O que este conteúdo fez por você?
- Receita vai distribuir ao todo R$ 6,3 bilhões
- Ao todo, 5.242.668 contribuintes receberão os recursos
- Para saber se será contemplado, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet
A Receita Federal vai pagar nesta sexta-feira (29) a restituição do terceiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF). A Receita vai distribuir ao todo R$ 6,3 bilhões para 5.242.668 contribuintes, que receberão os recursos diretamente na conta bancária informada na entrega do IRPF. O lote também contemplará restituições de anos anteriores.
Leia também
De acordo com a Agência Brasil, dos 5.242.668 contribuintes com direito à restituição, terão prioridade 9.461 idosos acima de 80 anos; 62.969 entre 60 e 79 anos; 6.361 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 29.540 cuja maior fonte de renda é o magistério.
Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet (www.gov.br/receitafederal), clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Se identificar alguma pendência na declaração, o contribuinte pode retificar a declaração, corrigindo as informações que porventura estejam equivocadas.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.