Publicidade

Investimentos

Respeite seu perfil de investimento, recomenda a Bram

Investidor costuma correr mais riscos quando o mercado está positivo

Respeite seu perfil de investimento, recomenda a Bram
(Foto: Envato Elements)
  • Dica para preservar o patrimônio é manter a diversificação mesmo quando o cenário é favorável
  • Investidor de renda variável deve sempre manter o horizonte de longo prazo
  • Se a pessoa sente um desconforto quando a bolsa está em baixa é porque seu perfil não é arrojado ou agressivo

Mesmo para investidores experientes em renda variável, tomar decisões em meio a atual pandemia causada pelo novo coronavírus (Covid-19) é difícil. O Ibovespa, principal índice de ações da bolsa brasileira caiu 36,5% neste ano, de 115.645 pontos para 73.428 pontos na última sexta-feira, 27 de março.

“Quando o mercado está positivo, como estava em 2019 e no início de 2020, o investidor corre riscos, que muitas vezes, não consegue ver. Daí, a importância da diversificação em qualquer momento, para não ser surpreendido. O investidor precisa conhecer e respeitar o seu próprio perfil de investimento”, diz Marcelo Nantes, superintendente da Bradesco Asset Management (Bram).

Em outras palavras, se o aplicador é conservador, deve manter-se conservador, ou se possui um perfil moderado, arrojado ou agressivo, deve agir com cautela para não ter prejuízos. Nantes orienta que em momentos de alta volatilidade e de incertezas como os vivenciados agora, o investidor de renda variável deve olhar para o horizonte de longo prazo. “Não adianta sair na baixa (e ter perdas)”, afirma ele.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No geral, o superintendente da Bram não tem visto resgastes em fundos de ações do Bradesco. “A crise também serve de aprendizado aos investidores mais novos. Se há um desconforto com a baixa, é porque o perfil dele era menos agressivo do que era anteriormente, quando o mercado estava em alta. Alguns estavam correndo riscos que não conheciam”, diz Nantes.

O superintendente da Bram alerta que a pandemia de coronavírus é “um problema muito sério” e que pode ter efeitos danosos para a economia global. “Os diferentes governos estão buscando garantir uma proteção social às populações. O Brasil foi mais tímido, mas já há uma disposição do governo em tomar mais medidas”, afirma Nantes.

O investidor precisa conhecer e respeitar o seu próprio perfil de investimento

Questionado sobre um horizonte de recuperação do valor das cotas em fundos de ações e multimercados, Nantes contextualiza que ainda é cedo para fazer previsões. “Há muita incerteza sobre o quanto a pandemia vai impactar no Brasil. A situação na Itália e na Espanha, com milhares de mortes é muito preocupante. Não se sabe o tamanho disso para o caso brasileiro”, diz ele. “A volatilidade nos mercados deve continuar, mas talvez será menor que nas últimas semanas.”

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos