Educação Financeira

O que são fundos de investimento e como funcionam? É seguro?

Forma de aplicar dinheiro em conjunto, modalidade representa opção segura de investimento

O que são fundos de investimento e como funcionam? É seguro?
Foto: Pixabay
  • Fundos são aplicação financeira em que vários investidores somam seus recursos para direcioná-los à ativos
  • O mecanismo é administrado por um gestor, profissional responsável por definir como será usado o dinheiro do fundo
  • Cada investidor possui uma quantidade de cotas, isto é, pequenos “pedaços” do patrimônio

Um fundo de investimento é uma modalidade que permite investir junto com um grupo de pessoas. Esse tipo de aplicação financeira disponibiliza uma ampla variedade de produtos, que são selecionados por especialistas em finanças.

Conheça mais detalhes sobre o funcionamento dos fundos de investimento e descubra se é seguro ou arriscado fazer esse tipo de investimento. Além disso, saiba qual é a tributação aplicada aos fundos.

Fundos de investimento são um tipo de aplicação financeira coletiva. Ou seja, várias pessoas participam depositando um determinado valor. No final, o ganho é dividido entre o grupo de forma proporcional ao que cada um aplicou.

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para facilitar imagine uma organização de um prédio residencial: vários apartamentos, logo, vários donos, regulamento interno e um síndico para gerir os recursos comuns.

De forma similar, o fundo de investimento é um mecanismo em que vários investidores, com os mesmos interesses, unem seus recursos para realizar aplicações.

Como funcionam os fundos de investimento?

O funcionamento dos fundos de investimento também é bem descomplicado: tal qual em um condomínio, cada investidor possui uma cota sobre o patrimônio investido, que é administrado por um gestor – o “síndico” do fundo. É a figura do gestor que será responsável por cuidar do dinheiro aplicado e, assim, por obter rentabilidade.

Para se tornar parte de um fundo de investimentos é necessário comprar uma cota e, uma vez membro, o investidor estará sujeito às regras estabelecidas para a aplicação, como prazos para vender cotas, resgate e liquidação, e deverá pagar uma taxa de administração à gestora.

Será que investir em um fundo é realmente seguro?

Fundos de Investimentos são uma opção segura, principalmente para investidores menos experientes, uma vez que a carteira é gerida por um profissional e, por ser um investimento em grupo, os riscos e custos operacionais são diluídos.

Essa característica faz com que os valores mínimos de entrada para essa forma de aplicação sejam baixos, o que permite ao gestor montar uma carteira bastante diversificada para os cotistas.

Porém, fica um alerta: o órgão que regulamenta a aplicação é a CVM (Comissão de Valores Mobiliários), por isso é importante saber, antes de entrar em um fundo, se este está listado junto à entidade.

Quais são os tipos de fundos de investimento?

A estratégia dos fundos de investimento, chamada de política de investimento, varia de acordo com o tipo do fundo. Os principais são:

  • Ações: pelo menos 67% do fundo é composto por ações da bolsa de valores;
  • Multimercado: os recursos do fundo são aplicados em diversas formas de ativos, mesclando ações, renda fixa, derivativos, etc;
  • Renda fixa: tem, no mínimo, 80% dos investimentos em títulos públicos ou privados;
  • Cambial: 80% do patrimônio do fundo é investido em ativos vinculados ao preço de uma moeda estrangeira;
  • Imobiliário: a carteira é composta por ativos imobiliários, isto é, as cotas representam pequenas “partes” de imóveis.

Qual a tributação dos fundos de investimento?

O investidor, membro de um fundo de investimentos, deve ficar atento à tributação da aplicação, que varia entre 15% e 22,5% de acordo com a modalidade e o prazo dos ativos na carteira.

Publicidade

Entretanto, para os fundos de ações, existe uma tributação fixa de 15% sobre o lucro no resgate.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos