O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício que protege o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho. No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa Econômica Federal, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.
Leia também
Os beneficiários do FGTS também podem sacar esse dinheiro de forma digital. Dessa forma, os valores devidos serão calculados com base nas informações prestadas via eSocial e os débitos já virão individualizados desde a origem, utilizando o CPF como um dos elementos essenciais de identificação do trabalhador.
Vale destacar, no entanto, que o saque está disponível em casos específicos como aposentadoria, saque-aniversário, demissão sem justa causa, entre outros. É possível conferir todas as condições no site da Caixa.
Como realizar o saque digital do FGTS?
Para sacar o FGTS de forma on-line, será necessário acessar o aplicativo do fundo, disponível nas versões Android e iOS. A funcionalidade está disponível a todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em Lei e que possuam valor liberado para saque.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Ao acessar o app com as suas informações de cadastro, é possível consultar os valores disponíveis para saque. Então, basta indicar uma conta da Caixa ou de outra instituição bancária para receber os valores, sem nenhum custo. O montante estará disponível em conta após 5 dias úteis.
O trabalhador poderá ainda fazer upload de documentos, além de acompanhar as etapas entre a solicitação e a liberação dos valores para o saque.