Publicidade

Educação Financeira

Bolsa Família: é possível fazer empréstimo pelo programa em 2024?

Segundo ministro, o benefício social não se enquadra como salário

Bolsa Família: é possível fazer empréstimo pelo programa em 2024?
Bolsa Família.Foto: Agência Brasil

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), em de setembro de 2023, quem recebe o Bolsa Família não pode mais solicitar o empréstimo consignado. A medida busca proteger os beneficiários do endividamento, uma vez que se tratam de pessoas que passam fome e que carecem de necessidades básicas a serem atendidas, disse o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em nota divulgada no dia 13 de setembro.

“Não podemos tirar da mesa, tirar da boca, tirar da condição da alimentação das pessoas. Tirar aquilo que permitiu o esforço de todo o povo brasileiro para garantir o Bolsa Família a cerca de 21 milhões de famílias, aproximadamente 54 milhões de pessoas”, pondera Dias.

Segundo o ministro, o benefício social não se enquadra como salário, e sim como um programa de transferência de renda proporcionado pelo Governo Federal para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) publicou um documento que alterou o limite estabelecido para o desconto mensal do Bolsa Família, o número de prestações e a taxa de juros dos referidos empréstimos.

A partir dessas mudanças, que já buscavam proteger os beneficiários do endividamento, o STF decidiu suspender a concessão do crédito consignado.