Em 2020, houve um salto de 92% em CPFs cadastrados na B3, que chegaram à marca de 3,2 milhões em dezembro. Para ajudar na prestação de contas ao Leão, o E-Investidor preparou uma lista com cinco apps que oferecem suporte a quem tem dúvidas na declaração de investimentos. Confira:
1. Grana Capital
O Grana IR, da fintech Grana Capital, automatiza a gestão do Imposto de Renda para investidores da Bolsa. Ao sincronizar a conta com a B3, o usuário já fornece todas as informações necessárias para o app importar os dados. Na sequência, o Grana IR faz os cálculos, computa os pagamentos mensais e fornece um relatório explicando todo o preenchimento para a declaração.
2. Fliper
Aplicativo que ajuda o investidor a reunir todos os investimentos em um único lugar, o Fliper oferece a ferramenta Consolidador IR. Nela, o usuário recebe os informes de rendimentos de suas contas cadastradas no app.
Após atualização das contas, basta clicar na opção “Receber Informes” e selecionar as instituições das quais deseja receber os relatórios. No mesmo momento, eles são enviados ao e-mail cadastrado.
3. mycapital
Além de oferecer uma consolidação dos investimentos em renda variável e ajudar na gerência dos DARFs, o mycapital simplifica a declaração anual de IR. O app organiza as informações nos mesmos moldes do programa da Receita Federal. Basta acessar o relatório específico disponibilizado na ferramenta e copiar as informações para o programa de declaração.
4. Bússola do Investidor
O site não possui app em lojas de aplicativos, mas oferece uma interface amigável para quem utiliza o navegador do smartphone. Após criar uma conta de forma gratuita, o usuário permite monitorar os impostos, calculá-los automaticamente, gerar DARFs e fornecer o Relatório Auxiliar da Declaração Anual.
5. myProfit
O aplicativo oferece ao investidor calcular os impostos que incidem sobre as operações na Bolsa, bem como emitir DARFs referentes às negociações. Além disso, o myProfit também fornece o relatório para a Declaração Anual do IR. O download do app é gratuito, mas é preciso assinar o serviço premium para ter acesso às ferramentas do IR.
Saiba como declarar investimentos no Imposto de Renda