- Os conteúdos específicos sobre a relação com dinheiro e investimentos já foram apelidados de “FinTok”
- Além de nomes já conhecidos como Nathalia Arcuri, Nath Finanças e Thiago Nigro, outros influenciadores brasileiros já acumulam centenas de milhares de seguidores ensinando sobre finanças na rede
- Segundo dados da empresa britânica Hargreaves Lansdown , 46% dos jovens de 18 a 34 anos ficaram mais interessados em investir no primeiro semestre deste ano. Entre esses, um em cada cinco atribuiu esse novo entusiasmo ao TikTok
Para além das “dancinhas”, o TikTok pode ser uma ferramenta de aprendizado. Entre tantos temas abordados pelos usuários, os conteúdos sobre a relação com dinheiro e investimentos já foram apelidados de “FinTok”.
Leia também
Para muitos usuários, é o canal inicial de contato para educação financeira e dicas de economia. Segundo dados da empresa britânica Hargreaves Lansdown , 46% dos jovens de 18 a 34 anos ficaram mais interessados em investir no primeiro semestre deste ano. Entre esses, um em cada cinco atribuiu esse novo entusiasmo ao TikTok.
Na B3, são 19.119 pessoas com menos de 15 anos investindo. Entre os que têm 16 a 25 anos, o número sobe para 440.359. Dos usuários ativos da rede social, 42% têm idade entre 18 e 24 anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com vídeos de 60 segundos, o conteúdo simples ajuda a entender questões complexas do mundo financeiro. Os temas vão de questões macroeconômicas até investimentos em criptomoedas, além de gestão financeira pessoal. Mesmo quem já conhece esse universo acompanha os perfis para conhecer as tendências e curiosidades.
Os videos com a hastag “#fintok” já somam mais de 430 milhões de visualizações e estão se multiplicando. Mas a rede dispõe do aviso de alerta: “antes de seguir conselho financeiro, saiba que todos os investimentos envolvem riscos, considere fazer a própria pesquisa antes de seguir as sugestões de influenciadores.”
Além de nomes já conhecidos como Nathalia Arcuri (@mepoupenaweb), Nath Finanças (@nathfinanças) e Thiago Nigro (@ooprimorico), outros influenciadores brasileiros já acumulam centenas de milhares de seguidores ensinando sobre finanças na rede. Alguns deles são Gabriel Navarro (@gabrielsnavarrom), Camila Kelly (@cinvista), Olivia Carneiro (@oliviasincera), Tyemi Souto (@amoreutenhoumplano) e Junior Favoreto (@jrfavoreto).
A influência de grupos geracionais chega ao mercado financeiro. Neste ano, a Itaú Asset lançou o ETF MILL11, que aposta em companhias voltadas para serviços e produtos consumidos pela geração dos millennials, como Facebook, Netflix, Microsoft, Apple, Amazon e Disney.
Vale lembrar que neste mês, a ByteDance, proprietária do TikTok, suspendeu indefinidamente o IPO da empresa após o governo chinês alertar a empresa a se concentrar na segurança dos dados.
Publicidade