• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Colunista

Na relação com o assessor, a transparência basta? Eu acho que não

Termo de ciência sobre atuação do assessor de investimento tem causado estranheza entre investidores

Por Luciana Seabra

28/08/2023 | 11:13 Atualização: 28/08/2023 | 11:13

Receba esta Coluna no seu e-mail
(Foto: Envato Elements)
(Foto: Envato Elements)

Recebi mensagens de alguns clientes nas últimas semanas perguntando se deveriam assinar um termo enviado pela pessoa que os atende na corretora.

Leia mais:
  • Por que o “fee fixo” do assessor não resolve o conflito de interesse
  • 8 mentiras que fazem você perder dinheiro com a previdência
  • Otimismo na Faria Lima, acalanto para investidores de longo prazo
Cotações
08/05/2026 18h11 (delay 15min)
Câmbio
08/05/2026 18h11 (delay 15min)

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

No documento, chamado de “Termo de Ciência sobre Atuação do Assessor de Investimento”, um item em especial causou estranhamento. Nele está escrito que o cliente está confirmando ao assinar o termo que, citando literalmente, “os interesses do assessor de investimento podem entrar em conflito com meus interesses, especialmente em razão da forma como ele é remunerado em decorrência das minhas decisões de investimento”.

As corretoras não acordaram com uma crise de “sincericídio”, com sua licença para usar um neologismo dos nossos tempos. Foi uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Na resolução 178, que começou a valer neste ano, o órgão regulador do mercado determinou que elas deem transparência sobre os potenciais conflitos dos assessores.

Publicidade

A transparência é um avanço, claro. E ela não para aí. No texto da nova instrução de fundos, a 175, que começa a entrar em vigor em outubro deste ano, tem mais. Segundo o documento, os fundos serão obrigados a divulgar a taxa de distribuição – ou seja, com qual fatia da taxa de administração do produto fica a corretora.

Já tenho ouvido pelos corredores caminhos criativos do mercado para limitar essa transparência. Seja como for, quero acreditar que será possível em algum momento analisar as recomendações de assessores de troca de um fundo por outro com uma informação valiosa a mais: quanto ele ganha a mais se optarmos por ouvi-lo.

  • Conflito de interesse faz vítimas entre investidores e CVM aperta o cerco

Diante da visibilidade crescente dos produtos, é claro que precisamos comemorar. Não posso deixar de notar, entretanto, o desconforto dos clientes em assinar o documento. E eu estou com eles na pergunta: será que transparência basta?

Talvez o cliente não esperasse que a corretora aceitasse tão explicitamente que o modelo de remuneração criado por ela própria – e sobre o qual portanto tem controle – coloca os interesses do assessor em conflito com os seus.

Imagine chegar a um médico e ter que assinar um termo como esse no meio da consulta? Deveria ser obrigatório de fato se ele recebesse comissão pelos remédios que indica. Agora, não daria uma sensação de desamparo ser confrontado com essa verdade?

Publicidade

E talvez aí esteja um grande problema na relação entre assessor e cliente: ele ainda ser visto por tantos como o médico e não como o sócio da farmacêutica – muito menos o portador dos dois crachás.

Também seguindo uma exigência da CVM, o termo da corretora deixa claro que o assessor está proibido de “gerir meus recursos, atuar como meu consultor ou realizar análise de valores mobiliários”.

Aproveitei o ensejo e fiz uma enquete no meu Instagram, em que havia duas opções: “Meu assessor de fato só oferece produtos” e “Às vezes meu assessor faz análise” – 51% dos 187 respondentes ficaram com a opção 2.

Enquanto essa confusão de papéis não for resolvida, o investidor seguirá refém dos conflitos, mesmo que ciente deles. O mercado de consultoria e análise independente – sem vínculo com corretoras ou bancos e em que profissionais não são comissionados, recebem somente de clientes – precisa se desenvolver para haver uma solução real.

Publicidade

Se tenho alguma esperança no efeito de toda essa transparência, ela veio das conversas com assessores que alguns clientes copiaram e me encaminharam. No pedido de assinatura e no papo sobre o termo, havia um constrangimento pairando no ar. E quem sabe daí venham mudanças. Já recebo muitas mensagens de assessores cansados do modelo de comissionamento existente hoje.

Enquanto isso não acontece, do meu ponto de vista aqui, enxergo a mente do cliente funcionando mais ou menos assim: “Legal, entendi que quem eu via como médico é na verdade o sócio da farmacêutica, mas… e agora? Que remédio eu tomo?

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Bancos
  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Corretoras
  • Fundos de investimento
  • Gestores
  • Investidores
  • Investimentos

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Gringos impulsionam o Ibovespa, small caps ficam para trás e criam oportunidade

  • 2

    IPO da Compass vai reabrir janela na B3? Entenda por que retomada ainda pode demorar

  • 3

    Dividendos em maio: bancos e corretoras ajustam carteiras, mas reforçam apostas; veja o que comprar

  • 4

    Ibovespa hoje fecha em alta com aposta por acordo entre EUA e Irã; petróleo tomba

  • 5

    As small caps mais recomendadas para investir em maio, segundo 7 bancos e corretoras

Publicidade

Quer ler as Colunas de Luciana Seabra em primeira mão? Cadastre-se e receba na sua caixa de entrada

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Cadastre-se e receba Coluna por e-mail

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade e os Termos de Uso do Estadão E-investidor.

Inscrição feita com sucesso

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Logo E-Investidor
Idosos podem economizar na conta de luz: como funciona o desconto de 100% na fatura?
Imagem principal sobre o Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Logo E-Investidor
Idosos com 60 anos e com 80 anos não têm a mesma prioridade no atendimento preferencial; veja como funciona
Imagem principal sobre o 3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Logo E-Investidor
3 estratégias para você acumular riqueza e mudar a vida financeira
Imagem principal sobre o Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Quem mora com idosos pode ter desconto na conta de água; entenda como funciona
Imagem principal sobre o Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Logo E-Investidor
Bilhete para gratuidade no Metrô: onde idosos podem solicitar o cartão?
Imagem principal sobre o 13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Logo E-Investidor
13º salário do INSS antecipado: saiba qual é o novo valor das parcelas
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas: veja como realizar a portabilidade de empréstimos consignados
Imagem principal sobre o 1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Logo E-Investidor
1º lote da restituição do IR 2026: quando o dinheiro será liberado?
Últimas: Colunas
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto
Eduardo Mira
Tesouro Reserva: o que muda para o investidor com o novo título do Tesouro Direto

Tesouro Nacional lança título com liquidez instantânea via Pix, sem ideal para reserva de emergência

08/05/2026 | 14h23 | Por Eduardo Mira
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos
William Eid
A sofisticação em investimentos não está nos ativos, mas nos processos

Investir em ouro ou criptoativos não é sinal de maturidade financeira; a verdadeira sofisticação está em investir com base em objetivos

07/05/2026 | 17h18 | Por William Eid
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã
Fabrizio Gueratto
OPINIÃO: Os endividados de hoje são os ostentadores de ontem e serão os sustentados pelos filhos de amanhã

É a síndrome do 'venci na vida' parcelada em 60 vezes

07/05/2026 | 14h50 | Por Fabrizio Gueratto
Lula vai a Washington vender o que ainda não tem
Thiago de Aragão
Lula vai a Washington vender o que ainda não tem

Pressionado internamente e diante de um Trump em busca de minerais críticos, Lula chega aos EUA com uma carta poderosa — mas sem a estrutura para capturar seu valor

06/05/2026 | 17h52 | Por Thiago de Aragão

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador