• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Investimentos

BlackRock estreia BDR de ETFs de renda fixa na B3

Maior gestora de ativos do mundo no Brasil vê potencial independente de governo ou cenário macroeconômico

Por Reuters

14/02/2022 | 10:00 Atualização: 14/02/2022 | 10:03

BlackRock estreia seis novos BDRs, que acompanham ETFs (Jeenah Moon/ Bloomberg/ Washington Post)
BlackRock estreia seis novos BDRs, que acompanham ETFs (Jeenah Moon/ Bloomberg/ Washington Post)

A BlackRock lança nesta segunda-feira (14) os primeiros BDRs de ETFs de renda fixa da B3, expandindo a opção até agora só disponível para renda variável e reforçando a aposta da maior gestora de ativos do mundo no Brasil, que vê com potencial independente de governo ou cenário macroeconômico.

Leia mais:
  • Fundos cripto: número de investidores cresce 1.266% no Brasil
  • Os riscos e oportunidades que o day trade oferece
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Karina Saade, presidente-executiva da BlackRock no País, disse que a expansão acompanha a maturação do mercado, com investidores cada mais jovens e buscando diversificação.

“Quem acompanha a gente está vendo que temos investido significativamente em expandir nossa presença no Brasil”, disse ela a jornalistas, aponta foco em gestão ativa e BDRs.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para a executiva, o início de uma mudança estrutural no mercado brasileiro torna o país com potencial para a empresa. “E isso independe de governo, cenário macroeconômico”, disse ela.

A gestora estreia em parceria com a B3 seis novos BDRs, todos atrelados a ETFs negociados originalmente em Nova York e que acompanham diferentes títulos do governo norte-americano.

“É só um primeiro passo”, disse Saade, dizendo que está nos planos da companhia estender a lista de BDRs de ETFs de renda fixa para além daqueles focados em Treasuries. A ideia é alcançar também áreas como crédito e fundos negociados em outros mercados for a dos EUA. Mas os representantes da gestora não detalharam quando isso deve acontecer.

Hoje a B3 tem 97 BDRs de ETFs, com média diária de negócios de 48 milhões de reais, segundo Luís Kondic, diretor de produtos e dados da B3. A BlackRock tem 80 BDRs de ETFs no país.

Publicidade

Os ETFs (Exchange Traded Funds) são cotas de fundos negociados em bolsa e que acompanham um índice de referência — nesse caso, índices de renda fixa. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são recibos negociados na B3 que têm como lastro outro ativo listado no exterior (como ações de empresas estrangeiras).

A B3 passou a permitir em janeiro a listagem de BDRs de ETFs de renda fixa, assim como outros sete novos produtos, incluindo ETFs de moedas e ETFs de renda fixa internacional.

Os BDRs de ETFs, antes exclusivos para investidores institucionais, podem ser negociados por pessoas físicas desde fevereiro do ano passado.

Segundo Kondic, o número de investidores pessoas físicas em ETFs na B3 saltou de 239 mil para 500 mil entre 2020 e 2021. Em BDRs, a base saiu de 130 mil para 4 milhões no mesmo período.

Publicidade

Os novos produtos da BlackRock chegam em meio à expectativa por elevação na taxa de juros nos EUA a partir de março.

Daniel Lobo, diretor da gestora, disse que havia expectativa de listar os BDRs desde 2020. Segundo ele, gestoras de recursos, fundos de pensão estão os principais alvos dos BDRs de ETFs.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • b3sa3
Cotações
27/04/2026 5h50 (delay 15min)
Câmbio
27/04/2026 5h50 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Dólar abaixo de R$ 5 pela primeira vez em dois anos: viajar agora ou esperar? Veja se vale a pena comprar

  • 2

    O novo luxo: como itens raros, de guitarras a vinhos, viraram símbolo de status entre bilionários

  • 3

    Bolsa em alta recorde perde 112 mil investidores; Benchimol, da XP, culpa as contas públicas

  • 4

    Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

  • 5

    Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o 5 dicas para idosos fugirem das dívidas e salvar as finanças
Logo E-Investidor
5 dicas para idosos fugirem das dívidas e salvar as finanças
Imagem principal sobre o Imposto de Renda 2026: quem recebe a restituição primeiro, idosos com 60 anos ou com 80 anos?
Logo E-Investidor
Imposto de Renda 2026: quem recebe a restituição primeiro, idosos com 60 anos ou com 80 anos?
Imagem principal sobre o Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Logo E-Investidor
Tem mais de 60 anos? Veja 3 benefícios que idosos podem aproveitar
Imagem principal sobre o Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Logo E-Investidor
Trabalho de meio período na aposentadoria? Como idosos podem se beneficiar com essa estratégia
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: menores de idade podem ter a conta aberta no próprio nome, desde que estas regras sejam cumpridas
Imagem principal sobre o Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Logo E-Investidor
Starlink: quem usar o plano de viagem fora do país pode perder o acesso à internet?
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: além do Caixa Tem, alunos podem movimentar dinheiro nestes outros locais
Imagem principal sobre o Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos doentes têm direito à perícia médica em casa? Entenda como funciona
Últimas: Investimentos
Robôs dominam mais da metade das negociações na B3; o que isso muda para quem investe?
Investimentos
Robôs dominam mais da metade das negociações na B3; o que isso muda para quem investe?

Algoritmos já respondem por mais de 35% do volume negociado na B3 e por mais da metade dos contratos futuros. Especialistas explicam o que esse domínio significa para os preços, para a volatilidade e para o investidor individual

25/04/2026 | 08h30 | Por Murilo Melo
Ibovespa tem segunda queda semanal consecutiva; varejistas estão entre maiores perdas
Investimentos
Ibovespa tem segunda queda semanal consecutiva; varejistas estão entre maiores perdas

O Ibovespa caiu 2,55% em semana mais curta, influenciado pela volatilidade dos mercados e recuo do petróleo

24/04/2026 | 18h56 | Por Marília Almeida
Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos
Investimentos
Renda fixa digital tem rentabilidade média de 19%: entenda como funciona e quais são os riscos

Tokenização, crédito privado e plataformas online impulsionam o crescimento do segmento, que combina maior retorno potencial com novos desafios

24/04/2026 | 09h29 | Por Isabela Ortiz
Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?
Investimentos
Onda de recuperação judicial já atinge CRIs e ameaça fundos imobiliários; ainda vale a pena investir?

Crescem repactuações de dívida relacionadas a CRIs de alto rendimento. Ambiente não inviabiliza estratégia, mas exige cuidado

24/04/2026 | 05h30 | Por Marília Almeida

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador