salário: servidores de Curitiba (PR) já podem consultar contracheque com detalhes dos descontos
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como funciona o desconto por pagamento antecipado
Imagem principal sobre o CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Logo E-Investidor
CNH do Brasil: como vai funcionar o reteste sem custo?
Imagem principal sobre o IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Logo E-Investidor
IPVA 2026 Rio Grande do Sul: como e onde pagar o IPVA 2026
Imagem principal sobre o Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Logo E-Investidor
Mega da Virada 2025: quantos vencedores foram do Paraná?
Últimas: Colunas
O que um museu em Edimburgo revela sobre a nossa relação com o dinheiro
Espaço do Especialista
O que um museu em Edimburgo revela sobre a nossa relação com o dinheiro

O Museum on the Mound revela que o dinheiro vai muito além de moedas e cédulas e que entender seu significado é essencial para usá-lo com mais sabedoria

19/12/2025 | 17h15 | Por Leonardo Pastore, assessor da Valor Investimentos
Como usar o PGBL para pagar menos imposto de renda
Eduardo Mira
Como usar o PGBL para pagar menos imposto de renda

Benefício fiscal da previdência privada permite deduzir até 12% da renda tributável no IR e transformar imposto em patrimônio, mas só até o fim de dezembro

19/12/2025 | 16h00 | Por Eduardo Mira
TUJU: quanto custa o menu degustação que traduz a multiculturalidade paulistana?
Quanto custa?
TUJU: quanto custa o menu degustação que traduz a multiculturalidade paulistana?

Menu de dez etapas destaca ingredientes de cercania e segue a sazonalidade definida pelas chuvas paulistas

18/12/2025 | 18h34 | Por Quanto custa?
OPINIÃO. A conta chegou à vista para o brasileiro, mas o discurso ainda está parcelado
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO. A conta chegou à vista para o brasileiro, mas o discurso ainda está parcelado

Juros altos não são um acidente de percurso, mas o espelho de um país que estruturou consumo, empresas e Estado na dependência do dinheiro barato

18/12/2025 | 14h25 | Por Fabrizio Gueratto

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador