Comportamento

Como uma rede de restaurantes comprova a gravidade da crise do coronavírus

Como uma rede de restaurantes comprova a gravidade da crise do coronavírus
Uma Waffle House em Phoenix, no Arizona: aberta, mas sem poder receber muitos clientes. (Robert Christiansen/ AFP)
  • Usado para medir a capacidade de reação a tragédias naturais, o Waffle House Index baliza o estrago causado pelo vírus na economia americana
  • A Waffle House é uma tradicional rede de restaurantes nos EUA, famosa por manter sua operação mesmo em locais destruídos por tornados
  • Com a restrição a aglomerações de mais de dez pessoas, unidades têm fechado e o índice fica em vermelho

(James Bogage, The Washington Post) – A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos recorre a um indicador informal para medir o impacto de um desastre natural sobre uma cidade e o seu tempo de recuperação. É o Waffle House Index. Waffle House é uma cadeia de restaurantes com quase duas mil unidades por 25 estados americanos, a maioria no sul, mais atingido por furacões e tornados. O índice é muito simples. Se a Waffle House local estiver aberta e servindo o menu completo, o índice será verde; aberto com um menu limitado, amarelo; fechado, vermelho. O Waffle House Index quase nunca fica vermelho. Bem, agora está. E não é por causa de um tornado.

Mais de 400 das 1.992 unidades da rede estão fechadas por causa do novo coronavírus. A restrição a reuniões de mais de 10 pessoas em vários estados americanos tornou quase impossível a operação de restaurantes. As vendas caíram 70% em todo o país, disse a Waffle House em comunicado ao The Washington Post. “Hora a hora, a realidade da Waffle House está mudando”, disse a empresa.

Pela primeira vez, o índice está sendo usado para medir o impacto de um evento não relacionado a clima.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Esta semana, publicamos informações sobre o número de fechamentos da Waffle House relacionados à covid-19. Referimos o índice com uma maneira de ajudar as pessoas a entenderem o tamanho do impacto que esse vírus teve na indústria de restaurantes”, prossegue o comunicado. “A referência ao ‘código vermelho’ também destaca os tremendos impactos que muitos de nossos associados e suas famílias estão sentindo. Com tão poucos clientes visitando nossos restaurantes, estamos perdendo rapidamente a capacidade de oferecer horas de trabalho suficientes para que nossos associados obtenham ganhos – dinheiro necessário para viver suas vidas e pagar suas contas “, afirmou. 

Isso significa que as coisas devem estar realmente ruins, porque a Waffle House é uma das empresas que os agentes de resposta a desastres consideram uma história de sucesso. A Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA) considera a Waffle House – sim, a Waffle House, os restaurantes cujos letreiros notoriamente sempre parecem ter algumas lâmpadas apagadas – uma empresa com um modelo de plano de gerenciamento de riscos. As cadeias de suprimentos estão apoiadas. Os trabalhadores estão prontos para ir. Home Depot e Walmart têm reputações semelhantes. 

“Eles sabem imediatamente quais lojas serão afetadas e chamam seus funcionários para saber quem pode aparecer e quem não pode”, disse Panos Kouvelis, diretor do Centro Boeing para Inovação da Cadeia de Suprimentos da Universidade de Washington em St. Louis.  “Eles têm armazéns temporários onde podem armazenar alimentos e, o mais importante, sabem que podem operar sem um menu completo. Este é um ótimo exemplo de empresa que aprendeu com o passado e desenvolveu um excelente plano de emergência “. 

E assim nasceu o índice, consultado regularmente pelo ex-administrador da FEMA, W. Craig Fugate. No passado, ele era usado durante respostas a desastres naturais, incluindo furacões, inundações e tornados. Por exemplo, quando o poderoso tornado atingiu Joplin, Missouri, em 2011, matando 158 pessoas e ferindo mais de 1.000, a Waffle House local permaneceu aberta. O Waffle House Index permaneceu verde. 

Mas esse é o tipo de crise que não se restringe a certas cidades, estados ou mesmo regiões. Os locais mais atendidos pela Waffle House estão ao longo da Costa do Golfo e no Centro-Oeste, informou a empresa. A maioria dos restaurantes na Flórida ainda está aberta, assim como a maioria dos 188 locais em torno de Atlanta.

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos