Comportamento

Qual torcida mais gasta dinheiro com seu clube? Levantamento revela

O estudo contemplou as transações realizadas com cartões de crédito do Itaú entre janeiro e outubro deste ano

Qual torcida mais gasta dinheiro com seu clube? Levantamento revela
Foto: Envato Elements

O Itaú Unibanco divulgou um estudo mostrando quais torcidas mais gastam dinheiro com seus clubes, levando em consideração seis times que tinham chances de título ao final do Campeonato Brasileiro.

Dessa forma, foram analisadas somente as transações realizadas com cartões de crédito para produtos destes seis clubes: Palmeiras, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Red Bull Bragantino e Grêmio. O estudo contemplou as transações realizadas com cartões de crédito do Itaú entre janeiro e outubro deste ano.

Apesar de Palmeiras ter vencido o Brasileirão, a torcida que mais gastou dinheiro com seu clube foi a do Flamengo, com 35% do valor total.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Palmeiras, por sua vez, apareceu na segunda posição, responsável por 30,6% do montante transacionado em valores, seguido por Atlético-MG (14,8%), Botafogo (10,8%), Grêmio (8,3%) e RB Bragantino (0,5%).

“É natural que os times com as maiores torcidas – aqui, Flamengo e Palmeiras – liderem o consumo de seus torcedores, mas é bastante interessante ver o poder de consumo de uma torcida quando o time tem bons resultados e chances de título, como no caso do Botafogo”, afirma Moisés Nascimento, diretor do Itaú Unibanco

A torcida do Palmeiras, no entanto, foi a que fez o maior número de compras em 2023: 50% do total de transações dentro desse grupo. O Flamengo aparece em segundo lugar sob esse critério, com 27,6% das transações, seguido de Grêmio (8,7%), Botafogo (7,6%), Atlético-MG (5,1%) e RB Bragantino (1%).