• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Thiago Salomão

O analista ressalta a importância de ter caixa disponível antes de investir

Por Valéria Bretas

28/04/2020 | 17:23 Atualização: 02/06/2020 | 16:23

Thiago Salomão, da Rico Investimentos  (Foto: Divulgação)
Thiago Salomão, da Rico Investimentos (Foto: Divulgação)

Desde 2008, o jornalista e analista da Rico Investimentos Thiago Salomão atua no mercado financeiro. De lá para cá, Salomão foi analista de ações, teve passagem como chefe de redação e hoje, além das atividades na Rico, apresenta o Stock Pickers, podcast sobre ações que ganhou fama entre gestores, traders e investidores.

Leia mais:
  • As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, pelo fundador do Clube do Valor
  • App para finanças pessoais: 10 opções para organizar seu dinheiro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a série ‘As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise’, o convidado do E-Investidor diz que é necessário cautela antes de mergulhar no universo da renda variável. “O investidor precisa se adaptar ao momento atual”, diz Salomão.  Isso significa ter consciência do próprio orçamento, conhecer seu perfil de risco e não deixar o pânico tomar conta na hora de tomar decisões sobre os investimentos.

Apesar de todos os efeitos negativos causados pelo avanço do coronavírus no País, o analista destaca um lado positivo: as pessoas estão se informando mais sobre finanças. “O mundo ficou monotemático. A parte boa disso é que todos querem ouvir e agora todos seguimos com uma única meta, que é ajudar os investidores a se informar melhor”, afirma.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essas são as recomendações financeiras que ele deixa para o investidor enfrentar a crise:

 1- Antes de investir, observe o seu orçamento

“Em tempos de crise é fundamental que as pessoas tenham consciência do próprio orçamento. Nem todo mundo vai ter a mesma receita ou salário que tinha antes. O investidor precisa se adaptar.

Isso significa que, antes de investir, você tem que ter certeza de que tem caixa suficiente. Para ser um investidor, é necessário ganhar mais do que se gasta. As aplicações só podem ser feitas com o que sobrar dessa conta.”

2 – Faça a lição de casa

“Com todos os efeitos que o coronavírus provocou no mercado, o investidor já aprendeu a importância de ter uma carteira diversificada.

É necessário fazer a lição de casa nesse momento para montar uma carteira adequada com o seu perfil de risco. O investidor mais agressivo pode ter renda variável, mas deve olhar para outros ativos defensivos também, como a renda fixa. Na outra ponta, o conservador pode manter a mesma carteira, mas a diferença é estudar e saber distribuir a participação e a quantidade de dinheiro em cada ativo.

Existe uma oportunidade na bolsa de valores para quem olhar no longo prazo, mas vale se questionar: “tenho estômago para colocar o meu dinheiro em ações?.”

3 – Não deixe o pânico tomar as decisões por você

“Para quem tem ativos na bolsa, o momento é de comprar ou manter o dinheiro que você já tem parado lá. Se depois de uma queda brusca o investidor sentir vontade de vender as ações, talvez a carteira não esteja adequada ao perfil.

Publicidade

É importante não deixar o pânico tomar conta, fazer decisões racionais e ser fiel à estratégia de longo prazo. Não venda os papéis por medo.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Dicas financeiras
Cotações
21/04/2026 16h24 (delay 15min)
Câmbio
21/04/2026 16h24 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ibovespa hoje fecha em leve alta com tensão no Oriente Médio e disparada do petróleo; dólar cai ao menor valor em 2 anos

  • 2

    Cresce a compra e a venda de ativos problemáticos no País: maioria busca retorno mínimo de 20%, diz EY

  • 3

    Inflação projetada para 2026 sobe e influencia Tesouro Direto; entenda o impacto dos juros mais altos sobre os títulos públicos

  • 4

    Petróleo hoje dispara e fecha acima de 5% com tensão no Oriente Médio e pressiona cenário global

  • 5

    Risco moral pode ser mais relevante do que o de crédito, diz co-CEO da RB Asset

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: alunos podem movimentar a Poupança Social Digital pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: 2 benefícios que pessoas com 60 anos ou mais conseguem com o documento
Imagem principal sobre o Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Logo E-Investidor
Gás do Povo: é possível consultar se o vale de recarga está disponível pelo Caixa Tem?
Imagem principal sobre o Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Logo E-Investidor
Microaposentadoria: 5 dicas para você planejar pausas curtas, sem comprometer o orçamento
Imagem principal sobre o Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Logo E-Investidor
Idosos têm quantos anos para renegociar suas dívidas e salvar as finanças? Veja o prazo
Imagem principal sobre o Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Logo E-Investidor
Idosos conseguem renegociar dívidas de cartão de crédito, mas como isso deve ser feito?
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: saiba como emitir o documento e conseguir 50% de desconto em passagens de ônibus
Imagem principal sobre o Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Logo E-Investidor
Starlink residencial: quanto custa o plano família e o que vem no pacote?
Últimas:
Warsh evita cravar trajetória de juros do Fed e descarta inflação alta por tarifas
Warsh evita cravar trajetória de juros do Fed e descarta inflação alta por tarifas

Indicado à presidência do Federal Reserve aponta ser "cético" sobre a orientação futura do banco central americano

21/04/2026 | 16h08 | Por
Loterias Caixa: sorteios já têm data para retornar, após falta das extrações neste Dia de Tiradentes
Loterias
Loterias Caixa: sorteios já têm data para retornar, após falta das extrações neste Dia de Tiradentes

Os jogadores das modalidades da Caixa podem registrar seus palpites online, pelo site da Loterias Caixa

21/04/2026 | 14h46 | Por Jéssica Anjos
Quina 7007: próximo sorteio já tem data para retornar, após o feriado de Tiradentes
Loterias
Quina 7007: próximo sorteio já tem data para retornar, após o feriado de Tiradentes

A extração da modalidade será efetuada no Espaço da Sorte, localizado na cidade de São Paulo (SP)

21/04/2026 | 14h42 | Por Jéssica Anjos
Lotofácil 3667: veja a data do próximo sorteio, após o feriado de Tiradentes
Loterias
Lotofácil 3667: veja a data do próximo sorteio, após o feriado de Tiradentes

Normalmente, a modalidade é extraída seis vezes na semana pela Caixa Econômica Federal

21/04/2026 | 14h10 | Por Jéssica Anjos

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador