O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 já está correndo e vai até 31 de maio. Todos os contribuintes que se encaixarem nos requisitos da Receita Federal deverão fornecer informações ao órgão sobre seus rendimentos e despesas relativos ao ano de 2023.
Leia também
Entre os ganhos que devem ser declarados ao Fisco estão os chamados rendimentos tributáveis. Segundo as regras do IR 2024, quem obteve mais de R$ 30.639,90 em ganhos dessa natureza estão obrigados a submeter a declaração. Mas vale destrinchar quais rendimentos se enquadram nessa categoria.
Uma série de ganhos são classificados como tributáveis. Entre eles, os mais comuns talvez sejam os de natureza trabalhista, isto é, os salários, as rescisões, remunerações, horas extras e rendimentos de microempresas e empresas individuais.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Além desses, são tributáveis ainda os ganhos com benefícios, férias, licenças remuneradas, participações nos lucros de companhias, gratificações, pensões, aposentadorias, aluguéis e recebidos pelo contribuinte. Ainda nos rendimentos relativos à locação de bens imóveis, as compensações por benfeitorias, arrendamentos e sublocações também estão englobados.
Também são considerados como tributáveis os resultados da produção agrícola, pecuária, de extração e exploração animal e/ou vegetal. Mesmo que desenvolvidas no exterior, vale ressaltar. Os royalties advindos de direitos autorais, os direitos de uso e exploração de bens e/ou de propriedade intelectual também estão incluídos. Por fim, todos os rendimentos já citados ainda que obtidos no exterior.
Caso o declarante tenha dependentes, todos os rendimentos mencionados também devem ser discriminados, com o nome, o número de CPF e demais dados solicitados, assim como suas despesas. O descumprimento das regras do IR 2024 pode levar o contribuinte a ficar retido na malha fina — como é chamada a análise mais minuciosa dos dados e dos documentos que comprovem o que foi declarado pelo contribuinte.
Tudo que você precisa saber sobre o Imposto de Renda 2024
Vale lembrar que a declaração do IR em 2024 deve ser entregue até o dia 31 de maio. Para ajudar os contribuintes no processo, o E-Investidor também disponibiliza gratuitamente o E-book do IR 2024, com informações atualizadas para sanar as principais dúvidas dos leitores. O material completo pode ser acessado neste link.
@estadao 💻💰 Vai declarar o Imposto de Renda pela primeira vez e não sabe por onde começar? O E-Investidor te ajuda nessa tarefa. No vídeo, você encontra as respostas para as principais dúvidas sobre o IR. Fique ligado e não perca o prazo de declaração! #impostoderenda #receitafederal #tiktoknotícias ♬ som original – Estadão