- Graduada em Economia pela UFMG, com MBA pela Wharton School na Universidade da Pennsylvania e doutoranda em Finanças pela UFMG, Rafaela Vitoria é economista-chefe e coordenadora do departamento de Research do Banco Inter
- Na sequência da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, ela fala sobre seus três livros preferidos
Graduada em Economia pela UFMG, com MBA pela Wharton School na Universidade da Pennsylvania e doutoranda em Finanças pela UFMG, Rafaela Vitoria é economista-chefe e coordenadora do departamento de Research do Banco Inter.
Leia também
Professora da Pós-Graduação da PUC Minas e do Mestrado na Skema e Fundação Dom Cabral, já atuou como diretora de Wealth Management no Bankboston, coordenadora de análise e pesquisa na Kinea Investimentos, diretora de Corporate Ratings para América Latina na Standard and Poors e sócia-diretora de análise da Sonar Investimentos.
Na sequência da série Elas indicam, que traz as recomendações culturais de mulheres do mercado financeiro, ela fala por que estes três livros citados abaixo são os seus preferidos:
Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman
Kahneman é um psicólogo ganhador do Nobel de Economia por revolucionar a teoria de finanças com o tema comportamento. Apesar de no mercado estarmos sempre atentos a números e modelos, nem sempre as decisões dos participantes seguem a lógica de decisões ótimas. Vários vieses cognitivos nos fazem tomar decisões, que muitas vezes vão contra o que seria o melhor, no sentido de maximizar retornos, por exemplo. Portanto, entender como nossa mente funciona e como pode afetar nossas decisões de investimentos é fundamental para agregar às análises de dados.
The Business of Platforms, de Michael Cusumano
“Além de acompanhar o mercado financeiro, o mundo da tecnologia vem transformando nosso dia a dia. Nesse livro, os autores mostram como as plataformas digitais vem influenciando vários negócios. Trazendo para o nosso mercado financeiro, vemos várias aplicabilidades das fintechs como plataformas, reduzindo barreiras de entrada, democratizando o acesso a crédito e a investimento para boa parte da população antes desbancarizada no Brasil.”
O Poder da Presença, de Amy Cuddy
Nos últimos anos, a aceleração da comunicação, principalmente via mídias sociais, vem exigindo cada vez mais dos profissionais do mercado financeiro. Não basta ter o conteúdo, mas é importante saber comunicar com credibilidade, principalmente quando a tarefa envolve também divulgar educação financeira e preparar investidores para tomarem suas próprias decisões. Em especial para as mulheres que querem se destacar nesse mercado, esse livro traz ótimas visões sobre como vencer ansiedade e stress e aprimorar nossa presença com confiança.
Publicidade
Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos