• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Educação Financeira

As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, por Thiago Salomão

O analista ressalta a importância de ter caixa disponível antes de investir

Por Valéria Bretas

28/04/2020 | 17:23 Atualização: 02/06/2020 | 16:23

Thiago Salomão, da Rico Investimentos  (Foto: Divulgação)
Thiago Salomão, da Rico Investimentos (Foto: Divulgação)

Desde 2008, o jornalista e analista da Rico Investimentos Thiago Salomão atua no mercado financeiro. De lá para cá, Salomão foi analista de ações, teve passagem como chefe de redação e hoje, além das atividades na Rico, apresenta o Stock Pickers, podcast sobre ações que ganhou fama entre gestores, traders e investidores.

Leia mais:
  • As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise, pelo fundador do Clube do Valor
  • App para finanças pessoais: 10 opções para organizar seu dinheiro
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para a série ‘As 3 dicas financeiras para enfrentar a crise’, o convidado do E-Investidor diz que é necessário cautela antes de mergulhar no universo da renda variável. “O investidor precisa se adaptar ao momento atual”, diz Salomão.  Isso significa ter consciência do próprio orçamento, conhecer seu perfil de risco e não deixar o pânico tomar conta na hora de tomar decisões sobre os investimentos.

Apesar de todos os efeitos negativos causados pelo avanço do coronavírus no País, o analista destaca um lado positivo: as pessoas estão se informando mais sobre finanças. “O mundo ficou monotemático. A parte boa disso é que todos querem ouvir e agora todos seguimos com uma única meta, que é ajudar os investidores a se informar melhor”, afirma.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Essas são as recomendações financeiras que ele deixa para o investidor enfrentar a crise:

 1- Antes de investir, observe o seu orçamento

“Em tempos de crise é fundamental que as pessoas tenham consciência do próprio orçamento. Nem todo mundo vai ter a mesma receita ou salário que tinha antes. O investidor precisa se adaptar.

Isso significa que, antes de investir, você tem que ter certeza de que tem caixa suficiente. Para ser um investidor, é necessário ganhar mais do que se gasta. As aplicações só podem ser feitas com o que sobrar dessa conta.”

2 – Faça a lição de casa

“Com todos os efeitos que o coronavírus provocou no mercado, o investidor já aprendeu a importância de ter uma carteira diversificada.

É necessário fazer a lição de casa nesse momento para montar uma carteira adequada com o seu perfil de risco. O investidor mais agressivo pode ter renda variável, mas deve olhar para outros ativos defensivos também, como a renda fixa. Na outra ponta, o conservador pode manter a mesma carteira, mas a diferença é estudar e saber distribuir a participação e a quantidade de dinheiro em cada ativo.

Existe uma oportunidade na bolsa de valores para quem olhar no longo prazo, mas vale se questionar: “tenho estômago para colocar o meu dinheiro em ações?.”

3 – Não deixe o pânico tomar as decisões por você

“Para quem tem ativos na bolsa, o momento é de comprar ou manter o dinheiro que você já tem parado lá. Se depois de uma queda brusca o investidor sentir vontade de vender as ações, talvez a carteira não esteja adequada ao perfil.

Publicidade

É importante não deixar o pânico tomar conta, fazer decisões racionais e ser fiel à estratégia de longo prazo. Não venda os papéis por medo.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Conteúdo E-Investidor
  • Coronavírus
  • Dicas financeiras
Cotações
26/04/2026 9h30 (delay 15min)
Câmbio
26/04/2026 9h30 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    FIIs com dívida 3 vezes acima da média acendem alerta — veja os 7 mais alavancados

  • 4

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

  • 5

    Bolsa em alta recorde perde 112 mil investidores; Benchimol, da XP, culpa as contas públicas

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem recebe a restituição primeiro, idosos com 60 anos ou com 80 anos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem recebe a restituição primeiro, idosos com 60 anos ou com 80 anos?
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Imagem principal sobre o Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Logo E-Investidor
Carteira do Idoso: veja qual gratuidade os idosos conseguem com o documento
Últimas:
Calendário econômico: semana tem Fed, Copom e IPCA-15 no radar do mercado
Tempo Real
Calendário econômico: semana tem Fed, Copom e IPCA-15 no radar do mercado

Agenda entre 27 de abril e 1º de maio reúne decisões de juros nas principais economias, inflação no Brasil e dados fortes de atividade nos EUA

26/04/2026 | 07h30 | Por Isabela Ortiz
Dividendos da semana: Isa Energia, Sabesp e Iguatemi pagam acionistas entre 27 de abril e 1º de maio
Tempo Real
Dividendos da semana: Isa Energia, Sabesp e Iguatemi pagam acionistas entre 27 de abril e 1º de maio

Agenda de proventos na B3 traz pagamentos de empresas como MIlls e Trisul, com retornos mais elevados, na quinta-feira

26/04/2026 | 07h29 | Por Isabela Ortiz
Loterias Caixa de hoje (25): resultados da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Loteria Federal e mais
Loterias Caixa de hoje (25): resultados da Mega-Sena, Lotofácil, Quina, Loteria Federal e mais

Nesta noite, a Caixa Econômica Federal realizou a extração de sete modalidades de loteria

25/04/2026 | 21h22 | Por
Resultado da Dia de Sorte 1205: SORTEIO FINALIZADO! Veja as dezenas e o mês revelados
Resultado da Dia de Sorte 1205: SORTEIO FINALIZADO! Veja as dezenas e o mês revelados

As chances de ganhar o prêmio principal na modalidade variam conforme a quantidade de escolhas no bilhete

25/04/2026 | 21h22 | Por

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador