Mercado

Abertura de Mercado: Dados da China animam as bolsas

Abertura de Mercado: Dados da China animam as bolsas
As variações do mercado financeiro exigem preparo e orientação especializada para que o investidor não tenha prejuízos financeiros e psicológicos. (Pixabay)
  • As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada, após a divulgação de sólidos dados econômicos chineses, incluindo o PIB
  • Na Europa, as principais bolsas se firmaram em alta, após dados de inflação e da balança comercial da zona do euro
  • Aqui no Brasil, o ânimo no exterior com os dados da China pode dar fôlego aos mercados locais, embora a cautela permaneça no cenário doméstico

Nesta sexta-feira, as bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada, após a divulgação de sólidos dados econômicos chineses, incluindo o PIB, que registrou crescimento de 18,3% no 1o trimestre na comparação anual.

Na Europa, as principais bolsas se firmaram em alta, após dados de inflação e da balança comercial da zona do euro. Já os índices futuros em Nova York estão mistos, após o rali de ontem.

Os juros dos Treasuries e petróleo também avançam, enquanto o dólar tem sinais mistos ante outras moedas. Ao mesmo tempo que os números chineses e o desempenho também melhor do que o esperado da economia americana, ajudam a melhorar o apetite por risco do investidor, existem temores de que as medidas de estímulo monetário e fiscal adotadas na China, sejam revertidas diante de sinais de que o país continua se recuperando com vigor dos efeitos da pandemia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Aqui no Brasil, em dia de agenda esvaziada, o ânimo no exterior com os dados da China pode dar fôlego aos mercados locais, embora o ímpeto possa ser limitado pela indefinição sobre o Orçamento, avanço da pandemia e desdobramentos no cenário político.

Agenda econômica 16/04

BRASIL: A agenda mais enxuta traz o IPC-S que arrefeceu a 0,74% na segunda quadrissemana de abril, após 1,00% na primeira leitura do mês. A B3 divulga segunda prévia do Ibovespa para período maio-agosto.

EUA: A agenda desta sexta-feira traz o índice de sentimento do consumidor preliminar de abril às 11h.

CHINA: Os investimentos em ativos fixos da China tiveram alta de 25,6% no primeiro trimestre de 2021 em relação a igual período de 2020. O crescimento ficou aquém da previsão de economistas, que esperavam expansão de 26,4%. As vendas de moradias na China tiveram expansão anual de 95,5% no primeiro trimestre. Apesar de forte, o resultado mostra desaceleração ante o ganho anual de 143,5% observado no primeiro bimestre. Já o preço médio de novas moradias nas 70 maiores cidades da China subiu 4,36% na comparação anual de março. O avanço mostra aceleração frente ao aumento anual de 4,06% registrado em fevereiro.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos