- Para auxiliar o contribuinte na hora de prestar contas com a Receita Federal, Instituições de Ensino Superior (IES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) estão oferecendo atendimento gratuito
- No caso das IES, a própria Receita Federal é responsável pelo treinamento e capacitação dos estudantes que irão ajudar os contribuintes na declaração
- As IES estão oferecendo ajuda com relação à todas as áreas do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF), enquanto o Senac está auxiliando os Microempreendedores Individuais (MEI)
O prazo para acabar o período de declaração do Imposto de Renda 2023 está se aproximando – dia 31 de maio é a data limite para entrega. Para auxiliar o contribuinte na hora de prestar contas com a Receita Federal, Instituições de Ensino Superior (IES) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) estão oferecendo atendimento gratuito.
Leia também
As IES estão oferecendo ajuda com relação à todas as áreas do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF), enquanto o Senac está auxiliando os Microempreendedores Individuais (MEI) a fazer o Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI).
Aqueles que não pagarem o Imposto de Renda a tempo, terão de pagar multa de no mínimo R$ 165,74, e ficarão com o CPF indisponível até acertar as contas com o fisco, além disso podem até ir para a prisão por sonegação.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No intuito de auxiliar o contribuinte, instituições estão oferecendo atendimentos gratuitos para a população na hora de declarar o IRPF 2023.
Em relação às IES, a própria Receita Federal é responsável pelo treinamento e capacitação dos estudantes que irão ajudar os contribuintes na declaração. O projeto tem o objetivo de prestar serviços contábeis e fiscais gratuitos à pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.
Onde eu posso ir para conseguir o atendimento?
No caso do Senac, a consultoria acontecerá neste sábado (27) no SENAC Americana, no interior de São Paulo, localizado na Rua Dr. Angelino Sanches, 800, das 8h às 14h, e nos dias 30/5 e 31/5, das 8h às 12h, especificamente para quem quiser declarar sendo MEI. Basta acessar esse link.
Já no caso das IES, a ajuda na declaração será para todas as pessoas, e cada estado terá suas localidades específicas. Em São Paulo, por exemplo, o atendimento é realizado nas Etecs (Escolas Técnicas) e Fatecs (Faculdades de Tecnologia) de todo o estado. Além disso, outras universidades também estão participando, como a Anhembi Morumbi.
Quer saber em quais locais do seu estado estão sendo feitos esses centros de atendimento? Confira no site da Receita Federal, clicando neste link.
Publicidade