Comportamento

Brasileiro considera dinheiro tabu, mas quer falar mais sobre o tema

Segundo pesquisa, 54% dos brasileiros consideram dinheiro tabu e 58% gostariam de conversar mais sobre o tema

Brasileiro considera dinheiro tabu, mas quer falar mais sobre o tema
Pesquisa mostra que 61% dos brasileiros atrelam o assunto dinheiro a sensações negativas
  • Embora 61% atribuam dinheiro a sentimentos negativos, mais da metade (58%) gostariam de falar mais sobre o tema
  • A pesquisa foi realizada com 2.200 pessoas em todo o país pelo Banco BV e o Instituto Mindminers
  • De acordo com os ouvidos pela pesquisa, 74% acreditam que teriam mais tranquilidade de falar sobre o tema caso tivesse controle finaneiro

A relação com o dinheiro pode ser um problema para muitos brasileiros. Em muitos casos, o controle financeiro é a maior dificuldade, como aponta pesquisa do Banco BV e do Instituto Mindminers.

Segundo o levantamento, 61% dos brasileiros atrelam o assunto dinheiro a sensações negativas e 54% consideram tabu. Por outro lado, 39% relacionam finanças a sentimentos positivos como gratidão, confiança e tranquilidade.

A pesquisa foi realizada com 2.200 pessoas em todo o País. Os sentimentos de insatisfação (26%) e insegurança (24%) foram citações de destaque entre os participantes que apontam o dinheiro como sentimento negativo.

Por que os brasileiros não falam sobre dinheiro?

Para 59% dos ouvidos, não falar sobre o tema é questão de segurança. Além disso, entre os entrevistados, 58% não falam sobre o tema com o objetivo de não chamar a atenção de oportunistas. Já 41% afirma que não comentam sobre dinheiro por não saber falar sobre finanças.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com Carlos Lopes, economista do banco BV, falar de dinheiro não é, necessariamente, comentar sobre salário ou compartilhar questões pessoais, mas descobrir formas de organizar a vida e o futuro financeiro, e assim trazer mais leveza para a vida das pessoas.

Como falar de dinheiro?

Embora 61% atribuam dinheiro a sentimentos negativos, 58% dos entrevistados afirmaram que gostariam de falar mais sobre o tema. De acordo com os participantes da pesquisa, 74% acreditam que teriam mais tranquilidade de falar sobre o tema caso tivessem controle financeiro.

A dica do especialista para abordar o tema de uma maneira leve é entender que o dinheiro faz parte do nosso dia a dia. “Consumir no presente é uma troca com o você do futuro. Por isso, uma forma de iniciar a conversa é imaginando a próxima viagem, o primeiro filho, a aposentadoria, e a partir daí, passar a abordar a sua vida financeira com mais disciplina”, exemplifica Lopes.

Uma gestão financeira eficaz seria a maneira ideal de melhorar a relação econômica para 68%, enquanto 45% das pessoas disseram que teriam mais confiança se tivessem mais acesso a crédito e financiamentos.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos