Comportamento

Jogos NFT: o que são e como funcionam?

Eles oferecem aos gamers criptomoedas que podem ser trocadas por dinheiro real

Jogos NFT: o que são e como funcionam?
Jogos NFT devem ser escolhidos com cautela. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
  • Além da venda dos NFTs, os games permitem que os jogadores conquistem novos tokens à medida que avançam de fase ou conquistam boas colocações no ranking
  • Existem três principais modelos de jogos NFT em que as pessoas podem ganhar dinheiro: metaverso, play-to-earn (P2E) e in-game

Você sabe o que são jogos NFT? Para deixá-lo a par do assunto, o E-Investidor conversou com o especialista em NFT Pedro Almeida.

Antes de entrarmos nessa seara, porém, é importante compreender o que é um NFT.

Tokens não fungíveis (NFTs) são ativos digitais que representam objetos do mundo real — como arte, música, vídeo e itens de games — negociados de maneira on-line. Um jogo considerado NFT deve oferecer aos gamers criptomoedas que possam ser trocadas por dinheiro real, de acordo com Almeida.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para transformar as moedas do game em dinheiro, a carteira do usuário precisa estar conectada a uma exchange, que faz a conversão dos NFTs para moedas como dólar e real.

O que são jogos NFTs?

Os jogos NFTs explodiram em 2021 tanto em número de jogadores quanto em rentabilidade. Esses títulos são construídos com base no mecanismo play-to-earn (jogue para ganhar, em tradução livre) e permitem aos usuários ganhar dinheiro com base no esforço dedicado às fases do jogo.

NFTs são tokens não fungíveis que representam objetos do mundo real e são negociados de maneira online. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Os games permitem conquistar novos tokens à medida que os jogadores avançam de fase ou conquistam boas colocações no ranking. Os itens adquiridos nos jogos NFT podem ser revendidos em um mercado secundário, na blockchain.

Segundo Almeida, existem três principais modelos de jogos NFT em que as pessoas podem ganhar dinheiro. Veja, a seguir, cada um deles.

1. Metaverso

No metaverso, a interação entre personagens do game ocorre como no mundo real, conforme a explicação do especialista: “É uma comunicação feita a partir do uso de óculos especializados para jogos, o que torna tudo mais divertido e realista”.

Um bom exemplo dessa modalidade são os role-playing games (RPGs), em que os jogadores conversam com os non-player character (NPCs), que são personagens não jogáveis. “Os gamers coletam NFTs ao longo do jogo e têm liberdade para explorar o ‘mundo virtual’ da forma que quiserem, além de poderem apostar tokens para ganhar recompensas“, explica Almeida.

2. Play-to-earn (P2E)

No play-to-earn (P2E), os jogadores ganham prêmios pelas vitórias e pelo tempo dedicado ao jogo. Os itens adquiridos, como personagens e cartas, são raros e podem ser vendidos ou trocados por dinheiro real, “sendo dólar ou qualquer outra moeda disponibilizada pelos desenvolvedores”, de acordo com o especialista.

Almeida exemplifica o modelo P2E citando o jogo Last Survivor, no qual o jogador tem como objetivo eliminar os adversários e ser o último sobrevivente, contando com personagens que têm habilidades e armas únicas.

Nessa modalidade, os gamers também podem comprar e vender itens NFT.

3. In-game ou coleções

Os jogadores de in-game ou coleções, de acordo com o especialista, ganham itens conforme forem jogando e podem vendê-los a pessoas interessadas por um preço que depende da raridade. Para Almeida, “Um exemplo de jogo é MetaGear, em que os players trocam itens, garagens e acessórios”. Ainda segundo ele, as pessoas que fazem e criam robôs para lutar e alcançar o ranking podem até alugar NFTs de outros jogadores para ajudar na jornada.

Como saber em qual jogo NFT devo investir?

Almeida afirma que é importante pesquisar os games “antes de entrar em qualquer jogo e sair investindo“. Conforme o especialista, todos os interessados em jogos NFT devem estar cientes de que esse tipo de mercado “vem e volta, cresce e diminui” e de que qualquer aplicativo ou site pode ser tirado do ar, causando prejuízos aos gamers.

Publicidade

“Muitos acabam investindo tudo de uma vez, no famoso all-in, pensando que vão sair ganhando o dobro”, ele exemplifica. Há ainda aqueles que caem em propagandas enganosas que dizem que, se jogar determinado game, ganhará em três dias o triplo do que apostou.

O mercado de NFT está constantemente em evolução e é bastante amplo, de acordo com Almeida. “Qualquer coisa pode se tornar um NFT, caso seja convertida em token e armazenada em uma carteira digital”. A orientação do especialista para quem quer começar a investir em jogos NFT é saber por onde começar, com qual game iniciar e quanto investir.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos