Criptomoedas

NFT: criptomoedas abrem novo espaço para investimento

Vendas desses ativos ganharam manchetes e até o Twitter foi invadido pelas obras de artes digitais

NFT: criptomoedas abrem novo espaço para investimento
Algumas das vendas de NFT por criptomoedas mostram um novo cenário para os que pretendem investir no ambiente digital (Foto: Envato Elements)
  • Segundo a plataforma Coinmarketcap, este mercado de arte está avaliado em US$ 769,23 bilhões
  • André Franco, especialista em criptoativos da Empiricus Research, afirma que saber como selecionar bons NFTs para se investir é uma pergunta que ainda é difícil de responder, mas que seu ponto de partida são as comunidades em volta dos projetos

Você provavelmente já ouviu falar nos tokens não fungíveis, os NFTsEles são baseados em blockchain que comprovam a propriedade e procedência de itens digitais, como imagens, arquivos de vídeo e até mesmo ativos físicos.

As vendas desses ativos ganharam manchetes ao redor do globo e até o Twitter foi invadido pelas obras de artes digitais. A plataforma, inclusive, deve implementar uma ferramenta própria para que os usuários utilizem tokens não fungíveis como fotos de perfil.

NFT por criptomoedas: os principais marketplaces

O mais prático e principal caminho para aquisição de NFTs é por meio dos marketplaces, plataformas construídas para possibilitar a comercialização de obras de artes digitais entre usuários.

Os maiores e mais confiáveis mercados para compra e vendas de tokens não fungíveis são:

  • OpenSea
  • SuperRare
  • Rarible
  • Foundation
  • Solanart

Entretanto, assim como os demais investimentossair comprando NFTs não é a melhor estratégia. Conversamos com especialistas em criptoativos para entender como selecionar bons ativos do tipo para se investir.

Como selecionar bons NFTs

Assim como qualquer obra de arte, o primeiro passo para investir em bons NFTs é entender que as artes digitais podem ser divididas em algumas categorias. 

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a Messari, empresa de análise de criptoativos que fornece plataforma de inteligência de mercado para a indústria dos ativos digitais, eles se classificam assim:

  • Arte – obras de artes digitais que podem ser criadas 100% por código, ou por qualquer outro meio, por exemplo, ArtBlocks;
  • Colecionáveis – itens que pertencem a uma coleção, como os Cryptopunks, ou até mesmo cartas colecionáveis de esportes populares, como NBA Top Shot;
  • Jogos – ativos de jogos já são de natureza digital, portanto, criá-los como ativos digitais que os indivíduos podem negociar livremente era um caminho natural. Um exemplo é o game Axie Infinity, no qual toda a economia do jogo é baseada nos usuários;
  • Conteúdo e mídia – Música, blogs, tweets, memes e outros conteúdos digitais podem ser emitidos como NFTs, embora isso não torne o conteúdo necessariamente valioso.

Com as diversas categorias de NFTs em mente, o próximo passo é acessar os marketplaces para visualizar quais obras de arte digitais agradam no sentido estético.

Já no caso dos itens de games, a questão é procurar por aqueles que chamam atenção na questão de jogabilidade, estilo, entre outros fatores.

Qual NFT devo escolher?

André Franco, especialista em criptoativos da Empiricus Research, afirma que saber como selecionar bons NFTs para se investir é uma pergunta que ainda é difícil de responder, mas que seu ponto de partida são as comunidades em volta dos projetos.

“Uma boa métrica para avaliar a comunidade é descobrir o quão engajada ela é. Existem alguns números que são bons e, na minha opinião, vale a pena olhar de perto, como o número de pessoas seguindo no Twitter”, diz.

Ele ressalta que a principal tese do mercado de NFTs é comprar uma coleção que já está, de uma certa forma, desenvolvida e cobiçada.

“Existem duas teses muito boas para isso: ou você compra a parcela de 1% entre os mais caros, ou adquire os ativos com o preço mais barato, que é conhecido como o piso (floor), isso tem que ser levado em consideração na hora de comprar, pois são essas duas faixas que realmente levam o preço para cima ou para baixo”, diz Franco.

Publicidade

Para o especialista, aqueles que possuem interesse em investir em NFTs devem ter um horizonte de investimento de longo prazo.

Já Orlando Telles, diretor de research da Mercurius Crypto, explica que é preciso ter cuidado na hora de investir em NFTs, pois existem muitas obras de arte digitais sem valor e que só tiveram alta por uma determinada onda do momento.

“Para avaliar ativos não fungíveis, acredito que podemos olhar para duas linhas de mercado. A primeira delas e que está em maior expansão são os NFTs de games. Eles possuem uma utilidade dentro do universo daquele jogo, inclusive podendo gerar receita para os seus detentores, a exemplo dos Axies do Axie Infinit ou das naves do Star Atlas. Nesse sentido, acredito que possa fazer sentido um investimento baseado na ideia de que esses itens podem gerar um retorno futuro dentro do game”, diz Telles.

NFTs colecionáveis

Outra linha de mercado dos NFTs que pode ser explorada é o mercado de itens colecionáveis, ou seja, aqueles ativos que fazem parte de uma coleção, como os Cryptopunks da Larva Labs.

“Se eu fosse avaliar potenciais outros NFTs, olharia justamente pra essas coleções que estão sendo desenvolvidas pelos mesmos produtores de alguma coleção como as da Larva Lab. E, também algumas outras que estão começando agora na rede da Solana”, completa Telles.

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos