Este texto foi enviado primeiro para assinantes da newsletter “Start to Invest”, disparada todas as quintas-feiras. Para receber na sua caixa de e-mail, cadastre-se gratuitamente.
Leia também
Já falamos por aqui que um dos passos mais importantes para ficar com as finanças em dia é colocar todos os gastos no papel. Isso também deve acontecer na hora de comprar um item de alto valor, como um carro, por exemplo. Avaliar com calma todos os custos antes de colocar a mão no bolso pode te tirar de uma grande enrascada – em alguns casos você pode até descobrir que investir esse valor é um negócio melhor. Nesta semana mostramos como avaliar todas essas variáveis. Vamos lá?
Destaque da semana para não ser noob:
O que são fundos imobiliários e como investir
Existe uma forma de investir no mercado imobiliário sem ter a obrigação de comprar uma propriedade, arranjar um inquilino e ainda cuidar da manutenção. Imagine um grupo de investidores que se juntam para adquirir um empreendimento. Cada um paga por uma cota do total e recebe o valor proporcional à sua parte. Nesse processo, há um profissional para decidir quais propriedades serão escolhidas, quem serão os inquilinos e cuidar de todo o investimento. Essa é a dinâmica de um fundo. Vem entender melhor!
Deu o que falar:
Vale a pena comprar um carro ou é melhor investir?
Publicidade
Antes de usar as economias para comprar um item de alto valor, é importante você analisar algumas variáveis que podem não estar embutidas no valor previsto. No caso de um carro novo, por exemplo, há custos invisíveis, como seguro, revisão e combustível. Em alguns casos, investir o dinheiro pode ser uma alternativa mais interessante.
Tem desconto para pagar com Pix? Advogados comentam
O Pix inaugurou uma série de vantagens: transferência instantânea de dinheiro durante 24 horas, nos sete dias da semana, e sem tarifas. Em março, o novo sistema vai permitir que lojistas criem QR Codes para receberem pagamentos, mas quando fazemos uma compra com um cartão, existe um intermediador que cobra uma taxa do estabelecimento. Ou seja, com menos custos,o cliente não deveria ter mais desconto?
Conheça as 30 mulheres CEOs do S&P 500
Publicidade
A presença feminina no mercado financeiro ainda está longe do que seria ideal em termos de equidade de gênero. E o S&P 500, índice do mercado de ações norte-americano, estampa bem este cenário. Das 500 maiores empresas listadas em Bolsa, apenas 30 possuem mulheres como CEOs – o equivalente a 6% do total. Mostramos quem são os nomes por trás dessa estatística. Vem ver!
Um pause para grandes aprendizados:
Você sabe o que é fobia financeira?
Você já evitou olhar para os boletos ou adiar o pagamento de uma conta do cartão de crédito por receio de lidar com o valor da fatura? Se a sua relação com o dinheiro te causa medo e ansiedade, saiba que essas dores têm nome: fobia financeira. Ela está presente em 2 de cada 3 brasileiros e pode representar um sério problema para a saúde. Cuidar desse comportamento é importante no seu processo de aprendizado sobre finanças.
Seguro de vida é investimento?
Apesar da crise do coronavírus ter paralisado boa parte das atividades no ano passado, o setor de seguros foi um dos poucos que se beneficiou. Com o receio de morte, os brasileiros passaram a procurar proteção para o futuro. Mas é importante você saber que o seguro de vida não é um investimento, mas funciona como uma boa garantia financeira contra imprevistos.
Publicidade
Gostou? Cadastre-se e receba “Start to Invest” na sua caixa de entrada