Comportamento

Dez filmes que ensinam sobre educação financeira

Conheça sucessos de bilheteria que vão te ensinar sobre o assunto de forma leve e descontraída

Dez filmes que ensinam sobre educação financeira
Cena do filme "À procura da felicidade". Crédito: Columbia Pictures

A maioria dos brasileiros tem dificuldade de organizar as finanças. É o que mostra um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Segundo o estudo, somente 32% da população gastou menos do que recebeu ou guardou dinheiro no último ano. Mas aprender a cuidar das finanças não precisa ser chato, nem difícil – e alguns filmes podem te ajudar nessa missão.

Para aprender sobre o assunto de uma forma alternativa, Thaíne Clemente, executiva de estratégias e da Simplic, fintech de crédito pessoal, sugere que “além das formas convencionais, podemos aprender finanças de maneira mais leve, com livros, vídeos na internet e filmes que podem ensinar sobre educação financeira”.

Por isso, o E-Investidor traz uma lista de 10 filmes que ajudam a compreender o universo das finanças. Veja abaixo:

1. À Procura da Felicidade

Inspirado em acontecimentos reais e com o ator Will Smith como protagonista, o filme retrata a vida de um homem desempregado que luta para sobreviver e dar uma vida digna ao filho após ser abandonado pela esposa e despejado de seu apartamento.Sem muitas opções, ele decide aceitar um estágio não remunerado para mostrar seu potencial profissional.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A narrativa presume que, mesmo em momentos de extrema dificuldade, é preciso focar nos objetivos e ter muita força de vontade para alcançá-los, mostrando que mesmo com pouco dinheiro e um filho para criar é possível economizar e concentrar os gastos em necessidades.

2. O Lobo de Wall Street

Um clássico para aqueles que gostam de conteúdos sobre o mercado financeiro, o longa mostra a história de um ambicioso corretor da bolsa de valores que enriquece rapidamente de forma ilícita, representando um lado obscuro de Wall Street, a bolsa de valores americana, e trazendo reflexões sobre estratégias financeiras imorais e ilegais. Leonardo DiCaprio é o protagonista e Martin Scorsese é o diretor do longa-metragem.

3. Grande Demais Para Quebrar

Para abordar o poder político das corporações e a sua dimensão econômica, o filme narra, do ponto de vista de Henry Paulson, secretário do Tesouro norte-americano, a saga para tentar evitar a falência do banco norte-americano Lehman Brothers. Durante as negociações, importantes líderes financeiros buscavam uma solução privada envolvendo banqueiros de investimento e membros do Congresso para preservar a empresa.

4. A Grande Aposta

Para quem tem interesse em aprender mais sobre mercado financeiro, o longa é uma ótima recomendação. A história retrata um especialista financeiro que encontra problemas no mercado imobiliário e antecipa a crise de 2008, investindo dinheiro e concretizando sua teoria, que era vista como absurda. Além disso, a produção explica alguns termos do mercado de investimentos que podem ajudar os iniciantes.

5. Os Delírios de consumo de Becky Bloom

O filme de comédia foi baseado em uma série de livros que conta a história de uma mulher viciada em compras. Cheio de humor, podemos acompanhar as loucuras da protagonista que gasta muito além do que precisa, estoura cartões de crédito, e, como consequência, tem sua vida profissional e pessoal completamente afetada.

O longa nos ensina a importância de ter cautela, refletir até mesmo sobre gastos básicos, e, sempre que possível, poupar dinheiro.

6. Quants – Os Alquimistas de Wall Street

Novamente falando sobre o mercado financeiro norte-americano, dessa vez um documentário chama a atenção por contar a história de especialistas – como matemáticos, físicos e programadores – contratados em Wall Street para tentar desvendar matematicamente o sistema financeiro, criando modelos para definir os valores de títulos financeiros e contabilizar seus riscos.

7. Até que a Sorte nos Separe

A comédia brasileira retrata um sonho de muitos brasileiros: ganhar na loteria. O filme mostra valiosas lições sobre educação financeira, sobre necessidades básicas, excesso de luxo, e, principalmente, sobre a importância de contar com um suporte profissional para cuidar de tanto dinheiro.

8. Vivendo com Um Dólar

Documentário que retrata a viagem de quatro amigos para a Guatemala, onde encaram a fome com o orçamento de apenas um dólar por dia. A ideia foi conscientizar as pessoas a respeito da estatística verdadeira de mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivendo em extrema pobreza e sobrevivendo com apenas um dólar por dia.

9. O Homem que Copiava

Mais um sucesso de bilheteria do cinema brasileiro, que retrata perfeitamente a situação de muitos trabalhadores frustados por serem mal remunerados.

O personagem de Lázaro Ramos, assim como muitos brasileiros, trabalha horas e horas por dia e sonhando com um aumento ou um “milagre”. Para aumentar a renda, ele tem a “brilhante” ideia de imprimir seu próprio dinheiro. Já consegue imaginar o que acontece?

Publicidade

10. Quem Quer ser Um Milionário?

Esse filme também traz a narrativa de um garoto simples, com sérias dificuldades financeiras, e que lida com violência e miséria na Índia.

Com a oportunidade de participar de um programa de TV concorrendo a grandes prêmios, o jovem de 18 anos Jamal procura responder as perguntas com base na suas experiências de vida, e todos se surpreendem com o resultado.  A polícia então desconfia da honestidade do garoto, que precisa provar sua honestidade.