- A XP separou 15 ações sob sua cobertura que podem pagar um dividend yield acima de 7,75% ao ano
- O investidor também encontra oportunidades nos recibos de ações de empresas estrangeiras, os chamados BDRs
(Bruna Camargo) – Quando a Selic sobe, a Bolsa desce? O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou ontem a elevação da Selic de 6,25% para 7,75% ao ano e, com isso, a Bolsa sofre o impacto de quatro maneiras: “Aumenta o custo de dívida das empresas, aumenta o custo de capital, compete por fluxos de investimentos para renda fixa e leva a uma contração na demanda”, diz o estrategista-chefe da XP Investimentos, Fernando Ferreira.
Leia também
O Broadcast já mostrou algumas oportunidades de investimentos para esse novo patamar da taxa básica de juros, com alternativas na renda fixa como as Letras de Crédito Imobiliário e do Agronegócio (LCIs e LCAs) e na renda variável em setores como o financeiro.
Mas em relatório divulgado hoje, a XP destacou que o investidor pode ganhar acima dos 7,75% ao ano da Selic se escolher ações pagadoras de bons dividendos. “Ou seja, além da possibilidade de ganho de capital, o investidor conta também com uma rentabilidade adicional na forma de proventos”, escrevem no documento Ferreira e a estrategista de ações Jennie Li.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As 15 ações sob a cobertura da XP que podem pagar um dividend yield acima de 7,75% ao ano – considerando a projeção da casa para 2022 – são: CSN Mineração (15,5%), Banco do Brasil (14,8%), Engie Brasil (11,2%), Bradesco (10,6%), Taesa (9,8%), Porto Seguro (9,6%), Copel (9,6%), Itaú Unibanco (9,4%), Santander Brasil (9,3%), Cyrela (9,2%), Even (8,8%), MRV (8,6%), Usiminas (8,5%), BB Seguridade (8,2%) e AES Brasil (8,1%).
Vale destacar que o investidor deve respeitar seu perfil antes de escolher onde vai colocar o recurso e, no caso das ações, compreender o cenário macroeconômico – com furo do teto de gastos, inflação mais alta e juros subindo, como destaca o relatório da XP – e fazer uma análise das empresas.
Dividendos via BDRs
O investidor também encontra oportunidades nos recibos de ações de empresas estrangeiras, os chamados BDRs, conforme relatório da XP assinado pelos analistas internacionais Vinicius Araujo e Rafael Nobre, e pela estrategista de ações Jennie Li.
Os 10 BDRs listados pela XP que podem pagar um dividend yield acima de 7,75% ao ano em 2022 são das empresas Ecopetrol SA (35,3%), SK Telecom Co Ltd (29,3%), Apartment Investment (23,4%), Mobile Telesystems Pjsc (11,3%), BHP Group (10,6%), Rio Tinto (10,6%), KT Corp (10,1%), BHP Group Plc (9,9%), British American Tobacco (8,7%) e Lumen Technologies Inc (8,2%).
No entanto, os especialistas da XP alertam no relatório que “muitos dos papéis possuem baixa liquidez diária, ou seja, pouco volume médio transacionado”. (entenda mais sobre BDRs na nossa reportagem especial
Publicidade