Publicidade

Mercado

Abertura de Mercado: Bom humor no exterior deve animar os mercados locais

Veja a agenda econômica do dia no Brasil e no mundo

Abertura de Mercado: Bom humor no exterior deve animar os mercados locais
Quando acontece um circuit breaker, bolsa alerta para momentos de grande estresse no mercado. (Rahel Patrasso/Reuters)
  • As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por um rali na China, que ganhou força com sinais recentes de que a segunda maior economia do mundo está se recuperando do choque do coronavírus em ritmo mais rápido do que se previa
  • No Brasil, o bom humor do exterior deve se espalhar para os mercados locais, haja vista a alta de 4% do ETF do Brasil e de ao redor de 2% dos ADRs da Petrobras negociados em NY
  • Mesmo com o avanço do Covid-19 nos EUA, o investidor prefere olhar para os sinais de retomada das economias ao redor do mundo e a esperança de que uma vacina não demore a seguir

As bolsas asiáticas fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas por um rali na China, que ganhou força com sinais recentes de que a segunda maior economia do mundo está se recuperando do choque do coronavírus em ritmo mais rápido do que se previa.

Os últimos indicadores econômicos, que mostraram retomada da atividade econômica e aumento dos lucros industrial, geram esperanças de que as bolsas do país atravessem um período de tendência de alta.

Assim, o índice Xangai encerrou o dia com alta de 5,71%. Já os índices futuros das bolsas de NY sobem na volta do feriado americano, e as bolsas europeias também avançam, após um rali nos mercados chineses com investidores focando nos indicadores positivos recentes, incluindo o último relatório de emprego dos EUA, a perspectiva de recuperação econômica e avanços de possíveis tratamentos para a Covid-19, apesar dos sinais de aceleração da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mercado de commodities, os contratos futuros de petróleo também operam em alta, revertendo perdas da sessão anterior, em meio a ganhos expressivos dos mercados acionários após um rali nas bolsas chinesas. Na Zona do Euro, as vendas no varejo saltaram 17,8%, superando a previsão de analistas de alta de 14%.

No Brasil, o bom humor do exterior deve se espalhar para os mercados locais, haja vista a alta de 4% do ETF do Brasil e de ao redor de 2% dos ADRs da Petrobras
negociados em NY. Mesmo com o avanço do Covid-19 nos EUA, o investidor prefere olhar para os sinais de retomada das economias ao redor do mundo e a esperança de que uma vacina não demore a sair.

Para esta semana, na agenda local, destaque para a divulgação das vendas no varejo de maio na quarta-feira e para o IPCA de junho, na sexta-feira. Hoje, o investidor pode reagir às declarações do ministro da economia, Paulo Guedes, que disse que a tributação de dividendos deve entrar na reforma tributária. De acordo com ele, esta reforma pode ser aprovada ainda em 2020.

Há também o debate sobre a criação de tributos sobre transações digitais, que não é a CPMF. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também ressaltou que a reforma tributária é prioridade na agenda legislativa do segundo semestre. Guedes também disse em entrevista recente que o governo fará 4 grandes privatizações em até 90 dias.

Para o Ibovespa, esperamos uma abertura no campo positivo, acompanhando o movimento dos pares internacionais.

Agenda econômica 06/07

Brasil: Como de costume, a semana começa com a Pesquisa Focus. No período da tarde, serão divulgados os dados semanais de fluxo cambial. Ao longo da semana, na quarta-feira, será a vez da divulgação das vendas no varejo de maio; o IPCA de junho e a pesquisa mensal de serviços serão divulgados na sexta-feira.

Publicidade

EUA: Destaque para a divulgação do PMI composto e de serviços às 10h45 e o ISM de serviços às 11h; na quinta-feira serão divulgados os pedidos semanais de auxílio-desemprego; na sexta-feira é a vez do índice de preços ao produtor (PPI).

China: Destaque para a divulgação do índice de preços ao consumidor (CPI) e produtor (PPI) de junho, na quarta-feira.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos