Diferentes empresas têm "data com" para dividendos nesta semana. Foto: Dmitry Lobanov em Adobe Stock
Quatro empresas listadas na Bolsa brasileira têm “data com” para a distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio (JCP) nesta semana. São elas: B3 (B3SA3), Lojas Renner (LREN3), Localiza (RENT3) e Celesc (CLSC4). Os proventos, que serão pagos de acordo com a base de acionistas dos próximos dias, chegam a R$ 1,28 por ação.
Lembrando que a “data com”, também conhecida como data de corte”, representa, na prática, o prazo limite até o qual um investidor precisa possuir ações de uma empresa para ter direito aos dividendos ou JCP anunciados. Dessa forma, se o investidor compra e mantém a ação em carteira até a “data com”, ele será elegível a receber o dinheiro.
O contrário é o chamado “data ex”, que indica o prazo em que as ações começam a ser negociadas na Bolsa de Valores sem o direito ao próximo pagamento de proventos. Portanto, os investidores que comprarem os papéis após a “data-ex” não poderão receber os valores anunciados.
Vale destacar que há incidência de Imposto de Renda (IR) sobre o pagamento de JCP, com alíquota de 15%, ao passo que os repasses de dividendos são isentos da tributação.