Investimentos

O fundo quantitativo que ficou negativo apenas uma vez em 8 anos

Aplicação tem gestão automatizada e performa melhor em momentos de volatilidade

O fundo quantitativo que ficou negativo apenas uma vez em 8 anos
Foto: Pixabay
  • O Sparta Dinâmico é um fundo quantitativo sistemático, ou seja, de gestão automatizada
  • Enquanto o Ibovespa caía 30% em março, ele tinha sua melhor performance mensal desde sua criação, em 2012, com 2,37% de valorização
  • Para especialistas responsáveis pelo investimento, a diversificação é fundamental para os resultados

O mercado financeiro já passou por vários momentos de estresse que resultaram em quedas intensas e generalizadas. Em 17 de maio de 2017, por exemplo, ocorreu a delação premiada de Joesley Batista, dono da JBS (JBSS3), que envolvia o então presidente Michel Temer em práticas de corrupção.

O episódio, conhecido como ‘Joesley Day’, motivou uma queda de 12% do Ibovespa em menos de uma hora e um posterior circuit-breaker. O caos tomou conta do mercado e, no final de maio de 2017, o índice ainda amargava baixa de 4,12%. Mas foi naquele período fatídico que o fundo quantitativo Sparta Dinâmico teve seu quarto melhor desempenho mensal desde a criação, em 2012, com alta de 1,58% no mês.

Como ganhar dinheiro quando o mercado cai

Ulisses Nehmi, CEO de Sparta Investimento, explica que o Sparta Dinâmica é um fundo quantitativo sistemático. “Isso quer dizer que nossa equipe programou um algoritmo para executar sozinho as estratégias e fazer as operações de compra ou venda. Nós apenas supervisionamos”, explica. “É em momentos de alta volatilidade que um fundo quantitativo vai melhor, já que ele identifica distorções no mercado para capturar  oportunidades.”

O que Nehmi diz pode ser visto na prática com o histórico do investimento. O terceiro melhor rendimento mensal do Sparta Dinâmico, de 1,87%, aconteceu justamente em outubro de 2014, durante as eleições presidenciais que elegeriam Dilma Rousseff. Já a segunda melhor performance veio em março de 2016, quando a aplicação atingiu 2,04% de valorização enquanto o Governo Dilma começava a ruir.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na crise deste ano, o resultado foi ainda melhor. No auge do impacto do coronavírus no mercado financeiro, o fundo teve alta de 2,37% em março de 2020. Enquanto isso, o Ibovespa caía 30% no mês.

Para Juliano Faria, sócio da Sparta Investimentos e responsável pela estratégia do fundo, ter um algoritmo com regras pré-determinadas para agir em situações de alta volatilidade foi essencial para garantir esses bons resultados. “É muito difícil para um gestor humano tomar uma decisão de rebalancear o portfólio, por exemplo, com agilidade suficiente nesses períodos de crise”, diz.

Além de ser mais rápida a tomada de decisão de um ‘robô’, que é programado para identificar oportunidades em situações de estresse, os algoritmos claramente não têm todas as questões sentimentais a que um gestor humano está sujeito.

“Existe uma série de vieses comportamentais que são evitados com a estratégia quantitativa sistemática”, diz Nehmi. “Tivemos seis circuit breakers na Bolsa em março e estamos em uma pandemia. Isso mexe com a cabeça das pessoas, mesmo quando estamos falando de um profissional do mercado.”

Até o mês de junho, o Sparta Dinâmico acumulava valorização de 5,71% no ano, resultado 324% acima do CDI. A aplicação é aberta para todos os tipos de investidores, com aplicação mínima inicial de R$ 5 mil, taxa de administração de 2% ao ano e taxa de performance de 20% do que exceder o CDI.

Diversificação e a alta da Linx (LINX3)

Utilizar algoritmos também permite que o fundo quantitativo opere com um número maior de ativos que os tradicionais. Segundo Guilherme Queiroz, também sócio da Sparta, a aplicação acompanha 350 ativos. A maior pulverização diminui os riscos e permite resultados positivos mesmo em meio a crises.

Publicidade

“Temos cinco abordagens distintas para cada um desses ativos. Se fosse para fazer um paralelo com uma equipe comum, teriam que ser 1.500 pessoas para fazer isso”, ressalta Queiroz.

Atualmente, o time que cuida do Sparta Dinâmico possui 10 profissionais, de matemáticos a cientistas da computação, que têm a responsabilidade de criar estratégias e programar os algoritmos.

O especialista cita a empresa de software Linx como um exemplo para lembrar que uma maior diversificação mitiga os riscos. Após o anúncio da venda para a companhia de pagamentos Stone, feita na terça-feira (11), os papéis LINX3 subiram 31,50%. O Sparta Dinâmico, entretanto, tinha posições vendidas na ação, isso quer dizer que apostavam na queda.

“Mesmo com esse choque grande da ação da Linx, a gente fechou o dia positivo”, declara Queiroz. “Então o poder de diversificação é essencial. Um fundo tradicional, mais concentrado, sofreria grandes perdas nesse dia.”

O único mês negativo

O mês de abril de 2020 foi o único em oito anos com resultado negativo para o fundo. Com queda de 0,22%, o desempenho mais fraco vem imediatamente após o melhor rendimento mensal que o Sparta Dinâmico teve.

De acordo com Nehmi, a principal explicação é o CDI em patamares mais baixos, a 0,28% naquele mês.

Publicidade

“Nunca tínhamos tido meses negativos porque, de certa forma, tínhamos essa ‘gordura’ maior do CDI”, diz. “Agora, quando você tem um resultado um pouco pior nas estratégias isso já aparece, porque não existe mais essa compensação da taxa de rendimento.”

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos