Transação envolverá a entrega de 19,5 milhões de ações classe A ou BDRs da XP. (Foto: Divulgação)
As ações (MODL11) do Banco Modalmais abriram em forte alta na manhã desta sexta-feira (7). Até 12h50, os papéis subiam 43,83%, aos R$ 12,01. A disparada vem após a XP Brasil anunciar um acordo para aquisição de 100% das ações da companhia por meio de uma reorganização societária.
A transação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), do Banco Central e dos acionistas da companhia, e envolverá a entrega de 19,5 milhões de ações classe A ou BDRs da XP – sendo que as ações são direcionadas aos controladores do Modal e os BDRs, aos demais acionistas.
Segundo o comunicado, o montante representa um prêmio de 35% sobre a média de preço dos papéis do Banco Modal nos últimos 30 dias. Com o acordo, o acionista controlador do Modalmais, Diniz Ferreira Baptista, se comprometerá a assumir obrigações de não-competição com a XP Inc., sem qualquer remuneração adicional. Os demais integrantes de administração deverão assumir obrigações da mesma natureza.
Para Vitor Miziara, da Criteria Investimentos, a operação é especialmente positiva para o Modal, com um prêmio de 50% sobre o fechamento da ação de ontem. “Isso mostra que o papel está muito descontado no mercado, na mínima desde o IPO, e que tem valor”, afirma. “Para a XP, por se tratar de troca de ação, não deve ter impacto negativo, porque não vai haver desembolso financeiro, e ela volta às compras ao mercado depois de ter caído a restrição do Cade”, afirmou ao Broadcast.
Direito dos acionistas minoritários
Caso os acionistas minoritários da companhia não aceitem a troca por BDRs da XP, poderão acordar alternativas. Os investidores também têm o Direito de Recesso, ou seja, caso não concordem com as definições em Assembleia Geral Extraordinária (AGE), poderão se retirar da companhia e receber o valor das ações que possuem dinheiro.
“A Companhia informa que a Incorporação de Ações ensejará direito de recesso aos acionistas dissidentes da Companhia. Os detalhes sobre o exercício do direito de recesso, incluindo o valor de reembolso, serão oportunamente comunicados ao mercado”, ressalta a XP e Modal, em comunicado.
Caso esse direito de recesso (de receber o valor em dinheiro) se torne ‘oneroso’ para a XP Inc., a mesma se comprometeu a adquirir a totalidade do controle da ModalMais e, em seguida, lançar uma oferta pública de aquisição de ações aos acionistas minoritárias titulares de ações com direito a voto – o conceito de ‘tag along’, mecanismo que protege os pequenos investidores em caso de aquisições.